Atividades para sabado a tarde

Categories: Trabalhos

0

I ATIVIDADES P/ SÁBADO A TARDE INO ACAMPAMENTO E NO CLUBE Filosofia do Sistema: As atividades do sábado á tarde sofrem entre vários objetivos contraditórios entre si: II – O excesso de energia dos juvenis e adolescentes, e o seu desejo de novidades. 12 – A necessidade de mante-los ativos (e interessados), sem deixa-los correm risco, (no acampamento), ou sem deixar que perturbem outras I atividades da igreja, u 13 – A combatividade e dissensão entre ele to view nut*ge de competição tivos são: Evitar espirito de competição.

Evitar excesso de movimentação: No acampamento produz esbravadores sujos, levando a banhos extras, o que em lugares com rios ou lagos pode I ‘evoluir para atividades imprópnas para o sábado. No clube produz desbravadores sujos para o J. A. IAPROVEITAR SE DAS ATIVIDADES, DE FORMA QUE É DIRETA OU INDIRETAMENTE, OSJUVENIS E LÍDERES SEJAM LEVADOS A REFLETIR NO AMOR DE DEUS, PESQUISARA BÍBLIA. SEMPRE QUE POSSÍVEL FAZERA IVIDADES JUNTO À NATUREZA. I Bíblicas II – Vá ter com a formiga… considere os seus caminhos ( prov. 12 – Olhai os pássaros dos céus… Os lírios do campo… (Mat- 6:26 e 28). 3 – Pois as suas obras invisíveis… São claramente vistas, sendo onhecidas pelas obras criadas… (Rom. 1:20). 4 – Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos… (Sal 19:1). 15 -… Toda a criação geme e está juntamente com dores… (Rom. 8:22). 6 – (Salomão)… Discorria sobre as árvores… Sobre as feras, Ipássaros, as serpentes e os peixes (l Reis 4:34).

I Esp[rito de Profecia – Através da natureza nos familiarizamos com o Criador. O livro da Natureza é um majestoso compêndio de lições… Que lem conexão com as Sagradas Escrituras, devemos usar para ensinar aos outros sobre Seu caráter, e guar as ovelhas perdidas e volta ao ‘redil do Senhor… (PJ 24). – É desígnio de Deus que o sábado possa dirigir as mentes dos homens à contemplação de Suas obras criadas… O ISábado sempre apontando para Aquele que os criou, leva os homens a abrirem o majestoso livro da Natureza… (PP 48).

A mente não pode Iser refrigerada, vivificada e elevada se confinado quase todo o sábado entre paredes, ouwndo longos sermões, e orações formais. O sábado I lestá sendo usado erradamente se for assim celebrado… para santificar o sábado, não é necessário que nos enclausuremos em salas fechadas, sendo privados das mara s da Natureza e da 19 oportunidade de estar ao ar livre… Permitam que suas mentes jovens se associem a Deus, no maravilhoso cenário da Natureza, deixe que sua I atenção seja dirigida aos símbolos do Seu Amor pela humanidade através da sua criação… TS2 582e 583). – As lições objetivas de Deus não ‘são obliteradas, corretamente compreendida a Natureza fala de Seu Criadora. Jesus colhia o belíssimo lírio, e o colocava nas mãos de I crianças e jovens, e ao contemplarem sua própria face jovem, límpida com o brilho da comunhão com o Pai, Ele lhes ensinava: Olhem os lírios I Ido campo… Ao se estudar as obras de Deus, o Espirito Santo lança convicção ao pensamento… Um profundo sentimento é arraigado, e as I verdades sublimes e espirituais da palavra escrita são impressas no coração… PJ 18, 19,24 OBJETIVOS DO ESTUDO DA NATUREZA II – Interessar verdadeiramente os Desbravadores pela Natureza (o seu estudo nos ocupará pela eternidade). 2 – Ajuda-los a desenvolver mentes inquiridoras, aumentar a sua capacidade de observação e de tirar conclusões do que vêem, obtendo prazer I tanto da pesquisa como das descobertas resultantes. 3 Enquanto a Bíblia deve ocupar o primeiro lugar na educação das crianças e Jovens, OI I Livro da Natureza é o próximo em importância. (CPPE 185). 4 – Ajudar os desbravadores a se relacionar com o Criador através da criação (PJ 24). 15 – Desenvolvimento do caráter. Eles precisam ser colocados em íntimo contato com a Natureza… Desta maneira a capacidade mental será I fortalecida, o caráter des da a vida enobrecida… (PJ 7 – Ajudar os desbravadores a adquirir uma compreensão real da guarda do sábado, como um tempo separado para lembrar do poder criador de I Deus (PJ 25). – Ajudar os desbravadores a apreciar a bondade e consideração de Deus em providenciar todas as maravilhas da Natureza ao nosso redor. Deus criou o homem depois que todas as coisas estavam preparadas para recebe-lo). 9 – Ajudar-los a compreender o que significa “Temei a Deus e dê- lhe glória… adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das léguas (Apoc 14: 7), em meio a uma geração que nega a existência de Deus”. IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTAS CONSIDERAÇÕES, NAO DEVEM SERVIR DE DESCULPA PARA A TRANSGRESSAO DE IBERADA DAS HORAS SABÁTICAS, NEM PARA USO I INDEVIDO DAS MESMAS.

