Utilização das ferramentas de finanças e de controladoria em uma empresa varejista localizada em varginha

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE FINANÇAS E DE CONTROLADORIA EM UMA EMPRESA VAREJISTA LOCALIZADA EM VARGINHA Juliano Francisco Vital Varginha 2011 Juliano Francisco Vit UTILIZAÇÃO DAS FER to view nut*ge SEDE CONTROLADORA EM UMA EMPRESA VAREJISTA LOCALIZADA EM Trabalho apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Economia pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas.

Orientador: Leandro Rivelli Teixeira Nogueira Resumo Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre a importância da Controladoria e Finanças no meio empresarial. Para isso, abordou sobre os principais temas destas duas 52- Referencial Teórico 5 2-1 -Controladoria 6 2-1-1 Atribuições e funções da controladoria/ controller 6 2-1-3 Visão sistêmica — . 7 2-1-4 A visão sistêmica no âmbito e mpresarial . 2-2 Administração Financeira . 10 2-2. 2 Decisões operacionais 11 capital Circulante Líquido — — . „ 11 2-2. Decisões de investimentos — . 12 2-2. 4 Decisões de financiamentos 12 3 – Metodologia 13 – Análise e discussão dos resultados PAGF 14 4-1 Resultados 15 4-2- Controladoria „ 15 4-3 Administração Financeira „ 16 5- Considerações Finais — — . 17 Referências Bibliográficas 18 1- Introdução Devido às constantes mudanças enfrentadas pelas empresas no cenário econômicofinanceiro, a controladoria e a finanças entram em cena com o objetivo de reunir o maior número de informações que facilitem o processo de tomada de decisão dos gestores.

Estas têm como objetivo, a maximização dos lucros e a eficácia gerencial. Através do recolhimento de informações, a ontroladoria busca manter um banco de dados capaz de suprir as necessidades dos gestores, conduzindo estes, para otimização das decisões. A controladoria exige dos gestores uma formação bastante sólida, pois estes profissionais são responsáveis pela situação econômica da empresa. As finanças buscam a obtenção de lucro, de modo que a organização possa sobreviver diante do ambiente turbulento que esta inserida.

Esta busca assegurar as aplicações em investimentos de modo que atendem o resultado esperado pelas empresas. O ambient PAGF 91 assegurar as aplicações em investimentos de modo que tendem o resultado esperado pelas empresas. O ambiente o qual a organização esta localizada, influencia no seu modo de sobrevivência. Devido ao ambiente dinâmico, a empresa preclsa estar adaptando as exigências propostas pelos meios externo e interno. ara que esta consiga assegurar a sua continuidade no setor econômico e financeiro, é preciso manter um equilíbrio na conta de balanço de pagamentos entre dividas e receitas. Devido às dificuldades enfrentadas pelas organizações no ambiente a qual esta inserida, é preciso saber quais são as ferramentas gerenciais de finanças e controladoria utilizadas por estas. Portanto, o objetivo deste trabalho, é descrever a utilização das ferramentas de finanças e de controladoria em uma empresa varejista de produtos alimentícios, de higiene e limpeza localizada em Varginha. – Referencial Teórico Como fonte documental foram consultados seis livros, sendo quatro da área de finanças e dois de controladoria e alguns sites. Foi aplicado um questionário de perguntas, relacionados às áreas citadas acima na a empresa varejista de produtos alimentícios, de higiene e limpeza na cidade de Varginha. Foram realizadas algumas entrevistas agendadas om o sócio da organização, na qual se aplicou a pesquisa de campo. Logo em seguida, faremos uma introdução do que é Controladoria e Finanças, e a sua importância para o meio empresarial. -1Controladoria Segundo Frezatti, et. al. (2009), a controladoria surge após a necessidade de se obter informações fundamentais para a gestão da organização devido ao surgimento de grandes empresas após a Revolução Industrial. De acordo com os autores, a controladoria tem como nir todas as informações 91 todas as informações internas e externas que circulam em volta da organização, e reuni-las como forma de objetivos a serem eguido.

Como componente da estrutura organlzacional a Controladona, definida em termos amplos, é o órgão da empresa cuja missão é zelar pela eficácia do seu processo de gestão e prover informações de natureza econômico-financeira para todos os stakeholders — investidores, gestores, clientes, fornecedores, comunidade, governo e funcionários – procurando monitorar o equilíbrio entre eles (FREZATTI; ROCHA; NASCIMENTO; JUNQUEIRA 2009 p. 27). Anda conforme os autores Frezatti, et. al. (2009), através de informações econômicofinanceiras, os gestores podem tomar as suas decisões.

A controladoria pode atuar em qualquer entidade, seja ela com fins lucrativos (Empresa Privada) ou sem fins lucrativos (Empresa Pública). Ao reunir todas as informações necessárias, a controladoria busca a eficácia dos objetivos da organização. É responsável pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa e pela atuação de todas as etapas de processo de sua gestão. 2-1-1 Atribuições e funções da controladoria/controller De acordo com Frezatti, et- al. (2009), a controladoria pode ter as suas características e funções diferenciadas de empresa para empresa.

