Caracterização geoquímica e ambiental de um remanescente de mata atlântica urbano, arie de santa genebra, campinas – sp.

Categories: Trabalhos

0

Caracterização geoquímica e ambiental de um remanescente de mata atlântica urbano, arie de santa genebra, campinas – sp. Premium gy carolmstolti Map 07, 2012 2 pagos Resumo A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Santa Genebra é a maior área urbana de mata nativa do Estado de São Paulo. O local de estudo abriga inúmeras pesquisas que visam o conhecimento ARIE de Santa Genebra, no intuito de preservar esse importante remanescente de Mata Atlântica urbano. No entanto, o estudo de suas águas é recente e por esse motivo ncompleto.

A mata abri a três nascentes ue deséguam no Ribeirão Quilomb ora importância para a re o S”ipeto n ut * ge sazonalidade climátic a re e mais fria (maio – se (outubro – abril). Par rios de grande be características de o uma estação seca quente e chuvosa rsos naturais dentro da Reserva, é necessário também atentar para a área envoltória da Unidade de Conservação, visto que, diversos dos impactos que hoje ameaçam a conservação da biodiversidade na Reserva vêm de fora dos seus limites.

A ARIE Santa Genebra está inserida m um cenário antropizado, com atividades agrícolas desde o século passado, que ainda resistem, hoje dividindo espaço com a urbanização, cada vez mais freqüente na região. O presente estudo tem como objetivo caracterizar as águas que nascem na ARIE, considerando a área das nascentes, seus corpos hídricos e a proximidade de interferência antrópica.

Foram analisados parâmetros físico-quimicos e microbiológicos, que compreendiam PH, temperatura, condutividade, cor aparente e cor verdadeira, turbidez, oxigênio dissolvido (00), sólidos totais dissolvidos (TOS), otencial redox (Eh), alcalinidade, colifo coliformes totais e fecais, bactérias heterotróficas, além dos íons Li, Na, NH4, K, Mg, ca, F, CI, N02, S04, ar, N03 e P04 e testes ecotoxicológicos agudo e crônico, com os organismos Daphnia smllis e Ceriodaphnia dúbia.

Também foram realizados trabalhos de campo com levantamentos geológicos e pedológicos preliminares, da área de estudo, observando a ocorrência de dois tipos de solos principais, os latossolos roxos, predominantes e os organossolos, nas regiões de brejo. Os resultados obtidos urante o trabalho apontam uma boa qualidade das águas internas da Mata Santa Genebra, sob aspecto ecológico, apesar da água não ser apropriada para consumo humano, devido a grande quantidade de microrganismos, associados a presença de animais de sangue quente e presença de efluente domestico in natura depois que as águas saem da Reserva.

A concentração de matéria orgânica dissolvida e alta concentração de material em suspensão ocasiona uma alta turbidez (chegando a 840 NTU) e cor em alguns pontos. O pH médio para as águas da ARIE é igeiramente ácido, 4,9, em média, sendo geralmente mais baixo nas regiões de brejo. O nível de OD apresenta grandes variações dentro dos limites da ARIE (1,2 a 7,8 mg/L 02).

Fora da ARIE a condutividade elétrica aumenta, o que pode ser associado aos despejos de efluentes domésticos. As águas da ARIE possuem características semelhantes, sendo bicarbonatadas sódicas e mistas, se agrupando de acordo com a origem da água e seus corpos hídricos. Os resultados dos testes toxicológicos indicam ausência de toxicidade, mediante os organismos teste utilizados.

Multidiciplinar

0

Notas: 1 Escolha D para as expressões referentes ao currículo disciplinar; e T para as expressões referentes ao currículo transdisciplinar,

Read More

Marketing

0

ntroduçao Com a intensificação da concorrência nos dias de hoje, as empresas perceberam que precisam tratar os clientes de maneira

Read More