Atividades do módulo 01 do progestão

Categories: Trabalhos

0

Progestão Módulo I – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Caderno de atividades Reunião com os profissionais da escola Atividade 1 – A) Planejando a reunião Data: 14/04/12 Horário: das 08 às 10h (tempo estimado: 2h) Local: Sala 04 da Escola Estadual Cel.

Carneiro Júnior Assunto: Regras e condutas do Regimento Escolar Público: Professores, auxiliares de educaçã Regentes da reunião: , Pauta: • Boas vindas (5 min) • Mensagem inicial (5 min) iOS da secretaria e or7 di ora e vice-diretoras) • Apresentação das regras pausando nas que mais causam olêmicas e questionar sobre uma nova conduta, discutir sobre as possíveis mudanças de acordo com as mudanças sociais que vivemos (1h 10 min). ?? Redigir as discussões para reformulação do Regimento Escolar (25 min) er a Ata e solicitar assinatura de todos (10min) • Mensagem final e Agradecimentos finais (5min) Tarefas acordadas: mudança no regimento Cl Prazo: Dois meses para nova redação, publicação e posterior cobrança de aplicação. C) Registrando a reunião A reunião gera uma tensão porque a maioria dos professores rápidas transformações sociais se conflitam mais fortemente om os pensamentos dos ditos formadores de opiniões, seus professores, que estão numa idade mais avançada em relação a esses jovens e estimulados alunos.

Sendo assm, reformular as regras passa a ser uma tormenta ao invés de solução. Mas, é necessario. Alguns saem desanimados, acham que tudo é inútil, que a discussão não levará a nada. Mas, uma boa parte do grupo discuti fortemente e estuda o ECA para saber o que pode ser associado à essa nova formulação do Regimento.

Esse grupo propõe mudanças no Regimento que estão amparadas pelo ECA não ferem a LDB e buscam associação à comunidade escolar local ara que, desse modo, não haja desavenças e o novo Regimento possa ser aceito com o apoio de todos: família, alunos e demais órgãos parceiros da escola, tais como conselho tutelar, Patrulha escolar da PM, dentre outros. Módulo I – Como articular al da escola com as Inicial (5 min) • Desenvolvimento do assunto (1 h 45min) o Apresentar a importância da Educação Sexual e a Lei que rege esse conteúdo no Estado de Minas Gerais: LEI NO 12. 91, DE 16 DE ABRIL DE 1997. (5 min) o Reprisar cenas de filmes que chocaram a sociedade com temas sobre o assunto, tais como “Filadélfia”, “As melhores coisas do undo”, “Muita calma nessa hora”. (20 min) o Abrir espaço para discussão sobre as cenas apresentadas (20 min) o Fazer uma chuva de ideias (Brainstorm – uma metodologia de exploração de ideias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas. ) (15 min) o Fazer comentários e intervenções sobre as falas dos alunos para entendimento das colocações (15 min). Colocar a seguinte pergunta em pauta: “O que você gostaria de aprender na escola e que pudesse ser útil para mudar elou melhorar a comunidade (meio) em que você vive? ‘ (5 min) Sistematizar os resultados com novas intervenções e provocações do professor agrupando as respostas por afinidades de conteúdo. (10 min) o Dividir os alunos em grupos para que organizem os registros de suas ideias. Esse material será depois recolhido pela regente da reunião (15 min). ?? Agradecimentos finais e mensagem final (5 min) Cl Tarefas acordadas: inovações de técnicas de abordagem aos alunos sobre Educação Sexual baseado nas informações colhidas com os alunos; Prazo: três meses para divulgação aos professores das condutas dentro dessa discussão para que posteriormente seja obrada uma nova forma de aplicação do conteúdo em questão Observações/impressões pessoais: é uma atividade que aproxima o professor do aluno, bem como torna a PAGF3rl(F7 Observações/impressões pessoais: é uma atividade que aproxima o professor do aluno, bem como torna a escola mas ativa em sua vida, podendo dessa forma gerar mudanças a longo prazo em nossa sociedade. A pnnc(pio parece uma atividade utópica, sem finalidade aparente, mas uma discussão como essa leva a mente do adolescente a refletir melhor sobre seus valores e os valores colocados pelo meio social que ele convive. Quem será o vilão da história. Temos que entender que estamos vivendo um momento delicado de transformações sócias e culturais fortíssimas e que trarão sérias consequências se não forem pensadas e moldadas.

