Atps

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia de Produção 6a Série Resistência dos Materiais A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por melo de conjunto atividades programadas 0 p supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. roblemas de engenharia; Desenvolver elou utilizar novas ferramentas e técnicas; Capacidade de elaborar um relatório contendo a memória de álculo do projeto; Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica. DESAFIO No cenário atual, as empresas estão buscando profissionais capazes de enfrentar desafios e resolve-los de forma eficiente. O aluno, ao final do desafio, deverá apresentar um relatório contendo a memória de cálculo com base nas informações de cada uma das etapas.

Objetivo do desafio Neste contexto, a equipe irá desenvolver um portal de entrada para veículos em sua escola, fornecendo o pré-dimensionamento da estrutura. Produção Acadêmica Descrição do que será produzido. Elaboração de um relatórios com os resultados obtidos nas etapas. Organizar um debate. Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo.

Para tanto, os alunos deverão: organizar-se, previamente, em equipes no máximo de 6 participantes; entregar seus nomes, RAS 2 OF rofessor da disciplina e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1 ,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; om capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas) Aula-tema: Apresentação do Projeto e Conceito de Tensão. Nesta primeira etapa, além da apresentação do projeto a ser desenvolvido, o aluno entrará em contato com algumas das diversas aplicações onde conceitos de tensão, tensão admissível e coeficiente de segurança são indispensáveis no dimensionamento ou pré-dimensionamento de artes componentes de uma estrutura. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAS e e-mails dos alunos.

A equipe deve ser com osta de no máximo 5 alunos. Passo 2 (Equipe) 30F 10 veiculos DETALHE 1 PARAFUSO CHAPA # 3 mm corte A. A Paulo Cavalcante Ormonde Engenharia de Produção – 6a Série – Resistência dos Materiais Figura 2 – Detalhe da ligação dos tirantes Figura 3 — Vista do portal em perspectiva Pág. 5 de 13 Engenharia de Produção – Série – Resistência dos Materiais Pág. 6 de 13 Passo 3 (Equipe) Calcular o diâmetro do parafuso necessário para resistir às tensões de cisalhamento provocadas pela ligação de corte simples do tirante com a viga metálica, considerando que a tensão 10 TÉCNICAS.

NBR 8800/2008: projeto de Estrutura de Aço e de Estrutura Mista de Aço e Concreto de Edifícios. Rio de Janeiro, 2008. 237p. PLT da Disciplina Resistência dos Materiais. Pág. 7 de 13 Passo 5 (Equipe) Calcular as tensões de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligação da Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de ma ou mais chapas da ligação considerando uma tensão admissível de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensão superior à tensão de ruptura do aço, que é de 400 MPa. Apostila de Resistência dos Materiais, Capitulo 2 – Tensão.

Majorar os esforços, força P, por um coeficiente de segurança igual a 2. Aço das chapas e tirantes 250 MPa Tensão de escoamento Tensao de ruptura fu = 400 MPa Passo 6 (Equipe) Calcular a largura da chapa de ligação do tirante (chapa vermelha) com base na tensão sobre a área útil. Considerar o diâmetro do furo igual ao diâmetro do arafuso acrescido de 1,5 mm. A tensão admissível de tração das chapas deve ser adotada igual a 250 MPa dividida por um coeficiente de minoração ar os esforços, forca Ft de do centro do furo até a borda das chapas de ligação para ambas as chapas com base na tensão sobre as áreas de rasgamento.

A tensão admissível de rasgamento das chapas deve ser adotada igual a 350 MPa. Majorar os esforços, força Ft de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2. Engenharia de Produção – Série Pág. g de 13 – Resistência dos Materiais ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas) Aula-tema: Tensão e deformação Esta atividade é importante para que você compreenda, com base nas propriedades físicas dos materiais, a relação entre tensão e deformação nos diversos materiais e como este conceito nos auxilia na verificação e previsão do comportamento das estruturas.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos. passo 1 (Aluno) Pesquisar as constantes físicas do material aço. Apostila de Resistência dos Materiais, Cap[tulo 5 – Material. passo 2 (Equipe) Calcular o alongamento e a tensão de tração atuante no tirante sem majoração de cargas. Apostila de Resistência dos Materiais, Capitulo 4 – Tensão e deformação. 6 0 Produção – 6a Série – Resistência dos Materiais Pág.

