Avaliação da eficácia da crioterapia na gordura localizada abdominal

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI FRANCISCA KELCIA DE SOUZA LIMA IARA IGUEZLI ANDREIJCCETTI NATHALIA CARDOSO DOS ANJOS PAULA PALMIERI TAVARES ar 17 to view nut*ge AVALIAÇAO DA EFICACIA DA CRIOTERAPIA NA GORDURA LOCALIZADA ABDOMINA São Paulo 201 1 IARA IGUEZLI ANDREUCCETTI mecânicos e manutenção da temperatura de órgãos internos. A gordura corporal pode ser aferida por várias medidas antropométricas, como a circunferência abdominal, dobras cutâneas ou IMC.

Diversos métodos tem sido empregados nos tratamentos contra gordura localizada e um deles é a massagem modeladora, que consiste em através do toque e manipulação itmada e precisa de tecidos moles fazer uma modelagem local. Objetivo. Avaliar a eficácia da crioterapia na redução de gordura localizada abdominal em mulheres, melhora da auto-estima e melhora da qualidade do tecido abdominal. Metodologia. O estudo será realizado em 10 voluntárias do sexo feminino, separadas em dois grupos iguais, com idade entre 18 e 35 anos, INIC entre 25,0 a 29,9, que apresentem queixa de gordura localizada na região abdominal.

Os critérios de avaliação serão: peso, Altura, IMC (índice de massa corpórea), Perimetria, Dobra cutânea abdominal, aplicação de questionário e imagem otográfica (realizados na 1a, 7a e 152 sessões). O protocolo será realizado duas vezes por semana; um grupo receberá a crioterapia associado à massagem e o outro receberá somente a crioterapia, totalizando quinze sessões com duração de aproximadamente 45 minutos. Hipótese. Esperamos com este trabalho comprovar a eficácia da crioterapia sobre a gordura abdominal localizada com o intuito de redução de medidas na circunferência abdominal nos tratamentos estéticos.

SUMÁRIO INTRODUÇAO … 6 1. 1 Tecido . 1 Índice de Massa Corporal . 1. 2 Perimetria. PAGF70F17 (IMC)… . . . . 7 1. 1. 2 Perimetria • • • • • … 8 . 1. 3 Dobra 1. 2 Massagem… 1. 3 Crioterapia . . . . . . . . . 2. OBJETIVO GERAL…. 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS… 4. M ETODOLOGIA…. . . . . . . . …. 11 4. 1 Participantes…………… . 4. 2 4. 3 Critérios de Avaliação.. 4. 4 Procedimento.. . . . . . . . . 12 4. 5 Critérios de Inclusão e Exclusão….. … 13 HIPÓTESE… 6. CRONOGRAMA……. BLIOGRAFIA…. 16 1.

INTRODUÇAO A crescente preocupação com a beleza tem se tornado uma constante nos dias atuais, associada à idéia de saúde e bem estar na melhoria da qualidade de vida, abrindo espaço para um campo de trabalho que evoluí a cada dia e ganha adeptos dos mais ariados nichos. A estética propõe tratamentos para os mais diversos objetivos, entre eles podemos citar os vários protocolos para a redução de gordura localizada, que variam desde massagens manuais, utilização de aparelhos ou a relativamente nova crioterapia para fins estéticos. . 1 Tecido adiposo O tecido adiposo é um tecido localizado profundamente abaixo da pele, na chamada hipoderme e possui uma variedade em tamanho e conteúdo, modelando a superfície do corpo e ajudando no isolamento térmico do organismo, sendo que sua composição é uma variedade de tecido conjuntivo, onde há um redomínio de células chamadas adipócitos (célula que armazena lipídeo).

Dentre suas funções podemos destacar a remoção dos ácidos graxos da circulação para síntese de triglicerídeos e também manufaturá-los a partir da glicose (estocando e recolocando no organismo de acordo com a necessidade do indivíduo) (Guirro & Guirr omo o armazenamento PAGF exemplo, o tecido adiposo corresponde entre 20 a 25% do peso corporal na mulher e no homem de 15 a 20%. Porém, a distribuição regional da gordura, popularmente conhecida como gordura localizada, depende de diversos fatores como sexo, genética e hormônios.

Quanto a localização, chama-se ginóide quando localizada em quadris e coxas e andróide quando em área abdominal (Maio, 2004). A região abdominal é responsável pelo acúmulo da maior parte da reserva de gordura do organismo, com isso o tecido adiposo acumulado no abdome, oferece maior risco para a saúde dos indivíduos, pois está associado a complicações metabólicas e hemodinâmicas que podem desencadear doenças cardlovasculares, hipertensão arterial, diabetes tipo dois, entre outras.

O tecido adiposo do abdome é composto por uma camada areolar (panículo adiposo) e camada lamelar (estrato embranáceo), separados pela fáscia superficial (estrato fibroso). A camada lamelar é a primeira a desaparecer quando a pessoa emagrece, sabendo que o tecido adiposo da camada areolar é o mais resistente ao emagrecimento (Maio, 2004). As medidas antropométricas são de grande importância para a avaliação do estado nutricional de indivíduos. Por meio da antropometria, avalla-se o crescimento e composição corporal.

