Avaliação dos sólidos geométricos do 2º período do eja (educação jovem adulto) no centro educacional fya-paroquial bernardo sayão

Categories: Trabalhos

0

Avaliação dos sólidos geométricos do 20 período do eja (educação jovem adulto) no centro educacional fya-paroquial bernardo sayão Premium gy soniad anpenR 22, 2012 25 pagos Programa de Pós-Graduação em Avaliação Curso de Especialização em Avaliação Escolar or2s to view nut*ge SÔNIA D’ARC DUART Avaliação DOS SÓLIDOs GEOMÉTRICOS do 20 PeríOdo do eJA (EDUCAÇAO JOVEM ADULTO) no CENTRO EDUCACIONAL FYA- PAROQUIAL BERNARDO SAVÃO Adulto) no Centro Educacional FYA-Paroquial I Bernardo Sayão.

Sônia D’arc Duarte. Gurupi-TO. , 2009. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização – Fundação Cesgranrio, Gurupi, 2009. , 20p. | 1. Material e Métodos (Os fatores que podem interferir na formação de conceitos geométricos; Sujeitos da Pesquisa); 2. Metodologia; 3. Resultados do Teste. l. Título. PAGF contribuíram para a realização desse término de trabalho. learn the reality in their daily lives.

It is an opportunity to make interesting discoveries on the basis of calculations, geometric shapes, which develops projects of buildings, bridges, roads, cars, airplanes, etc.. This work aims to evaluate the performance of the geometry in the 3rd segment of the EJA (Young Adult Education) n Educational Center FYA – Sayão Bernard Parish_ The research was developed in order to assess not only the 72 students in the classroom, but noted the occurrence of many difficulties in learning of geometry in the classroom.

It is a bibliographic search of nature with the participation of several authors and field, directed to the teacher with questions and open to students, a questionnaire with four questions that were answered by them in the dependencies ofthe School. Given the research, it is necessary to review the order and give meaning to mathematics is not easy for the teacher_ The task is much more than ontextualize the teaching of mathematics.

You need to create an environment conducive to learning where the student you are called to learn and without suffering. The teacher needs to review strategies for learning and teaching new ways for development and growth of the student in the classroom and beyond. Keywords: geometry, geometric solids, Learning, Student. SUMARIO NTRODUÇÃO.. IO de conceitos geométricos 119 I Análise dos Resultados…. 120 RESULTADOS DO TESTE…. 122 IRESULTADOS — 125 I CONCLUSÃO.. 127 I REFERÊNCIAS…. 28 INTRODUÇÃO A Geometria tem um 114 PAGF s OF te em vários campos nacional, Parâmetros Curriculares e aponta a necessidades de revisão na formação de professores para a efetiva implantação de novas alternativas[l]” Nessa mesma linha de raciocínio Miguel (1986) o aluno do ensino médio deverá saber que: a Geometria é o estudo das propriedades dos objetos e das transformações a que estes podem ser submetidos – desde as transformações mais simples, que alteram apenas a posição de um objeto, às mais complexas, que destroem a sua forma até descaracterizá-lo por completo (p. 66).

Diante disso, evidenciam que esse desempenho torna- e ainda mais fraco quando o tema abordado é Geometria. Na prática, vem sendo dada à Geometria menos atenção do que ao trabalho com outros temas e, muitas vezes, confunde o seu ensino, com o de medidas. Diante do contexto em pauta e avaliação da pesquisa, os professores de matemática precisam adquirir o hábito de trabalhar com esses conceitos básicos da Geometria nas séries iniciais. Em nosso contexto de trabalho, alegam que o material didático existente na escola como, livro didático, compasso, régua e esquadro são insuficientes para o ensino desses conceitos geométricos.

Considerando que os alunos não dispõem desses instrumentos de desenho para poder desenvolver atividades que poderão sedimentar seus conhecimentos, podemos prever poss[veis dificuldades de aprendizagem desses alunos no que diz respeito ao estudo da Geometria. Esse tipo de dificuldade pode ser encontrado nas três escolas públicas estaduais que trabalham com o EJA em Gurupi-TO. Sabe-se que a Geometria é um ramo importante da Matemática, tanto como objeto de estudo, como ferramenta para outras áreas como, por exem lo nos cursos de Arquitetura, engenharia dentre outras. professores do ensino Fundamental e Médio de Gurupi-TO mostram que a Geometria como um dos campos em que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem. O diagnóstico dessa situação vem sendo discutido nos meios académicos, como é o caso de alguns grupos de pesquisa de universidades e, em alguns segmentos da sociedade, inclusive em algumas instâncias governamentais, como Secretaria Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação.

Essas dificuldades poderão estar relacionadas, à má formação de alguns professores que hoje estão em atividades. Alguns desses professores, tiveram uma formação básica precária em Matemática e, consequentemente, no estudo da Geometria. Mesmo assm, continuaram seus estudos e conseguiram chegar a uma graduação superior; em alguns casos, não tiveram outra oportunidade de trabalho, a não ser, trabalhar como professor de matemática em algumas escolas públicas da rede municipal ou estadual.