IO de 13 ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas) Aula-tema: Classificação da Estrutura, vinculações e carregamentos Esta atividade é importante para que você adquira a capacidade de definir um modelo teórico de análise estrutural a partir de uma situação real de projeto, identificando adequadamente os elementos estruturais que compõem a estrutura e definindo o esquema estático com suas vinculações e carregamentos. passo 1 (Equipe) Identificar e nomear os elementos estruturais componentes da estrutura da Figura 1 da Etapa 1.

Apostila de Resistência dos Materiais, Capitulo 6 – Estrutura. Definir e representar graficamente o esquema estático da viga metálica de modo que ela possa ser classificada como uma viga isostática. Apostila de Resistência dos Materiais, Capitulo 7 – Vinculação, classificação e carregamentos em vigas de eixo reto. Calcular e representar graficamente o diagrama de carregamentos sobre e sob a Viga metálica com base nos dados da Figura 1 da Etapa 1 Apostila de Resistência dos Materiais Capitulo 7 – Vinculação, esforços das estruturas, etapa fundamental ao dimensionamento.

Esta etapa é fundamental para que você possa se iniciar no uso de softwares de análise de estruturas. Pág. 11 de 13 Calcular as reações de apoio da viga metálica. Apostila de Resistência dos Materiais, Capítulo 8 – Diagramas de esforços Calcular e representar graficamente os diagramas de esforços da viga metálica. Apostila de Resistência dos Materiais, Captu108 Diagramas de Reproduzir os resultados das reações de apoio e dos diagramas de esforços da viga metálica por meio do software educacional Ftool. http://www. tecgraf. uc-rio. br/ftool , acesso em 15/02/2010.

Figura 4 — Tela do Software Ftool a ser utilizado no projeto Os conceitos para utilização do software Ftool são apresentados ao aluno na aula de laboratório. O programa e res ectivo manual são disponibilizados na sala virtual da disciplin 80F 10 as suas necessidades de projeto permite a você vivenciar um processo de tomada de decisão com base em aspectos técnicos e comerciais. Pesquisar e selecionar um perfil metálico laminado tipo ” ” de um fabricante nacional, escolhendo a bitola comercial mais adequada em termos de capacidade resistente em relação as ensões normais na flexão e em termos de consumo de aço.

A tensão de escoamento do aço escolhido deve ser dividida por um coeficiente de minoração de 1,15. Majorar os esforços por um coeficiente de segurança igual a 1,4. Apostila de Resistência dos Materiais, Capitulo 10 – Tensões normais e de cisalhamento em vigas Incluir o peso próprio da viga no pré-dimensionamento. As máximas tensões normais atuantes devem permitir um comportamento elástico para a viga. Calcular as propriedades geométricas do perfil metálico selecionado no Passo 1. HIBBELER, RC; SILVA, Fernando Ribeiro da. Resistência dos Materiais. 5a ed.

São Paulo: Pearson Education, 2007. passo 3 (Equipe) Definir as dimensões dos blocos de fundação (sapatas) com base na tensão admissível do s que você adquira a capacidade de organizar e apresentar seu trabalho por meio de um relatório contendo a memória de cálculo de todas as etapas realizadas. A entrega do relatório é individual. Esta etapa sewe para que você consiga avaliar a importância de se documentar um projeto por meio de sua memória de cálculo e o que isso representa em termos de segurança e qualidade para o profissional, para as mpresas e para o consumidor final.

Elaborar e entregar ao professor um relatório em formato eletrônico contendo a memória de cálculo de todas as etapas realizadas neste desafio. O relatório deve ser em impresso em folhas de formato A4 encadernadas e seu conteúdo composto minimamente por: Capa informando o curso, disciplina, série, titulo do trabalho, nomes dos alunos, RAs, data e local; Objetivos; Descrição da estrutura; Conteúdo das etapas realizadas destacando-se os resultados e conclusões, Referências bibliográficas e bibliografia. Gráficos, fórmulas e cálcu preferencialmente 0 10

Termo de oração

0

REVISAO Termos da oração: tipos Os termos da oração da língua portuguesa são classificados em três grandes níveis: Termos essencias

Read More

Stock and derivative intruments

0

Capital and Finance Markets Stock and Derivative Instruments Marta Cristina Amorim Miranda – Erasmus Program UWM Stock and Derivative Instruments

Read More