Tutorial word

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PINDAMONHANGABA TUTORIAL WORD 2007 GRUPO WORD 10 Semestre – Processos Metalúrgicos Noturno Trabalho apresentad Pindamonhangaba, r “referências” do Micr Pindamonhangaba – SP 201 1 APRESENTAÇÃO I 3 Swip to page agia de bre a aba O Word 2007 faz parte do pacote Microsoft@ Office System de 2007, que sucedeu ao Office 2003. Ao contrário do que aconteceu no passado, desde que a Microsoft@ criou o pacote Office original (em 1990 para a plataforma Macintosh e em 1992 para sistemas operacionais deste Tutorial consiste em facilitar a utilização da Aba referências” do Office, neste caso, do Word para a versão 2007.

Sumário 1. Ambiente de trabalh04 1. 1 Conhecendo o Microsoft Word 20074 2. Separador – Sumán06 2. 1 Criando um sumário automático em 2 etapas6 3. Separador – Notas de rodapé 10 3. 1 Criar Notas de rodapé 1 1 4. Separador – Citações e Bibliografia 14 4. 1 Adicionando uma nova citação e fonte bibliográfica 15 5. Separador Legendas 1 8 5. 1 0 que é uma legenda? 18 5. 2 Inserir legendas 18 5. 3 Referência cruzada 19 6. Separador – Índice 20 6. 1 Índice Remissivo 20 7. Bibliografia 25 8. índice de Ilustrações26 1. Ambiente de trabalho 1.

Conhecendo o Microsoft Word 2007 Logo abaixo, vamos conhecer o ambiente de trabalho do Word 2007, com alguns itens importantes e que você ira precisar ao longo do desenvolviment lho ou TCC. Fazer um trabalho de conclusão de curso, monografias, teses, artigos e outros trabalhos segundo as normas da ABNT multas vezes é algo muito trabalhoso, que chega a ser cansativo, pnnclpalmente na hora de fazer o sumáno de todo o documento. O Word versão 2007 reúne ferramentas muito práticas e úteis nessas horas, e que para muitos ainda são desconhecidas. ma delas é o “sumário automático”, muito fácil de configurar. Figura 4- sumário Como mostra a Figura 4, o sumário é nada mais que uma lista de titulos que podem possuir diferentes níveis de classificação na estrutura do documento. O objetivo de um sumário é mostrar a qualquer pessoa que deseja ler um documento, uma referência do conteúdo de forma simples, mostrando ao leitor o que encontrara pela frente e onde encontrar determinada informação ou seção. O Word 2007 é capaz de criar um sumário automático em apenas 2 etapas. 2. Criando um sumário automático em 2 etapas 1 a Etapa: No seu documento, você deve aplicar estilos em todos os ítulos e seções nos quais deseja que seja incluído no sumário. Os estilos de titulo são o vínculo para a criação de um sumário automático. A Figura 5 mostra os estilos, que estão localizados na Aba “Inicio” no separador “Estilo” Figura 5 – Estilos Você pode modificar o estilo. Se desejar usar uma fonte diferente da oferecida, é possivel modificar esses parâmetros da seguinte maneira. Com o cursor em cima do estilo desejado, clique com o botão direito do mouse e selecione “Modificar.

Em seguida, será exibida a janela “Modificar estilo”, selecione o botão formatar, e altere os formatos de f xibida a janela “Modificar estilo”, selecione o botão formatar, e altere os formatos de fonte, tamanho, cor, etc. Como mostra a Figura 6 – Formatar Estilos Para aplicar o Estilo, coloque o cursor antes do título desejado, não sendo necessário selecionar este título. No separador “Estilo”, clique em estilo, como exemplo o “Título 1” que é o título de primeiro nível, ou seja, é o primeiro título da seção, como mostrado na figura 5.

Exemplo de níveis: 1. Engenharia de Software (aplica-se o estilo “Titulo 1″) 1. 2 UML (aplica-se o estilo ‘Título 2”) 1-2. 1 Diagrama de Atividades (aplica-se o estilo “Título 3”) Explicação: Engenharia de Software é o tópico inicial, sendo que UML é subtítulo por ser um assunto pertencente a ele, e logo Diagrama de Atividades é um subtítulo de UML, por ser um assunto pertencente à UML e assim por diante. Estes níveis hierárquicos serão destacados no sumário, já que o sumário automático e os estilos de títulos trabalham em conjunto.

