Botticelli

Categories: Trabalhos

0

Botticelli Foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli. Nasceu em Florença em 1445 , na popular none (bairro) de Ognissanti. Filho de um fabricante de cortumes de nome Mariano Di Vanni e da sua mulher,Smeralda. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua vida, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu Irmao. Por volta de 1465 entrou para o ateliê de Filippo Lippi, cujo estilo elegante marcou claramente suas primeiras obras.

Mais tarde trabalhou como ajudante de Andrea Verrocchio e conheceu Piero Pollaiuolo, criadores que o influenciaram. Um retratista primor suas pinturas pessoa arn ora entre fguras de sant e a,) Sv. i* to view nut*ge Em 1469 ajuda na ex virtudes para o tribu ente incluía em ntemporâneos, ntação das sete endada a Pollaiuolo. Aos 25 anos, Botticelli j possu a ateli pr prio. Em 1470, Botticelli, conheceu a família Médice, mecenas florentinos, pros quais realizou suas obras mais famosas.

Naquela época, foi uma grande novidade realizar obras com formato grande que não tivessem cunho religioso, isto se deve ao vinculo de mecenas com filosofia neoplatônica, cujo caráter simbólico deveria reproduzir as obras encomendadas. Baseadas nelas foram formuladas diversas e complexas interpretações, que vão muito além de sua graça evocadora. A esta mesma época correspondem também A Adoração dos Reis Magos e o Díptico de Judite, obras igualmente emblemáticas. Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 40. ara trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Casim Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos “As provações de Moisés, “O castigo dos Rebeldes” e a “Tentação de Cristo”. Sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar as idéias cristãs com as clássicas.

Os Médici eram os líderes da patronagem artística e intelectual, assim como eram [deres no comércio. Cosimo de Médici-o Velho (1389-1464)fundou uma academia voltada ao estudo dos clássicos, especialmente dando ênfase ao trabalho de Platão, atraindo seus seguidores, os neoplatonistas. O Neoplatonismo é caracterizado por uma forte oposição entre o espiritual (idélas) e o carnal (material). Escritores, filósofos e músicos dominavam o círculo neoplatónico, mas também alguns escultores, pintores e arquitetos, os quais mostravam especial interesse no mundo antigo.

O estudo do nu masculino se tornou aceitável, enquanto os nus femininos eram raros até o fim do séc XV. A busca da idealização do corpo humano, se juntava ao desejo de retratar a realidade com precisão, sendo as figuras idealizadas porém anatomicamente corretas. A definição do espaço era feita por eio de técnicas quase que puramente matemáticas de linhas de perspectiva, planos e elevações. Nesses anos realizou suas obras mais célebres, de caráter profano e mitológico, como “Marte e Vênus”, ‘Palas e o centauro”, “O nascimento de Vênus”, relacionadas com o neoplatonismo do filósofo Marsilio Ficino.

Na última delas, executada por volta de 1485, pintou Vênus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nasciment 1485, pintou Vênus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino. O desenho, delicado e rítmico, e o refinado emprego da cor, característicos de Bottlcelli, alcançaram aí perfeita expressão. Entre os quadros religiosos que realizou nessa época destacou- se a “Virgem do Magnificat”, circular, em que os ideais de beleza apareciam plasmados no rosto da Virgem.

Em 1482, após retornar de Roma, Botticelli entra em uma nova fase de sua carreira. Como outros artistas do círculo da academia dos Médici, trabalhava modelos clássicos para seus patronos. Para os próprios Médici, Botticelli realizou trabalhos mitológicos, inspirados na antiguidade, mas também influenciados por ensamentos neop atônicos, incluindo suas famosas obras “A Primavera” e “O nascimento de Vênus”. Os últimos anos de sua carreira foram afetados por uma profunda crise espiritual.

Enquanto Botticelli criava suas obras mitológicas, um monge, conhecido como frei Savonarola, começava a entoar fervorosos sermões denunciando o paganismo de Florença. Muitos florentinos o apoiaram e fizeram passeatas pelas ruas, recriminando o uso de temas mitológicos. Nos anos 90, Botticelli também, em crise, renuncia seus própnos trabalhos, e num gesto dramático, queima muitas de suas telas em praça pública. Começa então, a produzir apenas pinturas religiosas, muito emocionais.

A anterior sensualidade da obra de Botticelli foi substituída por uma relativa austeridade, algo que deflagrava o início do último momento renascentista, cujos melhores exemplos foram a ‘Pietà” de Munique e “A calúnia de Apeles”, baseada nas descrições de um quadro do grego Apeles; quando Roma tornou-se o centro cultural italiano e os estilos de Mich PAGF3ÜFd quadro do grego Apeles; quando Roma tornou-se o centro cultural italiano e os estilos de Michelangelo e Rafael dominaram o gosto dos mecenas do Vaticano.

Depois de voltar de Roma, em 1482, Botticelli elaborou durante este decênio toda uma série de quadros mitológicos, como discutido acima. um dos mais conhecidos e estudados é “A Primavera”, cujo significado não é ainda hoje totalmente evidente. De acordo com estudos mais recentes, esta pintura foi encontrada em 1499 no palácio citadino que Lorenzo di Pierfrancesco, um membro colateral dos Médicis, ocupava em Florença. ? possivel que Pierfrancesco tenha conhecido Botticelli pessoalmente, e que este tenha sido seu presente de casamento. Botticelli morreu em Florença em 17 de maio de 1510, quando riunfava na Itália a estética do alto Renascimento, a que suas últimas obras nao foram alheias, pois várias delas mostram um alargamento de escala e uma imponência típicos da nova fase.

Principais obras de Botticelli (pinturas): O Nascimento de Vênus * A Primavera ‘k A Adoração dos Magos * O Castigo dos Rebeldes * A Tentação de Cristo * Retrato de Dante Alighieri * Nastagio Degli Onesti * A Coroação da Virgem * O Inferno de Dante http://pt. wikipedia. org/wiki/Sandro_Botticelli http://www. pitoresco. com. br/universal//botticelli/botic. htm http://educacao. uol. com. b It1789u189. ihtm

Religião e pós-modernidade

0

Religião e Pós-Modernidade: a possibilidade da expressão dosagrado Jaci Maraschin As coisas não são como aparecem. Nem são de outra

Read More

Conceito de gestão de operações de comercio exterior

0

http://www. comexblog. com. br/downloads Artigo-A importância da Gestão de Custos Logísticos A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas

Read More