As duas redes de ensino em contexto, não oferecem capacitação suficiente para atender as necessidades teórico/ práticas dos professores de Matemática que atuam nas áreas rurais, e no interior do Estado, enquanto que os professores que moram da área urbana são mais assistidos nesse sentido. Smole (2003, p. 1 1), aborda que estudiosos da área da Educação Matemática, afirma que• nos últimos tempos tem havido por parte dos professores e de modo geral, por parte da comunidade científica que pesquisa o assunto, o interesse em resgatar o ensino da Geometria nas escolas, tendo em vista um certo descaso a esse respeito”.

Isso acontece, entre outros motivos, talvez pela convicção que muitos professores possuem acerca da importância das diferentes habilidades que esse conhecimento desenvolve no aluno, habilidades essas necessárias à formação eral do individuo, que oca acitam ara o exercício da cidadania. PAGF 7 capacitam para o exercício da cidadania.

Essa citação permite adentrar, com objetivo de entender o porquê das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos de sólidos geométricos dos alunos do segundo período do terceiro segmento do EJA da escola estadual Conveniada Centro Educacional paroquial Bernardo Sayão Gurup-TO. Nossa intervenção ocorreu com a participação de 42 alunos do EJA do turno da noite primeiro semestre e 34 alunos no segundo emestre, que apresentaram várias dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos as quais, por sua vez, também dificultam o trabalho dos professores envolvidos.

Mostraremos, também, os resultados obtidos da análise dos dados coletados em questionários e testes aplicados junto a esses alunos. Abordamos os aspectos gerais referentes a fundamentos teóricos do ensino da Geometria, e em particular os estudos focados em sólidos geométricos e a metodologia aplicada e desenvolvida nessa investigação e o perfil dos alunos. MATERIAL E MÉTODOS rofissional do professor e sua prática na sala de aula em relação ao ensino da Geometria. o referido questionário encontra- se em anexo), enquanto que para os alunos, elaboramos um questionário com quatro questões que foram por eles respondidas informalmente nas dependências da escola depois das observações de duas aulas de matemática, onde todas foram autorizadas pelos dois professores regentes para que pudéssemos observar dentro da própria sala.

Os alunos utilizaram materiais os mais diversos possíveis: papel ofício, papéis coloridos de revistas, fitas de vídeo cassete sadas, papel reciclado feito com caixa de ovos, linhas coloridas, garrafas pet, caixas de leite tetra pack, latas, caixas de papelão, jornal, fibra de bananeira, tinta de urucum. Elaboramos, também, um teste de conhecimento específico para os alunos com três questões sobre sólidos geometricos enfocando a pirâmide, cone e cilindro, para que pudéssemos ter um diagnóstico mais fiel sobre a formação conceitual desses alunos em relação ao tema em contexto.

Outro ponto que consideramos relevante para o momento, foi o conjunto de algumas falas dos referidos professores, que foram gravadas em m celular, para facilitar nossa análise. 1. Sujeitos da Pesquisa Setenta e d01S alunos, estes participantes da pesquisa são em sua maioria, adultos advindos de escolas públicas municipais, onde concluíram, com muito sacrifício, o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as escolas municipais não oferecem Ensino Médio, or ue é responsabilidade do Estado, conforme o artigo 1988, p. 24). prioritariamente no ensino fundamental e médio. Com base nesses artigos, a maioria dos Municípios não trabalha com o Ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a partir dai, esses alunos acabam migrando para a rede estadual onde poderão concluir seus estudos. Como o ensino do EJA, segundo algumas pesquisas apresentam também fragmentos metodológicos em seu processo de ensino, os alunos ao terminarem o ano, provavelmente não irão adquirir conhecimentos básicos suficientes para ingressar nas séries seguintes.

Logo, sua dificuldade para a aprendizagem da Matemática, tenderá ser mais vis(veis do que um aluno da escola particular normal que em sua quase totalidade, oferece melhores condlçbes didático/pedagógicas no contexto ensino/ prendizagem. Outro ponto que deve contribuir para o fracasso desses alunos e que deve ser considerado é o despreparo do professor em não conhecer a metodologia para trabalhar com alunos adultos. Nesse caso, ele também não deve analisar a Matemática como uma área de pesquisa e investigação.

Ao preparar com antecedência os problemas a serem apresentados aos alunos, o professor reserva para si a transposição dos obstáculos e o camlnho produtivo da descoberta, apresentando ao aluno uma solução bonita e eficiente, sem deixar o legítimo ato de pensar matematicamente. Parra (1 996, p. 17) argumenta que: [… ] a geometria envolve três formas de processo cognitivo que preenchem específicas funções epistemológicas.

São elas: Visualização -é o processo que examina o espaço- representação da ilustração de uma afirmação, para a exploração heurística de uma situação complexa, por uma breve olhada ou por uma verificação subjetiva. Construção (processo por instrumentos) – é a construção de configurações, que pode ser trabalhado como um modelo em ue as ações representadas e os resultados observados s objetos mat

Arquitetura

0

Slide 1-5 imagens Slide 6 O Maneirismo na Itália foi atitude de rebeldia contra a dramatica e as ordonâncias da

Read More

Sustentabilidade

0

Sustentabilidade Envolva a Sustentabilidade no seu trabalho Autora do livro “O MBA Sustentável: O Guia do Gerente de Green Business”

Read More