São os “Links” para que o Word possa gerar um sumário de forma automática, com base nos títulos estilizados. 2a Etapa: Após a aplicação dos estilos em todo o documento, a segunda etapa é gerar o sumário de forma automática. É muito simples, lique na parte do seu documento onde quer que seja colocado o sumário e na guia Referências, clique em Sumário e em seguida selecione Sumário Automático 1 ou 2 (observe a Figura 7 abaixo) Figura 7 – Sumário automático A Figura 8 mostra que você pode atualizar o sumário clicando na Aba Referências e depois em Atualizar Sumário, no separador Sumário.

Um atualizar o sumário clicando na Aba Referências e depois em Atualizar Sumário, no separador Sumário. Uma mensagem irá aparecer perguntando se você deseja atualizar o sumário inteiro ou somente o número de páginas, o recomendado é que você tualize tudo, ou sempre faça o sumário por último, assim sempre ficará atualizado com o restante do documento. Figura 8 – Atualizar sumário 3. Separador – Notas de rodapé As notas de rodapé e notas de fim são usadas nos documentos impressos para explicar e comentar o texto de um documento ou fornecer referências sobre ele.

Você poderá usar notas de rodapé para fazer comentários detalhados e notas de fim para fazer citaçóes de fontes. Figura 9 – Notas de rodapé Marcas de referência de notas de rodapé e de notas de fim Linha separadora Texto de nota de rodapé Texto de nota de fim Para um TCC, as notas devem ser se aradas do texto por um espaço simples de entreli de 3 cm a partir da Figura 12 – Criar notas de rodapé 3 Figura 13 – Criar notas de rodapé 4 Figura 14 – Criar notas de rodapé 5 Pressione 15 toques underline que equivale a 3 cm Figura 15 – Criar notas de rodapé 6 4.

Separador – Citações e Bibliografia Uma bibliografia é uma lista de fontes (normalmente mostrada no final), que você consultou ou citou na criação de um documento. No Word 2007, é possível gerar automaticamente uma bibliografia com base nas informações sobre a fonte fornecldas para o documento. Toda vez que você cria uma nova fonte, as informações são salvas no seu computador, para que você possa localizar e usar qualquer fonte que criou. Conhecendo a interface do banco de dados das fontes bibliográficas: Figura 16 – Gerenciador de fontes bibliográficas recursos.

Ao clicar em “adicionar nova fonte bibliográfica”, a seguinte janela será exibida: Figura 18 – Criar fonte bibliográfica Observações: Para localizar fontes bibliográficas adicionais, ou informações adicionais sobre as fontes bibliográficas que você está citando, clique em “Inserir citações” e clique em “Pesquisar bibliotecas”. Por exemplo, é possível pesquisar um banco de dados de bibliotecas em busca de toda correspondência de um tópico específico na coleção dessa biblioteca.

Em seguida, com um único clique, é possível inserir a citação no documento ou adicionar as informações sobre a fonte na lista atual de fontes bibliográficas para usar posteriormente. Se você escolher um estilo GOST ou ISO 690 para suas fontes e uma citação não for exclusiva, anexe um caractere alfabético ao ano. Por exemplo, uma citação aparecia como [Pasteur, 1848a]. Existe uma maneira mais prática para se colocar referências no ormato ABNT.

Com certeza, se trata de um recurso muito útil na execução de grandes documentos (como teses e dissertações) onde o gerenciamento de referências e citações pode se tornar um problema. No Word 2003, por exemplo, não há nenhum mecanismo nativo que permita o gerenciamento de referências. Entretanto, o Word 2007 possui um gerenciador de referências. O problema é que ele não vem com as normas ABNT, acadêmicos que exigem obediência às normas ABNT (como monografias, teses, dissertações e artigos científicos). Porém, existe uma forma de inserir os estilos da ABNT no banco de stilos de referências do Word 2007. ara isso, é necessário fazer o download do estilo de norma que você deseja. Atualmente, existem 3 estilos disponíveis: A ABNT normal (citações feitas com o nome do autor e bibliografia em ordem alfabética), a ABNT numérica (citações indicadas por números, e bibliografia na mesma ordem das citações) e ABNT numérica alternativa. Pesquisando no “Google” por ABNT NBR você facilmente encontrará estes arquivos para download, porém, aos interessados o link ficará disponível . com os devidos direitos autorals dispostos), no final deste documento.

