Brasil republica

Categories: Trabalhos

0

Brasil República (1 889 a República Velha (1889-1930) Apesar das profundas mudanças constitucionais, a estrutura socioeconômica permanece a mesma; a vida dos trabalhadores não muda; a dependência do capital estrangeiro não muda; o sistema de produção não muda e a distância da população para o processo politico não muda. Apenas uma coisa muda: os militares chegam ao poder. República da Espada: Os Militares no Poder (1889-1894) S. p view next page O período imediatam entre 1889 e 1894, é exército, recebendo, Espada. A República da Espad 8 ação da República, monia política do de República da ansiçao do regime onárquico para o regime republicano. A participação popular no processo foi nula e a república resultou da aglutinação de interesses políticos dos militares, da classe média urbana e da elite cafeeira. Após a deposição do imperador, ficaram claras as diferenças existentes entre os republicanos.

A ala militar queria um Executivo forte e um Regime Centralizado, enquanto a aristocracia reivindicava o Federalismo que lhes permitiria manobrar as economias estaduais sem a interferência do governo central. Os militares assumiram o poder logo após a deposição do imperador, mas os cafeicultores ganharam a disputa final. O Governo Provisório: Deodoro da Fonseca (1889-1891) Na noite de 15 de novembro de 1889, formou-se o governo deliberações, o governo provisório revelou seu caráter conservador.

Deixou bastante claro que sua principal missão era, naquele período de transição, defender a ordem pública e o direito de propriedade dos habitantes nacionais e estrangeiros. E para acalmar os possíveis temores dos países capitalistas, o governo provisório comprometeu-se a assumir, em nome da república todos os compromissos financeiros contraídos durante o regime monárquico.

Entre as primeiras providências tomadas pelo governo provisório, estacam-se: * A grande naturalização, assim chamada em virtude de passarem à condição de brasileiros todos os estrangeiros aqui residentes que não manifestassem desejo de permanecer com a antiga naturalidade. * A separação da Igreja do Estado, ocorrendo, em consequência, a regulamentação do casamento e do registro civil. * A reforma do código criminal, a reforma do sistema bancário e do ensino militar, segundo padrões positivistas. Bandeira da República, com o lema “Ordem e Progresso”. * Assembléia Constituinte, para elaborar a 1a Constituição Republicana. * Transformar as Províncias em Estados e nomeou interventores. Extinção do Senado Vitalici0 e do Poder Moderador. O Problema Econômico — O Encilhamento Na tentativa de promover o desenvolvimento industrial e o crescimento do mercado interno brasileiro, o Ministro da Fazenda Rui Barbosa, aplicou uma polltica de emissão de papel-moeda, de facilidade de crédito e de aumento nas tarifas alfandegárias.

Essas medidas, que deveriam estimular o crescimento e a diversificação da economia nacional, acabaram estimulando uma especulação financeira que deu origem à primeira crise econômica republicana – a Crise do Encilhamento —, 2 OF que deu origem à primeira crise econômica republicana – a Crise o Encilhamento que se caracterizou por um surto inflacionário e aumentou o endividamento público e a criação de “empresas fantasmas”. A Constituição de 1 891 A primeira Constituição Republicana, a segunda da historia do Brasil, foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

Teve como modelo a Constituição dos Estados Unidos e estabelecia, entre outras, as seguintes determinações: * Federalismo; * Presidencialismo; * Representatividade; * Extinção do Poder Moderador e o estabelecimento dos Três Poderes (Executivo, egislativo e Judiciário): * O Poder Executivo era exercido pelo Presidente da República, leito pelo voto direto para um mandato de quatro anos (sem direito à reeleição), ou no seu impedimento pelo vice-presidente, auxiliados pelos ministros de Estado, nomeados e demitidos livremente pela Presidência. O Poder Legislativo passava a ser exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Os deputados, representantes do povo, eram eleitos de forma direta para um mandado de três anos; o número de deputados era proporcional à população de cada unidade da Federação, ou seja, de cada Estado e três pelo Distrito Federal, seriam eleitos para um mandato de 9 anos, renovando-se 1/3 a ada três anos. O Poder Judiciário por sua vez, tinha como órgão principal o Supremo Tribunal Federal, incluindo também outros tribunais e juízes federais * Voto aberto e direito para os maiores de 21 anos, proibido aos analfabetos, mendigos, praças e cléricos; Igualdade perante a Lei. Governo Constitucional de Deodoro da Fonseca Juntamente com a promulgação da Constituição Republicana, foram eleitos para a Presidência e Vice-Presidência da República os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente. FOI uma eleição indireta, prevista na Constituição e, portanto, legitima.

