Caminhos que facilitam a aprendizagem
Caminhos que facilitam a aprendizagem O desafio do educador é ajudar a auxiliar no aprendizado e escolher informações verdadeiras, compreendê-las de forma abrangente e torná-las essencial a nossa vida. Aprendemos pelo prazer e pela motivação, quando perguntamos, questionamos, aprendemos mais facilmente quando temos um objetivo. Ex: Planejar viajar para fora do país exige o inglês, o objetivo é aprender inglês isso se torna mais prazeroso. A aprendizagem é um processo permanente que nunca acaba;
Paciente porque os resultados nem sempre são rápidos. Confiante porque quando aprendemos mais, temos uma atitude confiante, positiva, di ora Processo afetuoso, c o d avançar muito mais. Conhecimento pela c O conhecimento se d ra, porque nos faz lanzaçao processo de interação de comunicação. Conhecer é relacionar, integrar, é saber, é desvendar, é aprofundar os níveis de conhecimento. Conseguimos compreender melhor o mundo e os outros, equilibrando os processos de interação e interiorização. ela nteração entramos em contato com tudo que nos rodeia; captamos as mensagens, mas a compreensão só se completa com a interiorização, como o processo de s[ntese pessoal, de reelaboração de tudo o que captamos por meio da interação. As tecnologias nos ajudam a realizar o que já sabemos ou desejamos. Por meio da comunicação mais aberta, confiante, de integração, temos um processo dinâmico e amplo de informação inovadora. algo prazeroso, gerar novas formas criativas de ensino.
Ensinar é ter flexibilidade para resolver problemas e diferenças ndividuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem. A utilização de tecnologlas, através de dados e imagens é uma nova aquisição no ensino. O professor tem o papel de ajudar o aluno a interpretar essas novas tecnologias. Ajudar o aluno é acreditar em si mesmo, valorizar-se como pessoa. Se o aluno confiar e acreditar em si, será mais fácil trabalhar os limites a disciplina, o equilíbrio entre direitos e deveres, a dimensão grupal e social. O docente como orientador/mediador de aprendizagem
O professor com o acesso a tecnologias telemáticas pode se tornar orientador/mediador. O professor é um pesquisador em serviço, aprende as tecnologias e ensina através delas. – orientador/mediador intelectual: informa, ajuda a escolher informações mais importantes e amplia o grau de compreensão. – orientador/mediador emocional: motiva, incentiva, estimula, organiza os limites, com equilíbrio, criatividade, autenticidade, empatia. – orientador/mediador gerencial e comunicacional: organiza grupos, atividades de pesquisa, ritmos, interações.
O professor atua como orientador comunicacional e tecnológico; ajuda a desenvolver formas de expressão, de interação, troca de linguagem, conteúdos e tecnologias. – orientador ético: ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individual e socialmente. Cada professor colabora na construção dinâmica sensorial – intelectual – emocional – ético de cada aluno. Ele vai organizando seu quadro referencial de valores, ideias, atitudes, tendo base alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade. Um bom educador faz a diferença.