Balanco
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (OU FINANCEIRAS) Júlio César Zanluca Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada “demonstrações financeiras”) de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos. Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas or uma entidade no período findo nessa data.
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patri financeiro de uma en ar 2 variedade de usuário a Swip t viewr. t page contábeis também m pela Administração, sultado e o fluxo ra uma ampla s. As demonstrações gerenciamento, confiados. i’ Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativ Swi;R ta explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a stimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.
COMPONENTES Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes: 1. balanço patrimonial; 2. demonstração do resultado; 3. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido; 4. demonstração dos fluxos de caixa; 5. demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; . otas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis. COMPARATIVO De acordo com o 1 a do artigo 176 da Lei 6. 404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exerc[cio anterior. BALANÇO PATRIMONIAL conforme Lei 5. 404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T. 3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo patrimônio Liquido.