Aula-tema 3: a coesão textual e seus mecanismo-questões para acompanhamento da aprendizagem

Categories: Trabalhos

0

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Revisão da tentativa 1 Iniciado emsegunda, 23 abril 201 2, 21:44 Completado em segunda, 23 abril 2012, 21 :55 Tempo empregado 1 1 minutos 36 segundos Notas 5/6 Nota 1. 25 de um máximo de I. S( 83%) Question 1 Notas: 1 Leia com atenção a ti apresente a análise c nela utilizados: img ar 6 to nen zus ernativa que mentos coesivos Fonte: http:h’media. photobucket. com/image/tiras da mafalda/ danmougui/Toda Mafalda/001 . jpg (acesso em 28/07/2010) Escolher uma resposta. a. As palavras “amanhã”, “depois” e “mais tarde” são exemplos de mecanismos de retomada do referente. No penúltimo quadro, a palavra “assim” introduz o argumento decisivo de Mafalda que fez com que sua mãe começasse a chorar. Correto c. No primeiro quadro, “e ela tem medo de que eu não goste” expressa a consequência do fato de Mafalda começar o jardim- de-infância. d. Nenhuma das alternativas é verdadeira. e. Na fala de Mafalda não ocorrem conectores do tipo lógico, negativa que tinha a respeitodela. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 É incorreto afirmar, a respeito dos recursos coesivos utilizados na propaganda acima: a.

Pelé é o referente da propaganda. b. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo discursivo, pois não expressa um relação lógica entre as orações, apenas conecta dois enunciados diferentes, como se houvesse duas pessoas falando sobre o tema e Pelé é o referente da pro paganda. c. No trecho “você só viu as que entraram no gol”, ocorre elipse do termo “bolas”. d. O conectivo “mas” indica uma conclusão a respeito do que foi enunciado na frase anterior. Correto e. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo duas pessoas falando sobre o tema.

Resposta correta : O conectivo “mas” indica uma conclusão a respeitado que foi enunciado na frase anterior. Comentário resposta correta: O conectivo ou conjunção adversativa “mas” indicaoposição de idéias ou quebra de expectativas. Seu uso na propaganda foidiscursivo, POIS visava orientar a conclusão para determinada direção,mostrando que apesar de Pelé ter dado muitas cabeçadas na vida, já que éconsiderado o “rei do futebol”, havia também aquelas não vistas, que tinham aver com as coisas não tão bem sucedidas realizadas por ele.

Question 3 O médico encontrou o rapaz e lhe disse: – Você não viverá mais de uma semana se não parar de andar às voltas com mulheres. – Eu tenho uma saúde de ferro, doutor. Isso não me faz mal algum. – Mas acontece que uma delas é minha esposa – respondeu o médlco. Leia as afirmações abaixo a respeito dos elementos de coesão utilizados na piada: l. Médico e doutor são termos que podem ser considerados como sinônimos. II. O conector “se” introduz uma condição para que o fato expresso na oração antenor ocorra. III. O conector “mas” introduz uma oposição de idéias. IV.

O uso do pronome demonstrativo “isso” é o que confere humor à piada, pois é utilizado de forma ambígua. É correto apenas o que se afirma em: b. l, II e III Errado d. lev e. II, III e IV PAGF3rl(F6 adaptações). Na construção da textualidade, assinale a função do conectivo “E”, que inicia a última frase do texto. a. Introduzir a justificativa para o nome da flor. b. Substituir sinal de pontuação na estrutura sintática. c. Adicionar argumentos a favor de uma mesma conclusão. d. Exercer função semelhante à de uma preposição. e. Acrescentar o substantivo “jeito” ao substantivo “beleza”.

Resposta correta: Adicionar argumentos a favor de uma mesma conclusão. Comentário resposta correta: Depois de apresentar algumas características -principalmente as nutricionais – da flor, o autor do texto ainda acrescenta,para deixar o leitor ainda mais onvencido, um último argumento, que se somaaos outros, de que a flor também é muito bela. Notas relatlvas a este envio: 1/1. Question 5 Leia com atenção o texto abaixo, prestando atenção às relações de sentido estabelecidas entre as orações por meio dos conectivos: “Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus.

Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na Antiguidade, imagina-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma uperfície esférica, cujo raio não arece ser muito superior ? distância da Terra aos plan amos agora que a Terra abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco.

Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria, em geral, a metade da esfera: algumas vezes poderíamos ver mais da metade, outras vezes poderíamos ver menos da metade do zodíaco, de horizonte a horizonte. Portanto, a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas. E se ela está sempre nesse centro, ela não se move em relação às estrelas. ” Os termos além de, no entanto, então, portanto, estabelecem no texto relações, respectivamente, de: a. istanciamento – objeção – tempo – efeito b. distanciamento – oposição – tempo — conseqüência c. adição – oposição – consequência – conclusão Correto d. adição – consequência – conclusão — oposição. e. adição – objeção – tempo – conclusão Resposta correta: adição – oposição – consequência – conclusão. Comentário resposta correta: O conectivo além de soma argumentos em favor de uma mesma conclusão; o conectivo no entanto relaciona duas ideias em oposição; já o conectivo então aponta para uma conseqüência lógica do que foi expresso anteriormente.

O portanto introduz o que pode concluir a respeito do que foi afirmado na oração anterior. Question 6 Como você já estudou, a ligação, a conexão entre palavras, frases ou expressões de um texto cha você já estudou, a ligação, a conexão entre palavras, frases ou expressões de um texto chama-se coesão. Os elementos que retomam um mesmo referente formam os elos de uma cadeia oesiva. Assinale a opção em que os elementos sublinhados não formam uma cadeia coesiva. a. Compramos a montanha, que, portanto, não é uma coisa, mas propriedade privada.

Visto que iremos explorá-la para obtenção de lucros, não é uma coisa. b. O simples fato de que essa “coisa” possua um nome, que a chamemos “montanha”, indica que ela é, pelo menos, uma “coisa- para-nós” e Compramos a montanha, que, portanto, não é uma coisa, mas propriedade privada. Visto que iremos explorá-la para obtenção de lucros, não é uma coisa. c. O simples fato de que essa “coisa” possua um nome, que a para-nós”. . Somos uma empresa capitalista que pretende explorar minério de ferro e que descobrimos uma grande jazida numa montanha.

Correto e. Sendo propriedade privada capitalista, só existe como tal se for lugar de trabalho Resposta correta: Somos uma empresa capitalista que pretende explorar minério de ferro e que descobrimos uma grande jazida numa montanha. Comentário resposta correta: Empresa capitalista é o referente no enunciado. Minério de ferro não retoma o referente, nem mesmo a palavra montanha. Minério de ferro e montanha são outros referentes e não formam uma cadeia coesiva entre SI.

Análise da fragmentação, das forças

0

ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO, DAS FORÇAS COMPETITIVAS E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES José de Paula Barros Neto, M.

Read More

A incidência do estresse mental no serviço de tele atendimento ao cliente

0

Centro Brasileiro de Responsabilidade Ambiental e Social – CEBRAS TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO Curso Técnlco em Segurança do Trabalho

Read More