Em relação à composição corporal é possível mensurar os dois principais compartimentos de massa corporal total: tecido adiposo e massa livre de gordura (Duarte, 2007). .1. 1 Índice de Massa Corporal (IMC) Por muito tempo as tabelas de peso e estatura foram utilizadas como forma de classificação do excesso de massa corporal ou para avaliação dos efeitos dos programas de exercícios físicos sobre o organismo. Uma técnica utilizada para estimativa de sobrepeso e obesidade é o índice de massa cor organismo.

Uma técnica utilizada para estimativa de sobrepeso e obesidade é o Índice de massa corporal (IMC) (Costa, 2001). Para calcular o IMC é necessário dividir o peso, em quilogramas (kg), pela estatura, em metros (m), elevada ao quadrado, resultando em um valor expresso em kg/m2 (Duarte, 2007). De acordo com Ross (1997), o índice de Quetelet, conhecido como IMC, é a razão mais famosa em biologia humana. Este índice tem sido largamente utilizado, em saúde pública e na clinica como preditor de sobrepeso e obesidade (Costa, 2001).

Entre as limitações do uso do ‘MC está o fato de que este indicador pode superestimar a gordura em pessoas muito musculosas e subestimar a gordura corporal de pessoas que perderam massa muscular, como no caso de idosos (Duarte, 2007). Além de servir para avaliar riscos à saúde , por meio dele é posslVel classificar o indivíduo de acordo com sua massa orpórea, de acordo com os valores da tabela em qual se enquadra(Freitas et al, 2010). Tabela 1 – Classificação do peso corporal em relação ao IMC e risco de co-morbidade (Anjos, 1992).

IMC (kg/m2) Classificação Risco Co-morbidade Abaixo de 18,5 Abaixo do peso Baixo risco 18,5 e 24,9 peso normal Médio 25,0 e 29,9 Sobrepeso Aumentado 30,0 e 34,9 Obesidade Grau I Moderado 35,0 e 39,9 Obesidade Grau Ilsevero 40,0 e acima Obesidade mórbida Muito severo 1 . 1. 2 Perimetria Além do IMC, outro método para antropometria é a de circunferências, que correspondem aos chamados perímetros, odendo ser definidos como o perímetro máximo de um segmento corporal quando medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo (Filho, 2003). I . 1. Dobras cutâneas cutâneas também são um método relativamente simples, de baixo custo e não-invasivo, para estimar a gordura corporal. Ao longo dos anos a utilização das dobras tem sido largamente utilizada para estimar a gordura corporal total em estudos de campo e na prática clínica, por meio do adipômetro (Duarte, 2007). 1. 2 Massagem Dentre os diversos recursos terapêuticos utilizados na área estética a massagem vem ganhando bastante espaço por sua iversidade no uso e grande variedade de técnicas aplicadas com diferentes objetivos.

Há relatos da utilização desta técnica como recurso terapêutico desde tempos pré-históricos e a palavra tem raízes em diversas línguas (massein do grego amassar, ou o termo árabe mass, traduzido como apalpar), por massagem entende-se a técnica de compressão ritmada do corpo ou parte dele, visando promover algum efeito terapêutico. Para que a massagem seja aplicada de forma eficiente, o terapeuta precisa ter um conhecimento da técnica utilizada, bem como da anatomia, histologia e fisiologia da pele, suas indlcaçbes e contra ndicações e conhecimento da patologia a ser tratada através da técnica escolhida. Guirro & Guirro, 2002) Existem diversos tipos de massagem que associam várias técnicas aprimoradas ao longo de muito tempo, porém os movimentos básicos derivam da técnica denominada massagem relaxante, entre elas temos a massagem modeladora, cujo principal objetivo é promover a redução de medidas melhora no quadro de celulite e modelagem corporal através da manipulação do tecido adiposo em determinadas regiões do corpo, com movimentos ritmados e constantes, com mais vigor e pressão que os aplicados em uma massagem relaxante.

Tem como efeitos fisiológicos principais a promoção da vasodilatação e melhora do sistema li efeitos fisiológicos principais a promoção da vasodilatação e melhora do sistema linfático, oxigenação tecidual, e eliminação dos metabólitos. Sendo contra indicada em processos inflamatórios, infecciosos, hipertensão,’hipotensão descompensadas, diabetes descompensada, gestantes (em abdome), lesões cutâneas (no local), pós operatório imediato, neoplasias, alterações vasculares (varizes, flebite, trombose, telangiectasias). Oliveira et al, 2009) 1. 3 Crioterapia Além das técnicas de massagens utilizadas dentro dos ratamentos estéticos de gordura localizada, existem também outras técnicas cosméticas que promovem resfriamento local no tecido chamada de crioterapia , que consiste no uso de uma substância aplicada ao corpo que remove o calor corporal, diminuindo a temperatura dos tecidos. Leventhal, 2010) . Na pele encontramos receptores que sinalizam mudanças de temperatura, muitos são de calor, porém muitos mais sinalizam o frio( cerca de oito vezes mais) alguns são idênticos as terminações nervosas para dor(fibras C, grupo IV, amielínicas )e esta percepção térmica envolve interpretação dos receptores(dor, alor, frio) pelo SNC.