Deodoro era favorável ao centralismo, apesar de a Constituição determinar o contrário. Isso ocasionou diversos choques com o Congresso, oligarquias estaduais e setores progressistas das forças armadas (florianismo). Com o objetivo de evitar uma guerra civil provocada por suas desavenças com os demais setores do poder, Deodoro renunciou à Presidência no mesmo ano em que tomou posse e entregou o cargo ao Vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto. O Governo do Marechal Fionano Peixoto (1891-1894) O artigo 42 da Constituição Republicana assim determinava: “Se no caso de vaga por qualquer causa, da Presidência ou da

Vice-Presidência não houverem ainda decorridos dois anos do período presidencial, proceder-se-á a nova eleição”. Deodoro governou por apenas nove meses, portanto, pela Constituição, era necessário convocar novas eleições. pela força das armas, não. Floriano assumiu o poder contrariando a Constituição, governou com mão-de-ferro e consolidou a República. Seu autoritarismo lhe valeu o apelido de Marechal de Ferro. No campo econômico, Floriano buscou a recuperação da economia após a Crise do Encilhamento. Desenvolveu uma política favorável à classe média, da qual era representante, e ? burguesia nascente.

Contrariamente as expectativas, já que tinha todas as condições para continuar no poder após 1894, Floriano entregou o poder a um civil: Prudente de Moraes, eleito no dia 10 de março daquele ano. 4 entregou o poder a um civil: Prudente de Moraes, eleito no dia | 0 de março daquele ano. Duas revoltas marcaram o governo do Marechal de Ferro: A Revolta Federalista, em 1893, no Rio Grande do Sul, que contrapôs grupos políticos rivais no Estado gaúcho, e terminou com a derrota dos federalistas. As lutas partidárias transformaram-se em longa e sangrenta guerra civil. O Rio Grande do Sul dividiu-se politicamente entre

Republicanos – partidários de Júlio de Castilhos e, os Federalistas – liderados por Gaspar Silveira Martins e apelidados maragatos. Júlio de Castilhos, um dos maiores chefes republicanos, deposto em 1891, encontrava em Floriano grande estímulo. Os castilhistas tinham o apoio do Marechal que queria impedir o antigo conselheiro do império – Gaspar Silveira Martins – de alcançar o poder. um grande número de maragatos armou-se para impedir a posse de Júlio de Castilhos o que acabou explodindo na longa revolução que duraria 31 meses e apresentaria um saldo de 100 mil mortos.

No ano de 1894, os maragatos tentam investir contra os astilhistas aliando-se à Revolta da Armada que lutava no Rio de Janeiro contra Floriano. No entanto, os maragatos foram dizimados pelas forças florianistas e castilhistas e acabaram refugiando-se no Uruguai. A Revolta da Armada, em 1893, no Rio de Janeiro. Exigindo o respeito à Constituição, o Almirante Custódio de Melo sublevou a Marinha (elite) à disputa acirrada pelo poder contra o Exército (classe média), justificando-se a revolta à inconstitucionalidade do Marechal Floriano Peixoto.

