Bioconstrução
BIOCONSTRUÇÃO Matinhos-PR 201 1 Desde o tempo da pré-história, o ser humano construía suas várias formas de residências, criadas em função de protegê-los dos fenômenos naturais exteriores (como as precipitações, o vento, o calor e frio, entre outros), além de servir como refúgio contra ataques de terceiros. Cerca de 2/3 do tempo de vida humana é passado dentro de algum tipo de constr em atividades religio Existem vários tipos cabanas, chalés, etc. , e E várias tipologias de ar 2 Swipe to v ormindo, em lazer, abitaçóes (casas, frios, entre outros. como: Madeira, oncreto, cimento, pedra, areia, cal, terro, argila, barro, entre outros. Mas com todas essas formas de construções acabamos interferindo, de maneira agressiva, ao meio ambiente. E somos forçados a mudar nossos hábitos construtivos para garantirmos o bem comum de todos e das gerações futuras.
Construção civil investe no equilíbrio ambiental “Considerado um dos setores que mais causa impactos no meio ambiente devido ao alto consumo de materiais, energia e geração de resíduos, a construção civil vem buscando cada vez mais principios de sustentabilidade e se especializando em bioconstruç omum. Uma das alternativas é a bioconstrução, que nada mais é, uma técnica de construção que utiliza materiais que não agridem o meio ambiente e reutiliza materiais locais e provenientes de resíduos, aproveitando e minimizando o uso de matéria-prima do planeta. ara se obter uma construção sustentável basta: * Estudar o impacto ambiental que será causado pela obra; * Usar materiais e técnicas ambientalmente corretas; * Analisar o ciclo de vida dos materiais; * Eficiência energética: Racionalização do uso de energia pública ornecida e, quando possivel, aproveitamento de fontes de energias renováveis, como eólica e solar; * Uso adequado da água e reaproveitamento: Captação da água da chuva e uso de sisternas (que podem ser aproveitadas para ? limpeza de áreas externas e sanitários); * Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais: Iluminação natural, conforto térmico e acústico; * Gestão dos resíduos sólidos.
Reciclar, reutilizar e reduzir; * Conforto e qualidade interna dos ambientes; * Permeabilidade do solo; * Integrar transporte de massa elou alternativos ao contexto do rojeto. O uso e a função de uma construção são sempre resultados de um processo sociocultural, ou seja, são resultados de como a cultura e a sociedade se desenvolveram através do tempo. Através disso, devemos analisar e chegar a um senso de como podemos nos adaptar a uma nova estrutura construtiva, visando não prejudicar o meio em que vivemos. Vale lembrar que a bioconstrução não se resume apenas ? utilização de materiais ecologicamente corretos durante a construção. A ocupação também deve seguir a filosofia da responsabilidade ambiental. Exemplo-l de Bioconstrução