Behaviorismo

Categories: Trabalhos

0

PSICOLOGIA TEXTO A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS TEXTO II A EVOLUÇÃO DA OF5 Svipe nentp Andréa Cataldi Valverde dos Santos Questões 1- Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifico? De um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientifico (em qualquer área) R: O cotidiano é tudo que vivemos no dia a dia e conhecimento cientifico é quando você retira um fato do cotidiano e o estuda estuda a origem e o significado da existência humana. Religião: formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistério e princípios morais.

Senso comum: conhecimento acumulado no cotidiano. Ciência: aprofundamento, sofisticação em uma área de estudo. 6- Quais as características atribuídas ao conhecimento cientifico? R: Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade. 7- Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento especifico? R: O senso comum é tudo que aprendemos no cotidiano, sem nos aprofundarmos. O conhecimento cientifico é o aprimoramento e conhecimento especifico de um determinado objeto. – quais são os possiVeis objetos de estudo da psicologia?

R: O homem em sua diversidade. 9- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? R: Cada profissional ‘ cientista’ da psicologa denominara o objeto de estudo aquele que for o de sua área especifica. 10- Qual a matéria prima da Psicologia? R: A identidade psicológica. construído pelo individuo (portanto individual e particular), a partir de seus conhecimentos, aptidões, relações sociais, vivencia, constituição biológica e a fonte de suas manifestações em todas ?reas de atuação conforme sua singularidade. 2- Por que a subjetividade não é inata? R: Porque esta sempre em construção e pode ser alterada conforme a evolução do individuo que a transforma. 13- Porque as praticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica? R: Porque não são praticas construídas no campo da ciência e estão em oposição aos princípios da psicologia. 1- Qual a importância de se conhecer a historia da psicologia? R: Para entender como a Psicologia é apresentada hoje. 2- Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que ropiciaram o inicio da reflexão sobre o homem?

R: Era um povo evoluído, com produção planejada e iniciando a construção de cidades-estado. 3- Quais as contribuições f 3 para a Psicologia não podiam ser separados, a alma era o principio ativo da vida. Definiu a percepção de alma vegetativa, sensitiva e racional. 4- Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média qual a contribuição de santo Agostinho e São Tomas de Aquino para o conhecimento em Psicologia? R:Santo Agostinho inspirava-se em Platao,fazendo também a separação da alma e do corpo, dizia que a alma era uma anifestação divina no homem,e imortal pois ligava o homem a Deus.

São Tomas de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência. E introduzindo um ponto de vista religioso dizia que apenas Deus reunia essência e existência. E com seus argumentos racionais garantiu o monopólio do estudo do psiquismo para a Igreja. 5- Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição? R: No inicio do século XXVII, Movimentos Renascentistas. Afirmou que o homem possuía uma substancia material e outra pensante, eparando assim a alma do corpo.

Que possibilitou que o corpo fosse estudado após a morte, possibilitando o avanço da anatomia e da Fisiologia. 6- Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia? R: Pra a Psicologia era necessário entender os mecanismos e funcionamento do cérebro e do corpo, e passa a trilhar os caminhos da fisiologia e neurofisiologia, que estudavam a psicologia como psicofísica. 7- Qual o papel de Wundt na historia da Psicolog 4DF5 que estudavam a psicologia como psicofísica. – Qual o papel de Wundt na historia da Psicologia?

R: Foi considerado o pai d psicologia moderna ou cientifica, desenvolveu estudos da mente e do corpo e a ligação que um fenômeno tem com o outro. 8- Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência? R: Seu status de ciência passa a ser reconhecido quando se liberta da fisiologia, definindo seus próprio objetos de estudo, formulando métodos e teorias. 9- O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo? R: Funcionalismo: O que fazem os homens e porque fazem?

Tem a consciência como centro de suas preocupações e busca a compreensão em seu funcionamento. Estruturalismo: Preocupa-se também com a consciência, porem estuda as estruturas do sistema nervoso em laboratório. Associacionismo: A aprendizagem se da por uma associação de idéias, onde para se entender as mais complexas é necessário entender as mais simples. IO- Quais as principais teorias em Psicologia no século XX? R: Behaviorismo (Definiu o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento Gestalt (Postula a neces entender o homem em S

Termo de abertura de projeto

0

Suncell Comunicações S. A. Nome do Projeto: Celular Híbrido Termo de abertura do projeto A empresa Suncell está consolidada no

Read More

Procedimentos operacionais padronizados e procedimento padrão de higiene ocupacional – legislação/anvisa

0

Procedimentos operacionais padronizados e procedimento padrão de higiene ocupacional – legislação/ anvisa Premium gy luangpx 06, 2012 2 pagos Luan

Read More