Aterramento
NSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO INTRODUÇÃO AO SOLIDWORKS Por: – Hugo Ângelo – aluno no. 47620 de LEA – João Carrolo no. 47624 de LEA – Ricardo Beira – aluno no. 48518 de LEM Março de 2002 FÓRUM MECÂNICA Introdução ao SolidWorks – aluno índice Introdução pág. 2 1 – Extrusão de cap. pág. 6 pág. 20 pág. 30 pág. 38 2 Swip page Cap. 2 – Criação de uma Peça de Revolução Cap. 3 – Montagem de Conjuntos Cap. – Criação de Vistas (Drawing) • Title Block – contém o Feature icon e Feature name por exemplo, Botões OK , Cancel , Help em alguns Property Managers Pushpin ?? Group boxes – contém o group box title (por exemplo, Direction 1), botões e outros parâmetros específicos. 3 ntroduçáo ao SolidWorks FeatureManager design tree O FeatureManager design tree contém as operações realizadas na peça ou montagem, permitindo entre outras, as seguintes funções: • • • • • Visualização da relação entre os elementos do modelo. Visualização da montagem dos vários componentes.
Esconder ou não os componentes escolhidos. Levar um modelo ou assembly a um estado anterior. Dar nome aos componentes para melhor identificação. Sketch Definitions A maioria das operações sólidas baseada em features tem como base um esboço (sketch) que pode ter um de três estados: • Under Defined – Geometria Under Defined é azul por default. Significa que não existe informação suficiente para definir o sketch. pode ser devido à falta de cota ou localização do sketch. Ainda assim, os sketch Under Defined odem ser usados para criar componentes.
Isto é s nas etapas iniciais localização da geometria. • Over Defined – Geometria Over Defined aparece a vermelho por default. O sketch tem dimensões duplicadas ou existem relações conflituosas. Não pode ser sado até ser reparado. As dimensões em excesso e as relaçóes excedentes devem ser apagadas. A geometria under defined pode ser esticada e movida dentro dos limites dos seus graus de liberdade. Nota: Será aconselhável ir fazendo as peças no SW à medida que se lê este manual, para uma melhor apreensão de conhecimentos. Saliente-se que existem inúmeras maneiras de construir a mesma peça.
Nas opções tomadas nestes apontamentos tentou-se abranger o maior número de comandos possível, relegando para segundo plano a rapidez e eficácia. As toolbars incluem botões com atalhos para funções, os quais serão tilizados ao longo da sebenta. Quando se deixa o rato em cima de um botão surge informação acerca desse atalho. 5 CAP. 1 – Extrusão de uma Peça Simples Neste primeiro capítulo ir-se-á modelar uma peça que faz parte dum snowmobile, como se mostra na figura seguinte: 6 Para começar a construir o modelo é necessário abrir um documento do SolidWorks: 1. Clicar em do toolbar Standard. . Na caixa de diálogo de New SolidWorks document, clicar duplamente em part . A janela do SolidWorks aparece. E surge sempre com três áreas: a da FeatureMana er desi n tree, a área de trabalho área gráfica) e a área corr os menus e toolbars. rectângulo: 1 . Da FeatureManager design tree, seleccionar o plano Front- O plano fica na toolbar iluminado na FeatureManager design. Clicar em Sketchl tree e área gráfica. 2. Clicar em Rectângulo em . na toolbar Sketch Tools. O rato transforma-se 3. para desenhar no sketch, clicar por exemplo abaixo e à direita da origem para começar a desenhar o rectângulo.
Note-se o feedback do rato que mostra as dimensões do desenho. 4. Mover o rato até obter um rectângulo de aproximadamente 38mm x 19mm. Clicar de novo no canto oposto do rectângulo. Numa aplicação do SolidWorks, um sketch descreve um perfil 2D. Os sketches são criados em planos de referência ou faces planas contidas no modelo. 7 Finalizar o perfil do sketch usando um arco tangente: Seleccionar a aresta superior do rectângulo e pressionar delete. 2. Clicar em Tangent Arc no toolbar Sketch Tools. 3. Colocar o rato de modo a que este fique coincidente com a ponta superior esquerda .
Clicar e mover o rato até à ponta supenor direita , de modo a constituir o arco. (Quando os pontos são coincidentes, ficam cor-de-laranja. ) 4. Pressionar em Esc para finalizar o arco. Nota: O rato fornece-nos vários outros feedbacks que nos auxiliam na construção de peças, tais como: símbolos ? direita que indicam se estamos a utilizar um rectângulo, um arco ou a cotar algo ( ); quando desenhamos uma linha, Indica-nos se é horizontal ou vertical e qual a sua dimensão ( face, aresta ou vértice ( Dimensionar o perfil de sketch : 1. Clicar em Dimension transforma-se em .. no to elations, eo rato) 1.