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM TER O OBJETIVO PRINCIPAL DE CONDUZIR O PENSAMENTO A DEUS, RESSALTANDO O SEU AMOR, E À I BÍBLIA, AJUDANDO LÍDERES E DESBRAVADORES A CRESCEREM ESPIRITUALMENTE. TODAS AS ATIVIDADES QUE PUDEREM SER POSTERGADAS PARA APOS O POR – DO I – SOL, EM BENEFÍCIO DE ATIVIDADES DE CUNHO ESPIRITUAL, DEVEM SE – LO. SE A ATIVIDADE EM QUESTAO NAO NOS LEVA A CRISTO, E PUDER SER FEITA IAPOS O SABADO, PROVAVELMENTE AO EXECUTA – LA ESTAMOS TRANSGREDINDO O ESPÍRITO OU A LETRA DO MANDAMENTO (OU AMBOS). I ATIVIDADES BIBLICAS. 2 BÍBLICO 1 | 1- O primeiro participante diz um nome da bíblia (pode e convencionar só nomes de pessoas, cidades, etc). 12 – O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior. Por exemplo: (um) Moisés – l(dois) Samuel – (três) Lameque – (quatro) Esaú – (5) Urias, etc. 13 – Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este nome é citado ou ter um tempo’ ‘(30 segundos, 1 minuto? ) para acha-lo em sua bíblia.

Caso não o encontre, está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome (p/ I evitar alegações de que o achou enquanto procurava o nome iscutido). 4 – Unico nome bíblico fora da brincadeira: Félix (não existem nomes na bblia começados com x). 5 – À medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedido a eles, vão sendo eliminados. O último a dizer um nome é o I vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da sequência. Por exemplo: Restando apenas dois participantes um deles diz o nome Onésimo.

Caso o outro participante não se lembre de nenhum nome começado com a letra “O”, o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado com “O”, como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate. I 16 – À medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mante-los no verdadeiro objetivo do jogo que é estimulo ao estudo da I I Bíblia, pode – se dificultar ecurso através da PAGF em questão (por exemplo: Orem filho de Jerameel Icron. 2: 25). 7 – Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada participante vá fazendo uma ‘lista dos nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro. 8 – Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos (2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome, em vez de individualmente, I especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. (problema: devido a necessltar de mais tempo para as confabulações, desta I forma é mais demorado). – Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda – se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, ladesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum prêmio de consolação aos demais ‘participantes, como um “bis”, bala, etc. I DOMINÓ BÍBLICO 2 Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer – se com um dominó. A idéia nos ocorreu apos I termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis, notadamente a letra “Oi’. ara dribla – IO procedemos da mesma forma ue eles, mudamos a competição para listas de rme se segue: se uma seqüência de letras (em ordem alfabética, somente vogal, somente consoante, etc). 2 – Convencionando-se a ordem alfabética (por ex. ), o prmeiro partlcipante diz um nome começado com a letra A. 3 – Sucedem – se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado Ivencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra. Assim existe um pequeno componente de sorte). 4 – A seguir repete – se o procedimento com a letra seguinte convencionada ( no caso “B” ). 5 – Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando – se a seqüência nas proximas reuniões. (Isto também I estimula os desbravadores à não faltarem). 6 – Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de ermos vários “vencedores” na mesma reunião, o que atenua a possibilidade de I hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles.

