Atps de quimica

Categories: Trabalhos

0

ATPS COMPOSTOS INORGÂNICOS E LIGAÇÕES QUIMICA Disciplina: QUÍMICA Professor: BRASILIA 01/12/2011 Aula-tema: Compost Esta atividade é impo OFII valorizar a hidrosfera Swip nent page o ser humano; identi distinguir a classe do Turma 208 químicas ssa reconhecer e ateriais úteis para ligação iônica; ser produzidos a partir do cloreto de sódio extraido da água do mar. para realizá-la é importante seguir os passos descritos: 10 passo Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinho) a partir da água do mar e sua utilização como matéria-prima em processo produtivo indústrias)?

O sal é produzido através de um processo contínuo de evaporação da água do mar, que é bombeada com aproximadamente 3,5% de sais totais dos quais % são cloreto de sódio. Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m3 de Égua do mar que foi inicialmente bombeada, que vai fluindo pelos diversos evaporadores e áreas de estocagem, onde aguardará para ser comercializado.

Cloreto de sódio para uso industrial é obtido por processos mais complexos e cuidadosos que incluem etapas como as seguintes: Evaporação e concentração da salmoura por evaporação da almoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. Nas plantas deste processo, que incluem a produção conjunta de carbonato de sódio a fonte do vapor necessário é, na quase totalidade, obtido por um recuperador de vapor, dos líquidos quentes provenientes da fabricação de carbonato de sódio.

Decantação e centrifugação dos cristais obtidos de cloreto de sódio, quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida (“águas mães”). A fase mais densa é centrifugada, sendo separadas as restantes águas mães e obtém- se o cloreto de sódio úmido, com teor de água de 2 a 0 passo Descrever quais são os principais produtores do sal de cozinha no Brasil? No Brasil, os principais estados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; e o Rio de Janeiro, na chamada Região dos Lagos.

Nestes estados o sal marinho é obtido através do bombeamento da água do mar para salinas formadas por tanques de evaporação a céu aberto. Depois que a água evapora, o sal que resta no fundo é raspado, empilhado e conduzido às refinarias. 30 passo A partir da pesquisa realizada no passo 1 responda a) O nome e a fórmula de 5 substâncias que podem ser produzidas a partir o cloreto de sódio extraído da água do mar ? HCLO (Ácido Hipocloroso) C102 (Dióxido de Cloro cloreto de sódio extraido da água do mar ?

C102 (Dióxido de Cloro) CHCL3 (Clorofórmio) CC14 (Tetracloreto de Carbono) HCI (Acido Clorídrico) b) Quais indústrias utilizam matérias-primas obtidas a partir do cloreto de sódio? As indústrias de papel e celulose, química e petroquímica, alumínio, construção civil, sabões e detergente, têxtil, metalúrgica, tratamento de água, etc. 40 passo Ler o capítulo 4 do PLT (compostos iônicos páginas 63-70) e responda as questões a seguir: )Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico? Porque ele é formado por cátions e ânions.

Para que haja a formação de cloreto de sódio, um átomo de sódio deve perder um elétron e assim, tornar-se um cátion, e doá-lo para um átomo de cloro, que desta forma, passa a ser o ânion cloreto. Ao tornar-se um cátion, o sódio passa a ter carga positiva, e o cloreto, ao tornar-se um anion passa a ter carga negativa. Assim, como possuem cargas opostas, estes (ons se atraem mutuamente. Então, o cloreto, CI-, passa a atrair alguns íons sódio, Na+ em torno de si, enquanto que os íons Na+ também traem alguns [ons CV ao seu redor.

Desta forma, forma-se o sólido iônico, intercalando cargas opostas e organizadas de forma que as atrações entre as cargas devem ser máximas e as repulsões devem ser mínimas. responda: A água do mar rica em cloreto de sódio é excelente condutora de eletricidade, mas por que o sal de cozinha sólido não conduz corrente elétrico? A água do mar possui muitos sais dissolvidos (sulfatos, cloretos, etc. ), e os sais inorgânicos são sempre iônicos, sendo assim, forma íons em solução aquosa. Esses íons livres conduzem a eletricidade.