As características e funções da controladoria podem variar de autor para autor. Alguns consideram a Controladoria como um sinônimo de Contabilidade Gerencial, outros como Contabilidade Societária. As atribuições e responsabilidade da Controlodaria são: mensurar e informar. C Mensurar, no sentido de que cabe a ela identificar, interpretar e calcular (mensurar), monetariamente, os eventos econômicos em termos de receitas, custos, resultados, margens, tavas de retorno etc. relativas ais produtos e as áreas da empresa. Essa é a face mais técnica da s 1 tavas de retorno etc. elativas ais produtos e as áreas da mpresa. Essa é a face mais técnica da Controladoria. Frezatti, Rocha, Nascimento e Junqueira (2009) 7 Informar, no sentido de proporcionar um fluxo de informações que permita preparar os relatórios e divulgá-los para os grupos de usuários internos e externos das informações. Frezatti, Rocha, Nascimento e Junqueira (2009) A mensuração e a informação ajudam no processo de decisão dos gestores, diminuindo os riscos e as incertezas. Logo, a Controladoria deve acompanhar todas as áreas da empresa para verificar o que esta em andamento, segue o que foi planejado.

Segundo estes autores, través da mensuração e informação, o controller retira todas as informações necessárias para a gestão da organização. O controller é o profissional responsável pela verificação de todas as áreas da empresa, com o objetivo de eliminar erros para a tomada de declsbes. Através da sua visão privilegiada, este possui uma ampla visão de todas as células que compõe o todo da organização, observando as inter-relações entre estas. Ele busca, através da participação do processo de planejamento e controle, resoluções para os problemas enfrentados pelos os gestores, de maneira eficiente.

Este acompanha todos os rocessos de compra e vendas, produção, recebimentos e outros para um melhor planejamento da administração da empresa. Tendo um olhar sobre toda a organização, este previne acontecimentos indesejáveis é gestão, como a falta de cumprimento das obrigações. Um bom controller precisa ter um conhecimento geral de todas as áreas que abrange a empresa, conhecer a cultura desta, os fatores que influenciam o ambiente e um raciocínio lógico diante os roblemas. Para Frezatti, eta al. (2009), o profissional de C recisa ter um espírito de Frezatti, eta al. 2009), o profissional de Controladoria precisa ter m espírito de liderança, buscar ouvir os seus subordinados, saber trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação, estar sempre atualizado, ser ético diante dos fatos e Imparcial. Os autores abordam que, algumas mudanças provocadas pela globalização e pelo avanço tecnológico têm feito com que o profissional em controladoria, mudasse as suas atribuições. Com a globalização, a competitividade aumentou em nível internacional, assim o controller precisa estar atento a essas novas disputas de mercado.

O avanço da tecnologia acelerou ainda mais as disparidades no processo de produção, afetando ndireta e diretamente os controllers. 2-1-3 Visão sistêmica De acordo com Nascimento e Reginato (2009), a empresa se encontra instalada em um ambiente de incerteza e turbulência, gerando várias dificuldades para a administração desta. Logo 8 os administradores precisam ficar atentos as mudanças ambientais, pois estas prejudicam os resultados esperado pela organização. Estes completam que, tanto as variáveis internas e externas são importantes para uma boa administração.

A análise sistêmica baseia-se na analise das partes e suas interações com ambiente a qual esta inserida, para depois compreender o todo. Segundo os autores, o termo sistema, tem a sua origem no inicio do século XX, através de estudos realizados pelos pesquisadores como: Leibniz, Nicolau de Cusa, Paracelso, Vico e IbnKaldun, No ano de 1925, Lotka fez uma relação entre comunidades e sistema, no qual o Individuo sena composto por um somatório de células. No mesmo ano da relação de Lotka, Whitehead elaborou um estudo que buscava compreender sobre as partes de um todo e em 1 932, Cannom faz o estudo sobre a homeostase.

De acordo com Bertalanffy, o psiquiatra Otto Põtzl, foi PAGF 7 estudo sobre a homeostase. De acordo com gertalanffy, psiquiatra Otto Põtzl, foi quem consolidou o conceito de teoria geral de sistemas. Essa teoria de Otto foi rejeitada no seu começo, pois para alguns estudiosos, esta poderia levar a conclusões erradas e superficiais. Com o passar do tempo, essa passou a ser aceita e no ano de 1954 foi fundada a Sociedade da Teoria Geral dos Sistemas. Com o passar do tempo, esta denominou-se, Sociedade da Pesquisa Geral dos Sistemas.