I FORCA BÍBLICA O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação do conhecido jogo da forca com o uso de nomes blblicos. Para evitar dissensões vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar: II – para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido um nome por cada grupo que participa (entre 2 a 5 pessoas sendo fornecidas uma dica la respeito do nome, e to cias de uma determinada A _ , e a seguinte dica: REI, ea partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai propondo letras.

Torna – se mais interessante se dois ou três grupos tentam adlvinhar ‘simultaneamente, propondo nomes entre si: 10 X 20, 20 X 30, 30 X 12 – Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira. Um exemplo claro de desequilíbrio seria para concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerido pelo outro grupo o seguinte: _ l, MELHOR REI DE ISRAEL, ‘(palavra com menos letras, dlca muito explicita – multo fácil). Naturalmente há casos em que a palavra é difícil, como por xemplo: , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. ara casos assim difíceis, deve – se dar uma segunda dica faltando dois traços para o enforcamento total, el a segunda dica seria: UM DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não ajudou muito, não é? (ou seja, querendo complicar é possível). 13 – prosseguindo o jogo, a cada letra errada sugerida faz – se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários níveis de ‘detalhamento, desde os mais simples (5 itens – cabeça corpo e membros, como ao lado, faltando uma perna ), ou de complexidade até “n’ itensl desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc. Dentro desta idéia geral podem ser feitas adaptações de acordo com os desejos de cada grupo. 5 – para jogos com vários grupos, cada I ‘grupo sugere uma letra para a sua palavra alternadamente. 6 – Também a pontuação pode ser feita de várias formas, se as palavras tem o I ‘mesmo número de letra dando um ponto por letra PAGF 19 I Também é uma adaptação deste conhecido jogo, para uso com nomes bíblicos. Da mesma forma comporta adaptações a gosto do grupo.

II – Pode ser feita com os itens: Nomes de pessoa, cidades, frutas, animais, instrumentos musicais ou de trabalho, profetas e reis, rios, iscípulos ou evangelistas, hinos, livros da bíblia, etc. 2 – Depois de definidos os itens, sorteia – se uma letra. 3 – Os coordenadores da brincadeira dão o tempo máximo da bnncadeira (por exemplo, 1 minuto). Se alguém termina antes deste tempo grita I stop, e os demais devem parar imediatamente, (mesmo se estiver no meio da palavra).

Caso ninguém termine antes do prazo estipulado, o I coordenador é quem fala stop, ao terminar o tempo. 14 – Contam – se então os pontos da seguinte forma: Palavra original (que ninguém mais tenha escrito): 10 pontos. Palavra que mais uma ‘pessoa tenha escrito: 5 pontos. – Após um número de rodadas (definido previamente para evitar chorumelas), totalizam – se os pontos. Letra NP Cidade Fruta Animal IMITI PR Rios D/ EBG? I OUTRAS BRINCADEIRAS INTERESSANTES, MAS QUE REQUEREM MAIS TEMPO II – Representar ou encenar uma passagem Bíblica – CENA VIVA.

Dar pontos pela melhor apresenta ao e pelo grau de facilidade para entendera I pelo grau de facilidade para entender a Icena, (uma variante desta brincadeira é tentar representar um provérbio, outra variante é tentar de duplas, um deles tira um vers(culo da I I ‘”caixinha de promessas” e tenta interpretar com gestos ara que o outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e ‘inventividade e não somente por descobrir o verso.

Também é necessário que em caso de dúvida, o verso seja inteligível (ou não seja lentendido), por outras pessoas do grupo, porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer poucos versos). 12 – Citar uma palavra e os participantes devem cantar um hino que contenha a mesma. 13 – Concurso de memorização com versos ou salmos. 14 – Memória bíblica: Montar uma mesa com objetos que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado para olhar, depois devem I izer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar a estóna com que se relacionam os objetos.

Outra variante é relacionar los objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os participantes devem falar um versículo que se relacione com cada objeto ‘mostrado. 5 – Sons da natureza: Durante um passeio os participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de sons diferentes, ‘repetindo – os ou citando – os no final do mesmo. 16 – Combinações na Natureza: O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco opaco materiais da

Projeto integrado – uma experiência multidisciplinar em engenharia civil

0

Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de passo Fundo, Setembro de 2006. ISBN 85-7515-371-4 Anais do XXXIV Congresso

Read More

Alejadinho

0

índice Introdução…………. Aleijadinho…………. . Biografia… Talha…. …. ….. …. ….. …. …. 5 Arquitetura… Escultura…….. Barroco… Pintura (barroco)….. ……… 12

Read More