Relatorio de estagio de educação infantil

Categories: Trabalhos

0

A ORIEN AÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS ATUALMENTE Andréia Cristina Santos Freitasl Hugo S. Lima de Oliveira2 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – IJESB Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento andreyafreitas@hotmail. com RESUMO A Orientação educacional busca os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de ensinar/educar com base em seu projeto político- pedagógico, promovendo as cond dos alunos. O orientador de hoje, é escolar promovendo meio/estratégias par verdades ar 6 Swipe to r. page ue ação da cidadania uestóes da cultura e cristalize em intransponlVeis, mas se articule com prováveis verdades vividas no dia-a-dia da organização escolar. Palavras-chave: Aluno; Orientação Educacional; Sociedade. ABSTRACT The educational directions looks for the necessary ways for the school to accomplish its teach/educate with base in its political-pedagogic project, promoting the basic conditions to the formation of the students’ citizenship.

The advisor nowadays, is that one who discusses the subjects of the school culture promoting way/strategy so that muito mais complexo do que antes, pois tem ue educar com as novas formas de educação impostas pela prática social, como a questão da midia e a questão das representações sociais e do imaginário, que estão presentes quando se fala em educar o sujeito. A Orientação Educacional, hoje, também passa por esse processo de atuação, pois, atua diretamente com professores, alunos e comunidade escolar. Dessa forma, surge o interesse em pesquisar e analisar qual o papel da orientação educacional?

E qual a importância do orientador educacional nas unidades de ensino? Com o objetivo de observar a atuação do rofissional de orientação educacional. Antes de iniciar a análise do tema proposto, identifiquemos alguns pontos relevantes para fundamentar este artigo. Pois, falar de Orientação nas escolas requer lembrar da sua estruturação no passado e sua relação com as diferentes tendências pedagógicas existentes. Pedagoga, Esp. em Psicologia Educacional e Pós – Graduando em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UESB 2 Pedagogo.

Centro Cientifico Conhecer, Goiânia, Enciclopédia Biosfera N. 07, 2009, ISSN 1809-058351 pedagogia tradicional o orientador tinha a responsabilidade de plicar testes e instrumentos de medida. Já na pedagogia renovada o orientador tinha o papel de consultor, identificando as mudanças no desenvolvimento do aluno através de atividades de estimulo. Nas concepções progressistas, a orientação trabalha com a realidade social do aluno, diante as contradições e conflitos, fazendo a mediação entre individuo e sociedade.

O indivíduo é constru(do no processo histórico e social da vida humana. Segundo GRINSPUN (2006, p. 55) “O orientador educacional dialetiza as relações e vê o aluno como um ser real, concreto e histórico”. Dessa forma, ele assume uma postura política, percebendo que a educação faz parte de um contexto sócio-econômico-político-cultural e que o aluno é o principal sujeito desse contexto onde, o mesmo está insendo em uma determinada sociedade.

Por isso, o Orientador Educacional é um profissional de grande importância na escola, pois, ele vai articular/orientar e clarificar as contradições e confrontos, e nesse meio, buscar ajudar o aluno a compreender as redes de relações que na sociedade se estabelecem. Hoje, torna-se necessário que o Orientador Educacional, tenha ma boa formação politica-pedagógica, psicológica e cultural, pois o sujeito/aluno hoje, nao é o mesmo de ontem. Assim, é reciso nos questionar: Quem é o suieito/aluno, hoie? ? preciso para se educar para o futuro, neste novo século em que vivemos? Para responder aos seguintes questionamentos, a Orientadora 3Alaíse Farias concedeu a oportunidade de uma 4entrevista, para analisar a realidade atual. Segundo ela o sujeito/aluno, “é um sujeito permeado por um mundo que têm por base a negação do amor e dos valores humanos, gerando atitudes de violência e ntolerância. Um sujeito desprovido de otimismo, perspectivas, esperança, sonhos e ideais, combustíveis essencials para uma vivência cidadã”.

Dai percebe o sujeito/aluno que temos em nossas escolas, sendo preciso lançar novas perspectivas sobre o sentido da formação da cidadania, “o que se faz necessário educar para participação social, para o reconhecimento das diferenças entre vários grupos sociais, para a diversidade cultural, para os valores e direitos humanos”. ( IBÀNEO, 2001 p. 38). Esse mesmo aluno segundo Alaise, se forma “nas relações de troca com o utro, no acesso ilimitado de situações de comunicação e informação no espaço dentro e fora da sala de aula”.

Esse olhar diante o cotidiano do aluno ‘como ele se forma’, é importante porque o sujeito que está na escola tem direta ou indiretamente a participação em outros meios tendo contato com diversos conhecimentos. Porém, como diz Saviani, (2000, p. 41) “é preciso concretizá-lo no cotidiano, questionando, respondendo, avaliando, n desenvolvido por grupos e desenvolvido por grupos e indivíduos que constroem o seu mundo e o fazem por si mesmos”. O orientador ntão, atua posslbilltando conhecimentos sistemátlcos, levando o aluno a ter uma “consciência critica” como dizia o Educador Paulo Freire.

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA); Orientadora Educacional da Escola Municipal Olavo Clementino, no Município de Barro Preto- Bahia. 4 Realizada através de questionário semi-estruturado aberto. 3 Quando foi questionado o que é preciso para se educar para o futuro, neste novo século em que vivemos, Alaise faz duas pontuações “primeiro reconhecer o ato de educar como instrumento fundamental para desenvolver uma ação, ampliar consciências e transformar padrões de comportamento.

Depois buscar uma pedagogia que integre os diversos níveis do ser humano (físico, emocional, mental e espiritual)”. Esse reconhecimento que se dá à educação e pnnclpalmente se insere o aluno é importante, pois, o mesmo segundo GRINSPUN (2006, p. 173) “não se esgota apenas no racional, mas engloba o sensível e o emocional” Educar, hoie, exige mais d lhar o suieito/aluno de explicitamente, deve ser refletido a questão da formação do sujeito. O Orientador deve, portanto, buscar os eios necessános para que a escola cumpra seu papel de educar, mediante ao seu projeto político-pedagógico.

Segundo a Orientadora Alaíse Farias, “a orientação educacional no trabalho pedagógico é de fundamental importância para o fortalecimento do trabalho pedagógico. Trata-se de um articulador que une as pessoas que fazem parte do processo educativo, em torno de objetivo comum, a promoção da qualidade do ensino e do sucesso escolar dos alunos”. Dessa forma, percebo a real importância e função do Orientador Educacional, hoje, nas escolas. Uma vez, que o orientador é um mediador ntre professor-aluno, aluno-professor, aluno-sociedade, sociedade-aluno.

Sendo responsável por levar posslbilidades de desenvolvimento cognltivos, culturais e emocionais para o espaço escolar. E de transformações necessárias para uma sociedade mais justa e humana. GRINSPUN, Minan. A onentaçao educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3a ed. São Paulo: Cortez, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola Teoria e prática. 3a ed. G0iâr1ia/G0, 2001. Alternativa, SAVIANI, D. Saber escolar, currículo e didática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000

Organizaзгo sistemas e mйtodos

0

Exercнcios de OSM Questхes para debate: 1) A fila й ou nгo um indicador de problemas no processo? R: Sim,

Read More

Música-clarindo gonçalves de oliveira

0

O Que é Música? Clarindo Gonçalves de Oliveira A palavra grega mousikós “musical”, “relativo às musas” referia-se ao vínculo do

Read More