Após os estudos do alemão Ludwing Von Bertalanffy, a teoria geral de sistemas passou a ser difundido nos estudos da área de biologia na década de 1920. De acordo com Nascimento e Junqueira 2009), a teoria geral de sistemas passa a ter grande importância para o conhecimento, POIS esta busca identificar as propriedades que compõem todos os sistemas, sendo aplicado para todas as áreas do conhecimento humano. Áreas como a Biologia, Física, Química, Economia, Sociologia, entre várias outras, passam a manter laços umas com as outras após essa teoria geral, como se todas tivessem apenas uma linguagem entre si.

De acordo com os autores acima, para se ter um sistema que funcione de maneira coesa no ambiente, é preciso compreender todas as variáveis que influencia neste, para se obter um equilíbrio onstante. Nascimento e Junqueira (2009) completam que, o significado de sistema, não apresenta diferenças nas definições abordadas pelos autores, apresentando grande semelhança entre estes. Todos têm o principio básico de que o sistema é um conjunto de partes, que busca a integralização desta com o todo.

Segundo Nascimento e Junqueira (2009), como a teona geral de sistemas veio dos estudos da Biologia, poderíamos pegar como exemplo o corpo humano. Este apresenta os órgãos que são responsáveis pelo funcionamento do corpo humano, sendo class Este apresenta os órgãos que são responsaveis pelo uncionamento do corpo humano, sendo classificado como partes. Logo, se não funcionarem corretamente, o todo que sena o corpo, iria apresentar varias complicações de saúde. para os autores citados acima, os sistemas podem ser classificados em Sistemas abertos e Sistemas fechados.

O sistema aberto apresenta uma inter-relação com o meio ambiente externo. Este precisa realizar trocas com o meio externo, para que possa compreender e se adaptar com as variações que ocorrem nesta área. Katz e Kahn (1973) foram os precursores da seguinte linha de pensamento: Os sistemas abertos importam alguma forma de energia o ambiente externo. A célula recebe oxigênio da corrente sanguínea; igualmente, o corpo absorve oxigênio do ar e alimentos do mundo exterior. Da mesma forma, as organizações sociais precisam também de suprimentos renovados de energia e de outras instituições, ou de pessoas, ou do meio ambiente material.

Nenhuma estrutura social é auto-suficiente ou autocontida (Katz e Kahn, 1973, p. 35 apud Nascimento e Reginato, 2009, p. 23) O Sistema fechado é o oposto do sistema aberto. O sistema fechado não realiza trocas com o meio externo, permanecendo isolado deste. Os resultados obtidos por pesquisas apresentam m resultado já pré-determinado, ou seja, estes possuem um controle sobre os resultados. 2-1-4 A visão sistêmica no âmbito empresarial De acordo com as classificações de sistemas propostos por Nascimento e Reginato (2009), pode-se considerar a empresa com um sistema aberto.

Esta realiza trocas de energia com o ambiente externo e esta sempre preparada às variações que ocorrem no meio externo. A empresa precisa integrar todas as áreas que circundam em torno, para obter uma otimização dos seus objetivos. Ainda conforme os autores acima, uma empre em torno, para obter uma otimização dos seus objetivos. Ainda conforme os autores acima, uma empresa sempre passa por uma entropia negativa que atrapalha o funcionamento desta como um todo. Os investidores, os fornecedores, os funcionários, os clientes, entre outros grupos, representam os fatores que dificultam o processo de entropia nas relações com as parte.

Cada um destes apresenta um modo individual em relação ao todo. Os investidores objetivam o retorno, os clientes o seu atendimento, os fornecedores na rentabilidade dos seus negócios, os funcionários a sua realização profissional e pessoal. Para diminuir os indutores de entropia citado a cima, o gestor da mpresa precisa estabelecer uma união entre as partes, através de análises profundas, procurando manter um equilíbrio entre os subsistemas que compõem a organização.

Nascimento e Reginato (2009) completam que, devido à complexidade de cada ambiente, uma empresa não deve copiar o modo de agir de uma empresa que obteve sucesso na sua administração, pois cada organização tem a sua cultura, missão e objetivo. 2-2 Administração Financeira A administração financeira surge por volta do ano de 1900, esta tinha como função orientar e legalizar as empresas que estavam entrando no mercado inanceiro.

Segundo Hoji (2007), para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a busca da maximização do seu valor de mercado no longo prazo. Através desta prática, os sócios e acionistas terão a sua riqueza aumentada. Com a obtenção de lucro devido ao investimento realizado com determinado risco, os órgão públicos podem realizar melhonas na comunidade. A geração de lucro proporciona o cumprimento de todas as obrigações de longo e curto prazo de uma empresa. Administração financeira é composta por pessoas que possuem cargos diferentes,

Sistematica de uma distribuidora

0

1 INTRODUÇÃO Vamos ver como funciona uma distribuidora de bebidas em diversos setores e a importância de uma padronização para

Read More

Tecnologia aplicadas a educação

0

UNIBAN-ANHANGUERA PEDAGOGIA- IOSEMESTRE PROGRAMA APRESENTADO NA TV(MíDIA) PROP PAULA SORELLI DIACENCO ora SANDRA FONTES M. E SILVA to view nut*ge

Read More