Automação de biblioteca

Categories: Trabalhos

0

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga – Votuporanga, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Informática, com nota final igual a conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores: Claudio Stein Junior – 6 p Elton Rodrigo Molina Marcos Antônio Dias Ferrarezi – Examinador Votuporanga, de de 20 Bárbara morais de faria DAYANE FERNANDA GROTO BARBOSA MONIZE APARECIDA BOSSOLANI RAIZA QUEIROZ E SILVA ESTE PROGRAMA SERAO FEITOS CADASTROS DE ALUNOS, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ITENS DA BIBLIOTECA; CONSULTA DOS NOMES, DOS EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÕES.

Palavras-chave: Biblioteca. Programa. Visual Studio. C Sharp. TI Desenvolvimento FARIA, Bárbara Morais De; BARBOSA, Dayane Fernanda Grota; BOSSOLANI, Monize Aparecida; SILVA, Raiza Queiroz E. Sistema para Automação da Biblioteca. Novembro/201 1 . 46. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática) – Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, Votuporanga, 2011. ABSTRACT TAIS PROJECT AIMS TO DEVELOP A COMPUTERIZED SYSTEM FOR THE LIBRARY OF ETEC “FREI ARNALDO MARIA DE ITAPORANGA”. THE PROGRAMMING LANGUAGE USED IS (SHARP), THE PLATFORM IS DESKTOP AND INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT IS VISUAL STUDIO 2010.

THE SYSTEM MANAGER DATA QL SERVER. THIS 2 6 SUMÁRIO IINTRODUÇÃO 14 2JUSTIFICATlVA 15 30BJETlVO 16 3. 1 Geral 16 3. 2 Específico 16 4METODOLOGlA17 4. 1 Visual Studi0 2010 17 4. 2 UML – casos de uso 18 5DESENVOLVlMENTO 19 51 Login do software da biblioteca 19 5. 2 Tela inicial do software da biblioteca 20 5. 3 Função cadastro no software da biblioteca 21 5. 3. 1 Cadastrar autor no software da biblioteca22 5. 3. 2 Cadastrar editora no software da biblioteca 23 5. 3. 3 Cadastrar pessoa no iblioteca 24 3 6 de locação dos livros; • Gerar relatório de Itens locados; ?? Gerar relatório de Itens devolvidos.

METODOLOGIA Realizou-se a análise da Biblioteca a fim de coletar informações para o desenvolvimento do software conforme as necessidades apresentadas, como: dificuldade em encontrar e organizar fichas de cadastros, empréstimos e devoluções de livros. O processo manual foi descrito de forma que possa ser informatizado. Iniciou-se as fases de engenharia de software, projeto, desenvolvimento e codificação, gerenciamento, teste e implantação. Efetuaram-se diversos diagramas para documentar e manter a qualidade do software como: Diagrama de Casos de Uso,

Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER), Diagrama de Classes a fim de tornar os processos mais ágeis. 1 Visual studi0 2010 O Microsoft Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao . NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, (Sharp) e (Sharp) entre outras. Também é um grande produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP. NET. As linguagens mais utilizadas nessa plataforma são: VB. NET (Visual BasiC. Net) e o (Sharp). Em 12 de Abril de 201 0 a Microsoft lançou o Visual Studio 2010, de nome de código Dev10, e o .

NET Framework 4. Foi lançado com o objetivo de sera IDE mais completa disponwel no mercado. Para Isso conta com suporte a desenvolvimento de aplicativos Web, aplicativos para Windows Phone, Point além de a rimorar os já conhecidos, Windows Forms, Web Forms e tamb as como o Microsoft AGE 4 OF Ib representando uma visão de alto nivel da funcionalidade do sistema mediante uma requisição do usuário. (WIKIPÉDIA, agosto/ 2011). DESENVOLVIMENTO 1 Login do software da biblioteca O login tem a função de controlar quem pode entrar no software do programa da biblioteca, que possui o nome de BIBLIOETEC.

Além disso, pode incluir restrições de como, quando e onde o login pode ocorrer. Essa segurança pode ser dividida • Restrição de conta do usuário; • Limites de detecção de intrusos; Figura 1 – Tela de Login mostram as diferentes classes que fazem um sistema e como elas se relacionam. São chamados diagramas “estáticos” porque mostram as classes, com seus métodos e atributos; bem como os relacionamentos estáticos entre elas: quais classes “conhecem” quais classes ou quais classes “são parte” de outras classes, mas não mostram a troca de mensagens entre elas. DOCS KDE (Org. ), 2005). O diagrama de classes levanta questões do que pode acontecer e também verifica o que o sistema deve fazer quando questionado a executar. Este diagrama fornece ricas visões ao corpo técnico de um projeto, especialmente ao program manager, team development leader e aos programadores. Nas Visões lógicas e físicas e nos relacionamento entre objetos de uma solução são diagramados. Em outras palavras, isto significa que as classes identificadas nos diagramas de caso de uso estão modeladas no diagrama de classes. CAMARA [pic] Figura 10 – Diagrama de Classes 6 Modelo físico do Banco de dados OF 5 – Funcionário realiza ações desejadas no sistema. Fluxo Alternativo 3. 1 (“Nome de usuário ou senha incorreto”) 13. 2 2. 2 Funcionário cadastra autor [PiC] IJC002 – Cadastrar Autor UC002 Cadastrar autor Ator Principal – Usuário administrador Ator Secundário – Exibe mensagem – retornar ao item Resumo – Este caso de uso descreve as etapas realizadas pelo usuário administrador para cadastrar autor Pré-Condições – O ator deverá estar logado no sistema Pós-condiçbes – Registro do Autor Salvo e armazenado.

Fluxo Normal UC003 Cadastrar Editora I Ator Principal – Usuário administrador Resumo – Este caso de uso descreve as etapas realizadas pelo usuário para cadastrar editora Pré-condições – O ator deverá estar Iogado no sistema Pós-Condições – Registro do Autor Salvo e armazenado. Ações do autor sistema II – O ator seleciona a opção “cadastro de editora” Ações do 2 – Inserir os dados da editora os dados e salva no banco de dados mensagem de erro. 80F 13- O sistema valida 13. 1 – Exibe – Retorna ao item Pós-condições – Registro do item Salvo e armazenado. – O ator escolhe a opção “cadastro de item’ 12 – Consulta editora 3 – Consulta autor – Insere os dados do item e clica em salvar Ações do sistema 15 -O sistema valida os dados e salva no banco de dados 15. 1 – Caso o sistema não valida os dados e exibe mensagem de erro. 5. – O sistema retorna ao item 2 5 Funcionário cadastra pessoa [picl UC005 – Cadastrar Pessoa UC005 Cadastrar pessoa 1 – O ator escolhe a opção “cadastro de usuário” 12 – Insere os dados da pessoa e clica em salvar 3 – O sistema valida os Fluxo alternativo 6 Funcionário consulta autor – Caso o sistema não – Retornar ao item 2 IJC006 – Consultar Autor UC006 Consultar autor I Ator Principal – Usuário a 0 16

Kelsen e a não justiça

0

A não-idéia de Justiça em Hans Kelsen Este esforço monográfico tem o objetivo de trazer, em linhas decididamente sumárias, algumas

Read More

Psicologia

0

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO DIREITO PSICOLOGIA FORENSE. 1 – O que você entende sobre Psicologia Jurídica e qual a

Read More