A contabilidade na administração de empresa

Categories: Trabalhos

0

5HY LVW D (OH WU{QL FD G H &RQWD ELOC GDGH 5HYL VWD (OHW U{QLF D GH & RQWDE LOLG uX UVR GH QFL DV WiEH LV 8) 60 R GH r QFLD V &RQW V (G (VSHF CDO -XO KRGH -XOK R GH (G ( VSHFL 1 a SIMPOSIO DE INICIAÇAO CIENTIFICA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SANTA MARIA to view nut*ge A CONTABILIDADE N Bruno Alex Londerol Eliane Peres2 Renata Charã03 RESUMO PRESAS A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômico – financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.

Esses subsídios são imprescindíveis Curso de Ciências Contábeis da UFSM, e-mail elianeperes_21 @hotmall. com Acadêmica do Curso de Ciênclas Contábeis da IJFSM, e-mail recharão@bol. com. br 2 5HYL (OHW U{QLF D GH & RQWDE LOLG ax UVR GH QFL DV WiEH LV 8) 60 R GH r QFLD V &RQW iEHLV (G (VSHFL 1 0 SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE CICNCIAS CONTÁBEIS relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, necessarios a tomada de decisões de caráter organizacional.

Por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando um melhor resultado financeiro nas nidades empresariais. 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE A contabilidade desenvolveu-se à medida que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administra 30 de seu patrimônio. Nas civilizações da Antigüi reiram os primeiros 15 cidade italiana de Veneza. Tal livro foi imprescindível para a criação da metodologia de controle ainda hoje utilizada pela contabilidade.

Com o surgimento do Capitalismo o método contábil serviu como instrumento indispensável, pois houve uma intensa movimentação de capital, produtos e serviços, demandando a separação entre investidor e administrador a conseqüente necessidade de elaboração de relatórios financeiros que reflitam dentre as varias situações da empresa, a patrimonial. A partir do século XIX, a revolução tecnológica tem influenciado de modo geral o cenário econômico, proporcionando nos transportes e na comunicação internacional.

Mesmo assim, a tecnologia básica da contabilidade tem mudado muito pouco, devido a uma defasagem entre as invenções e as aplicações, os métodos contábeis mantêm-se inalterados pela sua comprovada eficácla e 53 DOS CURSOS DE CIC-NCIAS CONTÁBE-IS que o dono estivesse a par da saúde inanceira de sua empresa. Mas o contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes.

Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes nÁJeis hierárquicos. No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados. Cada empresa tem seus produtos, sua tecnologia de produção, aperfeiçoando-a de acordo com os parâmetros institucionais mais dequados para mantê-la atualizada.

Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, constituem peças – chave à competitividade e rentabilidade de uma empresa. A ênfase na transmissão de informações com finalidades genéricas está baseada na presunção de que usuários significativamente numerosos necessitam de dados semelhantes. Isso ocorre principalmente com os acionistas, investidores e credores, que dependem de relatórios que dêem respostas claras e concisas às suas dúvidas. ? no que concerne às necessidades individuais de usuários especializados, as informações são dependentes, devido a sua complexidade e abrangência, de um estud PAGF 15 por parte dos LOLG UVR GH QFL DV WiEH LV 8) 60 R GH r QFLD V &RQW iEHL V 1 a SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA lugar onde estão centralizados todos os atos de gestão ele encontra-se na Contabilidade” Ainda para o mesmo autor (p. 2): “A Contabilidade ainda hoje é vista como um mal necessário dentro da empresa” , isso porque para alguns gerenciadores ela é mero Instrumento de controle dos assuntos fiscais.

Além disso, complexidade de elatórios baseadas em desacertos anteriores. Apesar da aparente eficácia plena da transmissão, recepção e assmilaç¿o dos dados contábeis pela administração, o que realmente ocorre é uma flexibilização por parte destas quanto às medidas corretas a serem tomadas frente as intempestividades econômicas, ou seja, nem sempre tudo que consta nas demonstrações e documentos representam fidedignamente a constante real e por isso as decisões devem levar em conta uma análise ampla e perspicaz daquele que é responsável pelas mesmas.

As informações apuradas não se restringem aos limites da empresa, evem ser analisadas em conjunto com todo o meio que a cerca, evidenciando 55 &XIJ R GH r QFLD V &RQW iEHL V (G VSHFL uma visão de sistema abe pende de informações úteis para auxiliar as tomadas de decisões. Das informações fornecidas pela destacam-se formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise de balanços, que são registros e organização dos fatos que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultado. ara uma interpretação eficaz da contabilidade, em função da administração da empresa, é necessário saber analisar os relatórios contábeis, raçar um planejamento e efetuar o controle da organização. O planejamento é uma maneira de determinar a direção que a empresa seguirá de acordo com as decisões tomadas. É importante saber o rumo certo a seguir, aplicar os recursos disponÑ’eis com a máxima eficiência, constituindo isso um fator decisivo para o crescimento da organização. Mesmo em caso de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, normalmente utiliza-se grande quantidade de informação contábil.

Direcionar a visão adminis eira apenas para VWD (OHW U{QLF D GH & RQWDE COLG tomadas. Estas devem estar de acordo com os planos e politicas raçados pelos detentores de capital e pela própria administração. Sob o ponto de vista clássico, a contabilidade visa à solução de problemas financeiros da empresa, com ela os administradores podem analisar relatórios, criar um planejamento e efetuar o controle da organização. Os registros contábeis fornecem informações sobre o patrimônio da empresa, as decisões são baseadas nesse conhecimento, mas escolher a solução correta depende do raciocínio utilizado.

Os números e as classificações contábeis variam no que se refere à interpretação feita pelo administrador. No entanto, para um contador é uma forma de identificar o problema e por meio de um julgamento encontrar possíveis soluções, baseando-se em registros de roblemas anteriores. Essa é uma maneira de contabilidade geral, financeira e gerencial, na área específica, além de outras atividades pertinentes, bem como disponibilizar referentes aos atos relativos à gestão econômico – financeira da organlzaçao.

O administrador também deve possuir visão ampla, geral, a respeito de todas as atividades e informações que circulam dentro da empresa, pois o contador fornece dados consistentes e de fácil interpretação sobre as perações passadas, presentes ou futuras da empresa, o administrador deve possuir capacidade para utilizar e analisar esses dados, afim de que, baseado em suas avaliações, ele possa desenvolver estratégias e tomar decisões a respeito dos riscos e retornos inerentes ao negócio. 7 R GH r V iEHLV aspectos relativos a situação sócio – econômica e financeira da empresa. – Verificação de haveres, revisão permanente ou periódica da escrituração, regulações judiciais e extrajudiciais, assistência aos Conselhos Fiscais, e qualquer outra atribuição de natureza técnica conferida por lei aos profissionais de contabilidade. Existe também o professor e o pesquisador contábil, que se envolvem com ensino e pesquisa, mas para exercê-las é necessário que, além do curso de graduação, possuir especialização, mestrado ou doutorado.

Outra área que absorve um grande número desses profissionais contabilidade pública, assim como os cargos executivos de finanças e de controladoria na administração privada de empresas. Também se pode exercer a contabilidade como sócio titular ou empregado de empresa contábil, bastando para isso, apenas ter curso técnico e ser registrado regularmente no CRC de seu Estado. Tanto profissional como

Dicas

0

O PROJETO DE PESQUISA: DICAS PRÁTICAS Eduardo Ehlers e Tatiana Schor (modificado por Paulo Lana) 0 p São Paulo, agosto

Read More

Calculo 2

0

Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com . Comparar a fórmula aplicada na física com a

Read More