Brasil
COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA FONTE: TEMPESTADE A monografia é a opção mais escolhida pelas faculdades para avaliar se o aluno está apto para deixar o curso universitário. Um desafio que exige uma atenção às normas técnicas comuns a um trabalho científico e que assusta à primeira vista. No entanto, encare o momento como a grande oportunidade de mostrar parte daquilo que aprendeu no decorrer do curso e dê sua contribuição para a área em que vai atuar profissionalmente. CARACTERÍSTICAS DO TRABALHOS hier « Swipe to page A etimologia da palav ealizado será marca Slgnifica “um só” e gr a dissertação tem de ser estudado em min ora to next*ge e o trabalho a ser a grego, monos ‘escrever”, ou seja, assunto, que deve imeira colsa com que você precisa se preocupar com o tema, pois, se optar por algo que não tenha bastante afinidade, a realização do trabalho será muito penosa e você terá dificuldades, caso se arrependa mais tarde. GESTÃO DO TEMPO O tempo para a realização de uma monografia varia de faculdade para faculdade, mas a melhor saída para o aluno é ficar sempre tento ao cronograma e se antecipar aos prazos, para evitar surpresas. As e etapas que precisam ser cumpridas, com pequenas variações, são as seguintes: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, documentação, crítica, construção e redação. – BUSCA DAS INFORMAÇÕES Depois de delimitado o tema, a pesquisa bibliográfica é o próximo passo a ser dado.
Você já deve ter uma noção de onde vai procurar as informações necessárias ao seu trabalho, seja em livros, revistas e artigos científicos. Nessa fase da monografia, a juda do professor é essencial, já que ele tem mais condições de dar esse tipo de orientação. – RELAÇÃO COM O PROFESSOR Além de auxiliar na busca das melhores fontes de pesquisa, o professor deve esclarecer possíveis dúvidas quanto à realização do trabalho. No entanto, a decisão final do que será feito é sua, após pesar bem tudo o que foi dito pelo orientador.
Procure se encontrar com ele pelo menos quatro vezes por mês, para um melhor acompanhamento daquilo que está sendo realizado. – ESTRUTURA DA REDAÇÃO Assim que a pesquisa for finalizada, o aluno tem de unir o material coletado e estruturar o texto de uma forma que todas as informações sejam compreensíveis ao leitor, divididas em introdução, desenvolvimento e conclusão. Algumas dicas podem ser úteis: • Fazer um esboço do texto é uma boa maneira de começar. Esse planejamento tem a função de organizar e hierarquiz PAGFarl(F3 esboço do texto é uma boa maneira de começar.
Esse planejamento tem a função de organizar e hierarquizar as idéias que serão desenvolvidas, para evitar esquecer determinados ópicos. • O respeito à normatização também é essencial. Por isso, procure conhecer o modo correto de usar citações e referências bibliográficas. Para evitar erros gramaticais ou de informação, a revisão deve ser feita, de preferência, horas depois de o texto ter sido escrito, já que algumas falhas não são percebidas quando se está muito tempo na frente de um computador. Mesmo assim, peça a uma pessoa de sua confiança para ler o que você fez.
DICAS DE APRESENTAÇÃO A apresentação da monografia diante dos colegas e avaliadores egue a mesma regra do texto escrito: precisa ter começo, meio e fim. Ela tem de ser ensaiada com antecedência e você não pode, jamais, ultrapassar o tempo estipulado. Leve um papel com tópicos para servir de base daquilo que será dito, mas nunca leia exatamente o que está anotado. – BIOGRAFIA SUGERIDA – Victoriano, Benedito A. D. e Garcia, Carla. C. Produzindo Monografia. 1a edição. São Paulo, Editora Publisher, 1996. – Inácio Filho, Geraldo. A Monografia na Universidade. 2a edição. São Paulo, paprus Editora, 1998. PAGF3ÜF3