Floriano reagiu com violenta repressão. O Almirante Custódio de Melo pretendia substituir Floriano Peixoto e descontentou-se quando este apoiou Prudente de Moraes. s OF 01. (UNIFENAS) Republicanos civis e militares unem-se para derrubar a Monarquia, que cai em 1889. A República que então se instala, . assiste com o Marechal Deodoro, seu primeiro presidente, a práticas autoritárias de governo, entre as quais a dissolução do Congresso II. oi marcada pela intensa atuação dos cafeicultores de uma Constituinte voltada para os seus interesses III. permite a continuidade dessa união apesar das profundas diferenças entre civis e militares; IV. nasceu Velha, pois a economia era sobretudo agrícola, ontinuando as populações rurais na dependência das oligarquias V. passou, com a eleição de Prudente de Morais em 1 894, a ser controlada pelos mineiros, controle que se prolonga até 1930. São incorretas as afirmativas: a) l, III e IV b) I ell d) III e IV e) IV, III e l. 02.

A primeira Constituição Republicana do Brasil de 1891 , baseada na carta dos Estados Unidos da América, tinha como princípios fundamentais, exceto: a) regime representativo com eleição direta dos presidentes da república, dos estados e membros do poder legislativo b) Federalismo que permitia aos vinte estados ter autonomia para laborarem sua própria constituição c) Igualdade entre as unidades da Federação nas decisões políticas e econômicas nacionais d) Presidencialismo, possibilitando ao enquanto chefe da nacao, 6 residente da república tados, em casos de governo da “Espada”, conhecida como “Encilhamento”, foi proposta pelo Ministro: a) Rui Barbosa b) Benjamim Constant c) Campos Sales d) Aristides Lobo e) Floriano Peixoto 04. A política de Rui Barbosa, conhecida como “Encilhamento”, favoreceu: a) o desenvolvimento das artes em geral b) a educação escolar básica c) a primeira crise econômica do governo republicano ) o aprimoramento das relações da Igreja com o Estado e) o estabelecimento do governo provisório. 05. Proclamada a República do Brasil, formou-se um governo provisório sob a chefia de Deodoro da Fonseca.

São episódios desse governo: a) Convênio de Taubaté e Funding Loan b) Grande naturalização e a Revolta da Chibata c) Revolta de Canudos e a Campanha Civilista d) Revolta da Chibata e a Revolução Federalista e) Grande naturalização e o Encilhamento 06. “A Proclamação da República não trouxe ao país um período de paz. Havia muita agitação e discordância dentro do próprio Partido Republicano. O motivo do grande descontentamento era o próprio Marechal Deodoro, que governava de modo muito semelhante ao de um Imperador. Depois de nove meses de governo, Deodoro da Fonseca acabou renunciando, isto é, abandonando a presidência; em seu lugar, assumiu o vice- presidente, Marechal Floriano Peixoto. O governo de Floriano Peixoto também foi um período agitado. ” (EITEL, L. S. Conhecendo o Paraná. São Paulo: Ática, 1992).

Foi durante o Governo de to que ocorreu a e, consequentemente, que ele tirasse a autonomia dos Estados. (02) A Revolução Federalista objetivava a realização de uma evolução socialista que suprimisse a propriedade privada dos meios de produção. (04) Os federalistas queriam que o presidente Floriano Peixoto governasse de uma forma menos centralizadora, dando mais autonomia aos Estados. (08) A Revolução Federalista teve, também, como palco as cidades paranaenses de Lapa e Curitiba. (16) Os líderes da Revolução Federalista almejavam depor o governo de Floriano Peixoto e reimplantar a monarquia constitucional no Brasil. A soma das alternativas corretas é: a) 28 b) 32 c) 12 d) 18 e) 16 07.

