Biomas brasileiros

Categories: Trabalhos

0

http://www. suapesquisa. com/geografia/biomas_brasileiros. htm http://www. brasil. gov. br/sobre/geografia/biomas-e-vegetacao Ibiomas-brasileiros http://oespacobrasileiro. blogspot. com/2010/04/biomas -brasileiros. html BIOMAS BRASILEIRO Definiç•ao Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal existir diversos tipos ve orn vivem de forma adap a to chuva, umidade, calo caracterizam-se, no g e vegetais (biodiversidade). o bioma podem vivos de um bioma da tu reza (vegetação, mas brasileiros rsidade de animais – Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do pais, temos os costões rochosos e manguezais. Fatores Bióticos Ocasionados pela presença de seres vivos ou suas relações.

Os fatores bióticos são todos os seres vivos da biosfera. Fatores Abióticos Também chamados de não vivos, são os fatores ambientais como a água, o solo, a temperatura, a luminosidade e as propriedades nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos. Extensão aproximada: 4. 196. 943 quilômetros quadrados A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil — ocupa quase metade (49,29%) do território nacional.

Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), quase totalmente Rondônia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranhão (34%) e Tocantins (9%). CLIMA Ele é dominado pelo clima quente e úmido . com temperatura médla de 25 oc) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso – Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul.

A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas. – Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica iodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores. PAGF que resultou em 67% de áreas do cerrado a serem consideradas altamente modificadas com voçorocas, assoreamento e envenenamento dos ecossistemas.

Atualmente, a região contribui com mais de 70% da produção de carne bovina do País, importante centro de produção de grãos (soja, feijão, milho e arroz). Como uma atividade secundária, grandes extensões de cerrado são ainda utilizadas na produção de polpa de celulose para a ndústria de papel. Outra atividade recentemente implantada é o turismo. No entanto, as introduções dessas atividades reduziram o cerrado a cerca de apenas 20% de área do bioma em estado conservado.

A necessidade urgente de se criar e manejar adequadamente novas unidades de conservação representativas do cerrado, é de enorme importância para a preservação da rica e variada biodiversidade deste bioma. – Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). ? o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada).

Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas. – Mata dos Pinhais — também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza- se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical. – Mata Atlântica – nest presença de diversos característico é o subtropical Mata Atlântica — neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira.

Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto. – Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatlnga. presença de palmeiras com olhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti. Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato- Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical. Estimativas recentes indicam que cerca 20% da cobertura vegetal original da região já foi modificada. Apesar de todos os impactos que a região tem sofrido, grande parte dela permanece ainda intacta ou pouco alterada, mantendo opulações significativas de espécies raras e ameaçadas.

Desenvolveu-se na região uma cultura bastante sintonizada com o seu meio, conseguindo unir exploração econômica ? manutenção do patrimônio natural da região. Esse quadro que vem sendo alterado, em função da pressão pela intensificação de sua produtividade econômica. EXTENSÃO: econômica. EXTENSAO: Biomas Brasileiros Devido a sua dimensão continental e à grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga 7 biomas, 49 ecorregibes, já classificadas, e incalculáveis ecossistemas.

Blomas são grandes estruturas ecológicas com fisionomias istintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente pelos fatores climáticos (temperatura e umidade) e formações vegetais relacionados à latitude. Assim, podemos dizer que bioma e um conjunto de vida (vegetal e animal) em escala regional de condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

Ecorregião: um conjunto de comunidades naturais, geograficamente distintas, que compartilham a maioria das suas espécies, dinâmicas e processos ecológicos, e condições ambientais similares, que são fatores críticos para a manutenção e sua viabilidade a longo prazo (Dinnerstein 1995). Ecossistema designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Caracterizam-se pelo fato de serem sistemas altamente complexos e dinâmicos, com tendência para a auto- organização e auto-renovação.

Os ecossistemas são, no fundo, o objeto de estudo da Ecologia. “Os ecossistemas fazem parte de um bioma e são definidos formalmente como: unidade funcional de base em ecologia, porque inclui, ao mesmo t s vivos e o meio onde PAGF s OF vezes, o termo bioma é utilizado como sinônimo de ecossistema, o entanto, ao contrário do segundo que implica nas inter- relações entre fatores bióticos e abióticos, o primeiro significa uma grande área de vida formada por um complexo de habltats e comunidades. físicas e qu(rmcas da biosfera. São ausentes da presença de seres vivos.

BIOSFERA Conjunto de todos os ecossistemas da terra incluindo as regiões da hidrosfera (as águas) da litosfera (o solo) e da atmosfera (camada gasosa onde existe alguma forma de vida). Os ecossistemas que compõem a biosfera são condicionados por sua posição geográfica, sua história geológica e pela evolução biológica do planeta. Os grandes ecossistemas contém comunidade clímax que chamamos de biomas, em equilíbrio dinâmico com as condições ambientais. AMAZÔNIA A grande maioria das florestas tropicais brasileiras está concentrada neste bioma que fica localizada a norte do continente sul-americano. 7% estão em território brasileiro sendo o restante distribuído entre a Venezuela, Surina olívia, Colômbia, Peru e não identificada. 30 mil espécies vegetais reconhecidas, ou 10% das plantas do mundo, espalhadas em 3,7 milhões de Km2 (parte brasileira). A Floresta Amazônlca está distribuída em diversos tlpos de ecossistemas associados como: Florestas fechadas de terra firme; Várzeas ribeirinhas; Campos; Campinas; Igapos; Campinaranas. As matas alagadas possuem várias espécies arbóreas de importância econômca e estão ao alcance das enchentes anuais.