Já o sal de cozinha, não conduz eletricidade, pois substancias iônicas em estado solido nao liberam rons, desta forma não conduzindo eletricidade. 50 Passo Corrosão do ferro e do aço e maneiras de evitá-la. Esta atividade é importante para que você possa compreender como ocorre a Migração de elétrons em um processo de oxidação; reconhecer a necessidade De se conhecer os potenciais de redução (oxidação) das substâncias a fim de Evitar a corrosão dos materiais quando estes entrarem em contato; conhecer Maneiras de evitar a corrosão. para realizá-la, é importante seguir os passos

Descritos. | 0 passo Pesquise como ocorre à corrosão metálica e quais são os principais Meios corrosivos? A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação quimica ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de e ui amentos ou instalações é necessário que estes resis meio corrosivo, além de corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concretas.

A ênfase qui descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos deterioração por corrosão: – Corrosão Eletroquímica – Corrosão Química.

Os processos de corrosão eletroquímica são mais freqüentes na natureza e se caracterizam basicamente por: • Necessariamente na presença de água no estado liquido; • Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente; ?? Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica. Em face da necessidade do eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso.

Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes no meio, 02, S, H2S, C02 entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais foram extraídos. Conclui-se, portanto, que nestes casos a corrosão corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos. Os processos de corrosão química são, por vezes, denominados orrosão ou oxidação em altas temperaturas. Estes processos são menos frequentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturas são elevadas. ão menos frequentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturas são elevadas. Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por: – ausência da água líquida; – temperaturas, em geral, elevadas, sempre acima do ponto de orvalho da água; – interação direta entre o metal e o meio corrosivo. Como na corrosão química nao se necessita de água l[quida, ela também é denominada em meio não aquoso ou corrosão seca. Existem processos de deterioração de materiais que ocorrem durante a sua vida em serviço, que não se enquadram na definição de corrosão.

Um deles é o desgaste devido à erosão, que remove mecanicamente partículas do material. Embora esta perda de material seja gradual e decorrente da ação do meio, tem-se um processo eminentemente físico e não químico ou eletroquímico. Pode-se, entretanto ocorrer, em certos casos, ação simultânea da corrosão, constituindo o fenômeno da corrosão- erosao. Outro tipo de alteração no material que ocorre em serviço são as transformações metalúrgicas que podem acontecer em lguns materiais, particularmente em serviço com temperaturas elevadas.

Em função destas transformações as propriedades mecânicas podem sofrer grandes variações, por exemplo, apresentando excessiva fragilidade na temperatura ambiente. A alteração na estrutura metalúrgica em si não é corrosão embora possa modificar profundamente a resistência à corrosão do material, tornando-o, por exemplo, susceptível à corrosão intergranular. Durante o serviço em alta temperatura pode ocorrer também o fenômeno da fluência, que é uma def ocorrer também o fenômeno da fluência, que é uma deformação lástica do material crescente ao longo do tempo, em função da tensão atuante e da temperatura.

Meio Corrosivo Os meios corrosivos em corrosão eletroquímica são responsáveis pelo aparecimento do eletrólito. O eletrólito é uma solução eletricamente condutora constituída de água contendo sais, ácidos ou bases. Principais Meios Corrosivos e Respectivos Eletrólitos – atmosfera: o ar contém umidade, sais em suspensão, gases industriais, poeira, etc. O eletrólito constitui-se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente.

Outros constituintes como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo; – solos: os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solos apresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos; – águas naturais (rios, lagos e do subsolo): estas águas podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, bactérias, poluentes diversos e gases dissolvidos.

O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos. Os outros constituintes podem acelerar o processo corrosivo. 0 Passo Pesquise o que é anodo de sacrifício e quais os anodos de sacrifício Mais comuns para o ferro e aço? O anodo de sacriffcio foi desenvolvido para ser corroído (dissolvido) no lugar das partes do motor imersas na água ser corroído (dissolvido) no lugar das partes do motor imersas na água salgada, como a rabeta, o leme ou os eixos.

O zinco ou liga de zinco com alumínio (conhecido como alumínio podre) são os melhores anodos para água salgada. Já em água doce, a eletrólise é bem menor e a liga de magnésio é o anodo mais recomendado. O anodo deve ser aparafusado ao corpo do motor na parte ubmersa, onde está aterrado o negativo da bateria, assim melhorando o fluxo da corrente elétrica e fazendo com que ele trabalhe a seu favor. Nada adianta colocar um anodo fora da água, pois ele não terá função nenhuma. A utilização de muitos anodos pode provocar um efeito contrário ao esperado.