Os termoreceptores cutâneos têm dois papeis: Sinalizar sensação de temperatura (percepção consciente da pele ao estímulo de calor ou frio) Contribuir para o controle da temperatura do corpo (inconsciente) (Low & Red, 2001) O uso da crioterapia teve in[cio por antigos gregos e romanos que buscavam tratar uma variedade de problemas médicos. (Kmght, 2000) Seu uso foi se expandindo, sendo usado assim para fins terapêuticos e estéticos. É uma técnica que tem por finalidade resfriar algumas partes do corpo.

Na estética, é indicada para gordura localizada e flacidez tissular. O corpo sente frio e inicia m trabalho para aquec indicada para gordura localizada e flacidez tissular. O corpo sente frio e inicia um trabalho para aquecer-se, e nesse trabalho o organismo utiliza a energia armazenada na forma de gordura. (Oliveira et al, 2009) O resfriamento quanto aplicado à pele , estimula imediatamente receptores de frio (que são mais numerosos que os receptores de calor) em determinada área da pele.

Embora alguns desses receptores de frio disparem em temperaturas de pele normais, sua atividade aumenta muito à medida que o resfriamento ocorre, diminuindo um pouco quando o resfriamento se torna estável, ou seja, eles apresentam daptação. (Low & Red, 2001) A exposição ao frio provoca no organismo vasoconstrição periférica, atlvação do metabolismo dos órgãos internos através de vasodilatação profunda e produção de contração muscular. Tudo isso para conservar e produzir calor para elevar a temperatura do corpo. (Oliveira et al, 2009). disparo contínuo dos termoreceptores encontrados na pele é utilizado para a manutenção da temperatura absoluta da pele, pois quando se perde mito calor, alguma reparação precisa ser feita, aumentando a atividade metabólica, a forma mais evidente que se observa são s tremores(contrações musculares irregulares provocadas pelo estímulo do sistema nervoso simpático) (Low & Red, 2001), As aplicações de frio ocasionam diminuição marcante e imediata da temperatura superficial e diminuição mais lenta da temperatura dos tecidos profundos. Knight, 2000) O resfriamento da superfície do corpo é na verdade a transferência de energia para fora dos tecidos, muitos métodos são usados para a utilização de crioterapia, um deles é a aplicação de gelo sobre a pele, o que provoca uma grande transferência de calor para fora da pele, processo que gasta muita energ PAGF40F17 uma grande transferência de calor para fora da pele, processo que gasta muita energia para derreter o gelo (333J/g).

O fato é que precisa-se de mais energia para derreter Ig de gelo que para elevar a temperatura do grama de água resultante de 0a para 370 (Low & Red, 2001). Neste caso a taxa metabólica de repouso pode ser dobrada através do tremor em períodos de várias horas e ainda mais em períodos mais curtos , provocando assim um gasto de energia( Hardy, 1 982) O tratamento estético de crioterapia é realizado com aplicação de um gel que contém em sua formulação cânfora e entol, que produzem evaporação rápida e provocam sensação de frio. Guirro & Guirro, 2002) Os géis crioterápicos costumam provocar hiperemia e, às vezes, leve coceira. (Oliveira et al, 2009) A ordem das sensações, quando aplica se o gelo é: formigamento, cócegas, frio, dor e perda da sensação tátil. (Guirro & Guirro, 2002) A temperatura no local da aplicação pode cair de 36,50C para até 32 ou 310C. (Oliveira et al, 2009) A temperatura da pele sofre decréscimo logo após o contato com o gelo, porém mesmo após sua retirada, esta resposta ainda permanece por aproximadamente 1 hora.

Guirro & Guirro, 2002) Contra indicações patológicas: Vasoespasmos: Conhecido como fenômeno de Raynaud, é uma condição associada a distúrbios do tecido conjuntivo, no qual a vasoconstrição desencadeada pelo frio ocorre nas artérias digitais. Crioglobinemia: Uma proteína anormal está presente no sangue , ela pode formar um precipitado sob baixas temperaturas, bloqueando vasos sanguíneos e assim causando isquemia local. Embora ,não seja comum, essa condição pode ser encontrada em associação com alguns distúrbios do tecido conjuntivo como lúpus eritematoso sistêmico e a artrite reumatóide. Ur 17

Trabalho

0

A Vida e Obra de Karl Marx Karl Marx, um cientista social, historiador e revolucionário, nasceu em 5 de maio

Read More

Inflamaçao anhanguera

0

26/04/2012 Células do sangue Mecanismos de defesa do organismo Microscopia eletrônica de varredura (aumento de 20. 000x) de células do

Read More