Clicar em Dimension transforma-se em no toolbar Sketch Relations, e o rato ); e o tipo de geometria sobre o qual o cursor está: 2. Seleccionar a linha horizontal. 3. Clicar para posicionar a cota. Se a caixa de diálogo Modify não surgir de imediato, clicar com o botão direito do rato ou fazer um double-click na cota. 8 4. Inscrever 38 na caixa de diálogo Modify e pressionar Enter ou clicar em . 5. Clicar numa das linhas verticais. Repetir os passos 3 e 4, escrevendo 19 para a dimensão vertical. Definir completamente o perfil de Sketch: Clicar em Select na toolbar sketch e arrastar o centro do arco .. té que este fique coincidente com a origem O rato muda de à medida que se arrasta o desenho para a origem O centro do arco torna-se assim coincidente com a origem. O perfil do sketch muda de azul (Under Defined) para preto (Fully Defined). 9 Para extrudir o sketch: no res. O sketch muda a o modelo até que esteja centrado na área de trabalho. Alternativamente fazer o Zoom Fit Desenhar na face de um modelo 3D: 1. Clicar em Select modelo. no toolbar Sketch e seleccionar a face de frente do no toolbar Standard Views para mudar a 2. Clicar em Normal To orientação do modelo, de modo a que o plano do sketch fique de frente para o utilizador. 0 3. Clicar em Sketch 4. Clicar em Circle no toolbar Sketch para abrir um novo sketch. no toolbar Sketch Tools. O rato muda para 5. Usando a origem como centro, basta clicar, mover o rato, e clicar de novo para desenhar um círculo. 6. Clicar em Dimension 7. Depois de seleccionar o círculo, , clicar de modo a posicionar a cota. para terminar. no toolbar Sketch Relations. O rato muda para 8. Escrever 32 na caixa de diálogo Modify e clicar O círculo torna-se preto, o que indica que está completamente definido, i. e. , Fully Defined. Remoção de material (cut): 1. Clicar em Extruded Cut no toolbar Features. 2.
No PropertyManager do Cut-Extrude, definir a condição final, End Condition, como Throu h All. . Clicar em OK . O furo ficará definido no modelo. 6 OF22 arrastar para cima de forma a que a parte de baixo fique à mostra (manejar esta ferramenta torna-se intuitivo, e pode ser levada a cabo pressionando o botão do meio do rato). Basta mostrar o suficiente para que se possa seleccionar a face, criando um sketch. 3. Clicar em Hidden Cines Removed no toolbar View. 12 Para criar os furos de suporte: 1. Clicar em Select 2. Clicar em Sketch e clicar em qualquer parte da face de baixo. no toolbar Sketch para abrir um novo sketch. o toolbar Sketch Tools e desenhar um círculo. Usar 3. Clicar em Circle a linha de inferência que se estende desde a origem para ajudar a posicionar o círculo, fazendo com que o centro do circulo seja coincidente com essa linha de inferência. 4. Desenhar um segundo círculo aproximadamente do mesmo tamanho (não importa para já), usando a linha de inferência que surge desde o centro do primeiro círculo, e que ajuda a posicionar o segundo. 13 Cotar os círculos para os furos de suporte: 1 . Clicar em Dimension dois círculos. no toolbar Sketch Relations e clicar num dos 2. Clicar para posicionar a cota. 3.
Escrever 7 na caixa de diálogo Modify e depois clicar . Adicionar relações para tornar os círculos idênticos: 1. Clicar em Add Relations 2. Clicar Ios. Esse obiecto está 22 caso, Equal é o default. 14 no toolbar Sketch Relations. 4. Clicar em Apply, e depois em Close. Posicionar os círculos em relação às arestas da peça: 1. Clicar em Dimension no toolbar Sketch Relations. 2. Clicar num dos círculos e na aresta mais próxima desse círculo. 3. Clicar para posicionar a cota. 4. Escrever 10 na caixa de diálogo Mod’fy. 5. Repetir os passos 1 a 4 para o segundo círculo. 6. Clicar em Select no toolbar Sketch.
Até este ponto: Considerou-se um diâmetro para cada círculo. 15 Posicionou-se o centro dos c[rculos de um modo coincidente com a linha média da face, que passa na origem. Aplicou-se uma cota entre cada círculo e o bordo adjacente de cada círculo. O sketch está azul porque está Under Defined. Uma geometria Under Defined pode ser esticada e arrastada consoante os limites dos seus graus de liberda de liberdade podem 8 22 o círculo ? Clicar no centro do círculo e tentar arrastá-lo ao longo da peça (esquerda e direita). Essa operação nao será possível pois existe uma cota entre a aresta e o circulo. 16
Alinhar os centros com a origem: 1. Clicar em Add Relations . 2. No FeatureManager design tree, clicar em Origin. 3. Clicar no centro de cada círculo. A selecção default é Vertical. 4. Clicar Apply e em Close. Os círculos mudam de azul para preto, o que indica que eles estão agora Fully Defined. 17 Extrudir o corte e criar os furos de suporte: 1 . Clicar em Extruded Cut no toolbar Features. 2. No PropertyManager de Cut-Extrude, seleccionar Through All como a End Condition. 3. Clicar em OK Criar os boleados: 1. Clicar em Fillet no toolbar Features.. 2. No PropertyManager de Fillet Feature, escrever 7 como Radius .
Seleccionar as duas arestas grandes na face de baixo. Não esquecer de usar o feedback do rato. As duas arestas aparecem como Items to fillet. 4. Clicar em OK no toolbar Sketch para começar um novo sketch. 3. Clicar em Sketch por default o sketch abre no Front plane. 4. Clicar em Centerline no toolbar Sketch Tools, e desenhar uma linha . vertical que passe na origem 5. Clicar em Line no toolbarSketch Tools. 6. Reparar na dimensão que é mostrada junto ao rato e desenhar uma linha vertical com aproximadamente 102mm de comprimento. 20 7. Usando a função Line 8. Clicar em Add Relations continuar a desenhar o perfil. o Toolbar Sketch, e depois clicar no canto inferior esquerdo e na origem. 9. Na caixa de diálogo de Add Geometric Relations, seleccionar Horizontal, clicar em Apply, e depois Close. De notar que algumas das linhas estão agora pretas – o sketch começa a ficar definido, logo, com menos graus de liberdade. Cotar o desenho/perfil: 1 . Clicar em Dimension O rato transforma- se em no Toolbar Sketch.. 2. Clicar na linha vertical próxima da centerline e arrastar a caixa da cota para a esquerda. Clicar para posicionar a cota. A caixa de diálogo de Modify surge. 0 DF 22