Muitos metais farão com que a massa do anodo fique mais “dura” do que o corpo do motor, e assim a corrosão se daria no sentido inverso, preservando o anodo e castigando os materiais mais nobres. Quando e por que devem ser trocados? A vida útil do anodo vai depender do tempo de exposição à água algada. A velocidade de corrosão é mais rápida quando o anodo é novo, pois no processo de corrosão será criado um terceiro metal mais duro que a rabeta, leme ou eixo. Esse processo é conhecido como galvanização.

Quando a corrosão atinge cerca de 50% do tamanho do anodo, sua velocidade vai diminuindo e chega até a parar. E aí começa o processo inverso. O recomendado é trocar o anodo quando a corrosão atingir no máximo do metal. Anodos de sacrifício mais comuns para o ferro e aço: Os elementos químicos da família dos metais são eletricamente neutros porém zn • Mg eutros porém, de acordo com sua reatividade – que pode ser maior ou menor, dependendo do metal – podem reagir com o simples contato com o oxigênio (presente no ar ou na água, por exemplo) formando ânions, ou seja, eles passam a ter carga elétrica.

Essa reação é chamada oxidação e é popularmente conhecida como ‘ferrugem’ embora este termo devesse apenas ser empregado para designar a oxidação do elemento químico ferro Aço é uma liga metálica composta principalmente por ferro e carbono, ou seja, comunga das características químicas do metal ferro. Aço inoxidado é uma expressão errônea, pois todo aço eage com o oxigênio, ou seja, oxida-se.

O que ocorre e que através de ligas e tratamentos específicos ele poderá demorar mais para oxidar-se. Uma dessas técnicas é a utilização de ânodo de sacrifício e um exemplo bem claro disso é Visto em navegação já que são fixadas pequenas barras de cobre no casco de grandes navios pois, como o cobre é mais reativo que o aço, os efeitos da oxidação provocados tanto pelo ar como pela água do mar são sentidos primeiro nas barras de cobre que vão ‘enferrujando-se’ deixando o casco do navio intacto.

Como chegará um momento em que toda – ou quase toda – a strutura dessa barra de cobre será agredida por essa ‘ferrugem’ precisando ser então substituída diz-se que o cobre foi sacrificado em prol da preservação do aço que dependendo da liga é muito mais caro. Analise a frase a seguir e jul ue se ela está cor dependendo da liga é muito mais caro. 0 Passo Analise a frase a seguir e julgue se ela está correta ou incorreta, Justifique Sua resposta com um exemplo, baseando-se na leitura realizada no PLT e na Pesquisa realizada anteriormente; “Um determinado meio pode ser extremamente agressivo sob o ponto de vista “Da corrosão para um determinado material e inofensivo para utro”. Um determinado meio corrosivo pode sim ser extremamente agressivo a um determinado material e inofensivo para o outro, tudo dependerá do tipo de material e da sua resistência ? corrosao.

Um exemplo simples é a corrosão que ocorre no aço carbono em contato com o oxigênio do ar, que já não ocorre em um aço inoxidável devido a sua excelente resistência a corrosão. Neste caso o aço inoxidável é, na realidade, oxidáveis, isto é, o cromo presente na liga oxida-se em contacto com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de romo (Cr203) que se forma na superficie exposta ao melo. Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos.

Também existem casos de metais e materiais que apresentam corrosão quando submetidos a determinadas substâncias, mas a outras similares, não. Materiais que são corroídos por soluções concentradas de determinadas substâncias, mas não pelas mesmas soluções diluídas, e outras vezes, sendo resistentes às altas concentrações, mas não em baixas concentrações. Em alguns casos, as questões eletrolíticas Implicam na resistência à corrosão 0 DF 11

Resumo a estrategia do oceano azul – cap 6

0

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS CENTRO UNIVERSITARIO DE SETE LAGOAS Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais Administração OF5 Swipetoviewn ‘t

Read More

Vбlvulas hidrбulicas

0

ntroduзao As vбlvulas hidrбulicas de pressгo influenciam na pressгo do sistema em uma instalaзгo, ou em parte dela, em modos

Read More