As flutuações do nível da água podem chegar a 10 metros ou ma. s. As árvores das florestas alagadas têm várias adaptações morfológicas e fisiológicas para viverem submersas, como raízes respiratórias e sapopemas*, raízes laterais situadas na base da árvore. Plantas e animais da floresta alagada vivem em função das suas diversas adaptações especiais para sobreviver durante as nchentes. A vegetação das florestas de várzea é mais rica do que as da floresta de igapó devido à fertilidade oriunda dos sedimentos. As várzeas são especialmente ricas e produtivas.

Concentrava grandes comunidades indígenas. Atualmente são desenvolvidos vários projetos agropecuários e industriais. A região da bacia amazônica ostenta a maior variedade de aves, prmatas, roedores, jacarés, sapos, insetos, lagartos e peixes de água doce de todo o planeta. por ali circulam 324 espécies de mamíferos, como a onça-pintada, a ariranha, a preguiça e o macaco-uacari. Vivem cerca de 25% da popula ão de rimatas do globo e 70 das 334 espécies de papagaio PAGF 7 diferentes. Só no Rio Negro podem ser encontradas 450 espécies enquanto que na Europa não se contam mais de 200.

CERRADO É o nome regional dado às savanas Brasileiras – Extensão aproximada: 2. 036. 448 quilômetros quadrados O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro Estende-se pela região central do País, compreendendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o oeste da Bahia, o sul do Maranhão e parte de Piauí, chegando a Rondônia e Pará. Cerca de 85% do grande platô que ocupa o Brasil central era originalmente dominado pela paisagem do cerrado, representando cerca de 1,5 a 2 milhões de km2, ou aproximadamente 20% da superfície do Pais.

O clima típico é quente, semi-úmido, com verão chuvoso e inverno seco. A pluviosidade anual fica em torno de 800 a 1600 A paisagem do cerrado é caracterizada por extensas formações de savana, com matas ciliares ao longo dos rios, no fundo de vale. Outras vegetações podem aparecer na região dos cerrados, como os campos úmidos e as veredas de buritis. Nas maiores altitudes podem ocorrer os campos rupestres. As árvores do cerrado são muitos peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa, e de folhas geralmente grandes e rígidas.

Multas plantas herbáceas têm órgãos subterrâneos para armazenar água e nutrientes. Cortiça grossa e estruturas subterrâneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptações desta vegetação às queimadas periódicas. PAGF 8 OF ecossistemas de cerrado vêm co-existindo com o fogo desde tempos remotos, inicialmente como incêndios naturais causados por relâmpagos ou atividades vulcânicas e, posteriormente, causados pelo homem. Mais de 1. 00 espécies de mamíferos, aves e répteis já foram identificados nos ecossistemas de cerrado (Fauna do Cerrado, costa et al. , 1981).

Entre a diversidade de invertebrados, os mais notáveis são os térmitas (cupins) e as formigas cortadeiras (saúvas). São eles os principais herbívoros do cerrado, tendo uma grande importância no consumo e na decomposição da matéria orgânica, constituindo uma importante fonte alimentar para outras especies anmais. Considerado até recentemente como um ambiente pobre, o cerrado é hoje reconhecido como a savana mais rica mundo com a presença de alta diversidade vegetal e animal. A fauna apresenta diversas espécies de aves, mam[feros, anfíbios e répteis, sendo muitas delas endêmicas.

Estima-se que existam no bioma 1 0,000 espécies plantas, sendo 4. 400 endêmicas. O cerrado se constitui ainda, num verdadeiro pomar natural, em que frutos se destacam pela variedade de formas, cores, sabores e aromas. Centena de espécies vegetais dessa região fornecem ao homem frutas saborosas e nutritivas, e um número incalculável é utilizado pela fauna silvestre. Estudos recentes estimam o número de plantas vasculares em torno de 5 mil. O bioma permaneceu relativamente preservado até a década de 950.

A partir do início dos anos 60 iniciou-se um processo de ocupação e o estabelecimento de atividades agrícolas na região o que propiciou a rápida redução da biodiversidade. Nas décadas de 1970 e 1980 muitos Nas décadas de 1 970 e 1980 muitos programas governamentais foram lançados com o propósito de estimular o desenvolvimento da região do cerrado. Este acelerado crescimento da fronteira agrícola originou desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos que resultou em 67% de áreas do cerrado a serem consideradas altamente modificadas com voçorocas, ssoreamento e envenenamento dos ecossistemas. arne bovina do País (Corrêa, 1989). É também um importante centro de produção de grãos (soja, feijão, milho e arroz). CAATINGA Extensão aproximada: 844. 453 quilômetros quadrados Considerado como o unico bioma exclusivamente brasileiro, está localizado na faixa sub-equatorial, entre a floresta amazônica e a floresta atlântica, compreendendo quase 10% da área total do território brasileiro, com aproximadamente 740. 000 km2. Abrange os estados do Ceará Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ala e leste do Piauí e norte

Trabalho wall mart

0

Faculdades Anhanguera Educacional Responsabilidade Social e Meio Ambiente PROJETO SUSTENTABILIDADE Santa Bárbara-SP 2009 curso de dministraçã 2 SUMÁRIO INTRODUÇAO 6

Read More

Silk screen

0

A partir de uma moldura de madeira quadrada e um tecido esticado ao máximo, uma folha de plástico cheia de

Read More