Nosso papel enquanto educador é fazer com que nossos jovens se sintam mais próximos de nós para ganharem confiança e assm podermos os ajudar na promoção de situações de bem comum. Atividade 3 – Reunião entre profissionais da escola e famílias. A) planejando a reunião B) Registro da Reunião. Data: 02/04/12 Horário: das 18h30min às 20h30minh (tempo estimado: 2h) Local: Sala 04 da E-scola E-stadual Cel. Carneiro Júnior Público Alvo: Pais da Comu Freitas Leite • Apresentação e boas vindas (5 min) • Mensagem Inicial (5 min) • Desenvolvimento do assunto (1h 35min) o Aplicação da dinâmica da bexiga: durante uma música tocada, a regente solta na sala da reunião várias bexigas da mesma cor cheias na sala.

Dentro de todas elas há um papel contendo uma frase de otimismo. Porém entre elas há uma com a palavra AIDS, em outra GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, em outra DTS’s, em outra HOMOSSEXUALIDADE, em outra RELIGIAO X SEXO SEM COMPROMISSO. Quando a música parar, cada um segura sua bexiga e a estoura, pegando o papel que está dentro. O primeiro a ler seu conteúdo será uma pessoa com uma frase de otimismo. Em seguida, a regente chama a todos para colocarem os assuntos a serem debatidos e um a um, abre-se uma discussão com a seguinte questão: “Como podemos fazer para que esse tripé de nossa sociedade (familia X escola X igreja) não se bambeie e permaneça em pé”? A regente abre espaço para discussão de cada assunto fazendo anotações em um quadro para ao final fazer uma associação das ideias discutidas no grupo e verificar a viabilidade de mplementação ao Regimento escolar. • O Registro das discussões será feito simultaneamente em ATA, a qual será lida pelo relator e depois assinada por todos. (10 min) Tarefas acordadas: inovações de técnicas de abordagem aos com os pais mantendo no foco no tripé que rege nossa sociedade: família X escola X igreja; Prazo: Dois meses para divulgação e posterior aplicação dentro de nossa escola. Observações/impressõ C] Observações/impressões pessoais: trazer os pais a discussão dentro de situações que antes a escola tomava as decisões sozinha é bem delicado. Primeiramente, o mais difícil é a presença em si.

Enfrentamos esse problema de a Escola ser duas partes do tripé: ela faz seu papel e o da família muitas vezes. Entretanto, após vencer esse obstáculo (o pior, talvez), torna-se uma situação prazerosa porque traz uma sensação de divisão de cargas: o peso não pende mais para um lado em especial. Ambas as instituições saem vitoriosas e devemos, em momentos como esse, demonstrar a família que somos aliados e não forças contrárias. E dessa maneira a ideia é sempre trazer a família para discutir assuntos dos mais iversos temas dentro da escola. Com isso desenvolveremos com certeza nosso papel social em relação às demandas da nossa comunidade. Atividade 4 – Profissionais da escola, alunos e famílias.

Data: 09/04/12 Assunto: Como a fam[lia p o processo de Educação Desenvolvimento do assunto (1 h 45min) o Dinâmica da “Batata quente”: os participantes devem permanecer em círculo misto (em relação aos participantes) em uma bexiga escreve-se “Gravidez na adolescência” e durante uma música, os participantes vão passando a bexiga contendo essa escrita. Num momento de para da música, quem ficou com a exiga vai ter que falar sobre o problema em questão. A organizadora (regente) faz a seguinte questão: . Com quem fica a criança – problema da situação- com os pais adolescentes ou com os avós? ” O mesmo pode ser feito em relação às DSTs: “Quem cuida de si mesmo: você ou sua família? ‘ E faz-se dessa forma uma dlscussão em grupo, buscando mostrar a importância da família num direcionamento dentro da conduta familiar, sem retirar a autonomia da escola.

Podemos promover um processo de ensino-aprendizagem diferenciado aqui, pois tanto família, quanto aluno e escola prendem com a experiência mútua e dessa forma será mais certo de construirmos, unidos, uma sociedade mais responsável e justa. Cl Tarefas acordadas: partlcipação mais ativa da famnia na escola sem retirar a autonomia da mesma. Prazo: reuniões mensais com temas diversos dentro de todas as áreas do conhecimento. Observações/impressões pessoais: podemos promover um processo de ensino-aprendizagem diferenciado aqui, pois tanto família, quanto aluno e escola aprendem com a experiência mútua e dessa forma será mais certo de construirmos, unidos, uma sociedade mais responsável e justa. PAGFarl(F7

Tcc – arquitetura e urbanismo / entidade filantrópica de reabilitação para dependentes quimicos

0

SUMÁRIO 1. INTRODUÇAO 2. RESUMO / ABSTRACT 3. JUSTIFICATIVA 4. HISTORICO DO LOCAL 5. HISTORICO DO TEMA 6. LEITURA URBANA

Read More

Análise da fragmentação, das forças

0

ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO, DAS FORÇAS COMPETITIVAS E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES José de Paula Barros Neto, M.

Read More