Os anos iniciais da República no Brasil (1889-1902) foram arcados por uma instabilidade sentida em diversos planos da vida social e politica. Entre os fatores que condicionaram essa instabilidade, podemos identificar: . o confronto entre grupos e lideranças adeptos de projetos distintos para a organização do governo republicano, destacando- se, nesse quadro, as divergências entre republicanos históricos, liberais, positivistas, jacobinos, fossem eles civis ou militares; II. a ocorrência de revoltas e conflitos armados de proporções inesperadas, pondo em xeque a manutenção do próprio sistema republicano e apontando, em particular, no caso da Guerra de Canudos, para o caráter excludente e hierarquizador do novo regime, proclamado em nome da ordem e do progresso; III. permanência de militares no controle do poder executivo federal, instaurando um governo autoritário, que cerceava as pretensões federalistas e descentralizadoras das oligarquias regionais e fomentava a rivalidade entre civis e militar 8 OF federalistas e descentralizadoras das oligarquias regionais e fomentava a rivalidade entre civis e militares, como ocorreu na Revolução Federalista no Rio Grande do Sul IV. a alta generalizada do custo de vida, ocasionada pelo Encilhamento e agravada pelo Saneamento Financeiro, o qual, ao aplicar uma política de variação cambial em função das flutuações do preço do café, contribuiu ainda mais para a desvalorização monetária e a permanência da inflação.

Assinale a alternativa: a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas b) se somente as afirmativas e III estiverem corretas c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas e) se todas as afirmativas estão corretas. 08. Em 16 de abril de 1894, na gafa Norte da Ilha de santa Catarina, foi travada uma batalha naval. A esquadra legal, que apoiava o governo do Marechal Floriano Peixoto, venceu as forças rebeldes que defendiam Desterro, pondo fim à Revolta da Armada. Assinale a(s) proposiçào(ões) correta(as) em relação ? Revolta da Armada e aos acontecimentos ocorridos na cidade do Desterro, durante o governo de Floriano Peixoto. (01) A Revolta da Armada teve início no Rio Grande do Sul. Os revoltosos se opunham à eleição do Marechal Floriano Peixoto ? Presidência da República. 02) Com a derrota da esquadra, as forças rebeldes remanescentes invadiram o Rio Grande do Sul, onde proclamaram a República Rio Grandense ou República do Piratini. 04) Os rebeldes estabeleceram no Desterro um governo revolucionário, em oposição ao governo do Marechal Floriano Peixoto. (08) Em Santa Catarina, os revoltosos da Armada se uniram aos federalistas na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual FIO Armada se uniram aos federalistas na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. (16) As tropas federalistas que invadiram Santa Catarina eram lideradas por Davi Canabarro, comandante das forças de terra, e Giuseppe Garibaldi. 32) Vencidos os revoltosos, os partidários do Marechal Floriano Peixoto passaram a perseguir os que tinham apoiado a esquadra ebelde e os federalistas. Na cidade do Desterro, inúmeras pessoas foram executadas sumariamente na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. a) Se somente 04, 08 e 16 são corretas. b) Se somente 08, 16 e 32 são corretas. c) Se somente 04, 08 e 32 são corretas. d) Se somente 04, 02 e 32 são corretas. e) Se somente 01, 02 e 04 são corretas. 09. Leia a quadrinha do escritor Artur de Azevedo: “Vai-se o marechal ingente, vai-se o grande alagoano. E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente; seja o Prudente um Floriano. A respeito dos personagens e do período aos quais a quadrinha se refere podemos dizer que: ) O escritor, como um crítico dos governos militares, posicionara- se contra a decretação do estado de sítio e o fechamento do Congresso por parte de Floriano Peixoto. b) O escritor, como um defensor dos ideais socialistas no Brasil, fora contrário ao estado de Sltio decretado por Deodoro da Fonseca e prorrogado por Floriano Peixoto. c) O escritor, como um defensor do “marechal de ferro”, mostrava-se satisfeito com a prudência do presidente que, com pulso firme, havia debelado a Revolta de Canudos. d) O escritor, como um admirador de Floriano Peixoto, saudava a prudência do ex-preside e lidar com a Revolução 0 DF 78

Adolescentes em conflito com a lei

0

situacional os menores. Em 1988 a nova Constituição Nacional passa a contemplar a proteção integral da criança e adolescente. No

Read More

Normas internacionais de contabilidade

0

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A HARMONIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO, UMA DESCRIÇAO DE ESTUDOS SOBRE O TEMA NO BRASIL

Read More