Supondo que você á tenha o arquivo (que tem extensão XSL), salve em um local de sua preferência. Depois que você salvou o arquivo do estilo ABNT desejado, basta copiá-lo para o local onde o Word 2007 armazena seus estilos. Na maioria dos computadores com Windows, o local correto é: FilesMicrosoft se você utiliza o Windows em português, substitua o “program files” por “arquivos e programas”. No caso de computadores com MAC e Wlndows 2008, o caminho correto é: /Applications/ Microsoftoffice2008/MicrosoftWord . app/Contents/Resources/ Style/ Se você seguiu o passo-a-passo corretamente, já tem instalado o eu estilo ABNT.

Figura 20 – Adicionando NBR 6023 5. Separador – Legendas Figura 21 – Separador Legendas 5. 1 0 que é uma legenda? Uma legenda é um nome Uma legenda é um nome numerado, como por exemplo, “Figura 1″, que você pode adicionar a uma determinada figura, equação ou outro item. Você pode variar o nome e o formato de número da legenda de diferentes tipos de itens, por exemplo, ” abela II” e “Equação 1-A”. Se adicionar, excluir ou mover as legendas posteriormente, você poderá atualizar facilmente os números das legendas de uma só vez. 5. 2 Inserir legendas

Na guia “referências”, no separador “Legendas”, clique em inserir legendas. Figura 22 – Opções de Legenda No botão “Novo Rótulo… ” , escolha um novo rótulo para o item e clique em OK. No quadro de texto legenda, é poss[vel digitar qualquer texto adicional que deseja que apareça ao lado do rótulo do item. Abra o quadro de listagem Posição, e escolha abaixo ou acima do item selecionado e clique em OK. Por fim, no botão “Numeração. “, escolha o tipo de número para alterar o formato da numeração da legenda, como por exemplo, trocar o número romano, por 1 Arábico e selecione o campo incluir número do capítulo” 5. Referência Cruzada Quando escrevemos um documento, é comum incluirmos imagens, tabelas e outros elementos. Ao longo da escrita do documento por vezes temos a necessidade de fazer referência a esses elementos. uma referência cruzada faz referência a um item que aparece numa outra localização num documento (por exemplo, ‘Ver figura É claro que este processo pode ser feito “manualmente”, no entanto considerando que pode existir uma alteraçã processo pode ser feito “manualmente”, no entanto considerando que pode existir uma alteração na identificação dos elementos ex. igura 1 passa a ter identificação figura 2), ao serem criadas referências cruzadas no texto, estas são também atualizadas automaticamente. Como criar uma referência cruzada – Depois de inserir uma legenda em uma imagem ou tabela, e pretender referenciar esse elemento ao longo do documento, basta selecionar a aba “Inserir”, e escolher Referência cruzada Figura 23 – Referência cruzada Depois, selecionar o tipo de referência (Figura, Tabela ou Equação) e indicar o elemento ao qual se pretende referenciar e definir qual informação será inclusa no texto (apenas texto e úmero, número de páginas, etc. . Figura 24 – Tipos de referência cruzada Será criada automaticamente uma referência cruzada ao texto do elemento indicado. 6. Separador índice 6. 1 índice Remissivo Trabalhar com documentos longos fica melhor ainda se você incluir além do sumário, um índice remissivo. Um Índice desse tipo permite que seus leitores encontrem rapidamente a informação que precisam, por exemplo, em qual página o pensador alemão Karl Marx foi citado. Para saber, basta ir ao índice remissivo e procurar por Marx, Karl e ver em que página ele é citado. PAGF 13

Professor

0

06/12/2011 bentos O que é bentos? • Microbentos: constituídos por pequenos organlsmos como por ex. Protozoários. • Comunidade Bentônica –

Read More

Movimento circular uniforme

0

Roteiro 5 Movimento Circular Uniforme O movimento circular uniforme pode ser definido como sendo um movimento bidimensional realizado por uma

Read More