Metabolismo celular

Categories: Trabalhos

0

Aula I Metabolismo celular (Animação que lembre energia) Chamamos de metabolismo celular ao conjunto de reações químicas que ocorrem nas nossas células visando o seu funcionamento. A célula constitui a unidade estrutural, reprodutiva e fisiológica fundamental de todos os seres vivos. Devido a este fato, o seu interior é caracterizado por uma grande variedade e diversidade de reações químicas, cujo conjunto forma o metabolismo celular.

Os principais tipos de metabolismo são: 1) Catabolismo – no orgânicos complexos ora ção de compostos mais simples, com libertação de ATP. Sã Ex: digestão, renova to next*ge 2) Anabolismo – no anabolismo, h tormaçao de substâncias mais complexas a partir de substâncias mais simples. Há consumo de ATP, que se libertou pelo catabolismo e que não foi usado. Sáo reacções endoenergéticas. Ex: crescimento, síntese de proteínas Vias metabólicas: As vias metabólicas são seqüências reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente de outra reação.

Várias enzimas(substâncias que aumentam a velocidade de uma eação química) catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas Vias. Substâncias importantes nos processos metabólicos: chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. * NAD (Nicotinamida adenina dinucleotídeo) É uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido). A forma NADH é obtida pela redução do NAD+ com dois elétron e aceitação de um próton (H+).

Quimicamente, é um composto orgânico (a forma ativa da coenzima B3) encontrado nas células de todos os eres vivos, usado como “transportador de eletrons” nas reações metabólicas de oxi-redução, tendo um papel preponderante na produção de energia para a célula. ‘k ATP (Adenosina trifosfato) A adenosina-trifosfato (ATP) é um conhecido e importante nucleotídeo. É constituído por uma unidade de adenina, um açúcar, ou ribose, e, como o seu nome indica três grupos fosfato. A ligação dos dois últimos grupos fosfato é muito rica em energia que se liberta quando esta ligação é hidrolisada.

A energia contida no ATP é libertada sempre que ocorre a transferência de um rupo fosfato para outra molécula. As reações de transferência dos grupos fosfato realizam-se com a intervenção de enzimas celulares especficas. Podemos dizer que o ATP é a energia da célula. Regulação e controle O ambiente da maioria dos organismos encontra-se em constante mudança, sendo necessária uma apertada regulação das reações metabólicas de modo a manter um conjunto de condições mais ou menos constante nas células, chamado homeostase.

A regulação metabólica permite aos organismos dar resposta a estímulos do exterior, permitindo a nteração com o seu ambiente é garantida variações. Essa estabilidade, denominada por um conjunto de reações quimicas ordenadas, que constituem . Assim, cada ser vivo mantém a sua propria vida e, através do processo de , garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunas l, II e III. ) = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução b) I metabolismo; II reação a estímulos do ambiente; III reprodução reação a estímulos do ambiente; II — reprodução; III = adaptação ) I = homeostase; II = metabolismo; III reprodução e) = homeostase; II = reprodução; III = adaptação resposta:D 2. Proteínas e carboidratos são fontes de energia para os organismos. Durante o metabolismo das proteínas e carboidratos, a energia liberada na oxidação dessas substância é usada diretamente na a) síntese de moléculas de AMP. ) síntese de moléculas de ATP. c) degradação de moléculas de ADP. d) oxidação de moléculas de NADH. e) redução de moléculas de NAD+. resposta:B 3. pergunta: A estrutura anterior, na forma como está representada, refere-se ) um aminoácido essencial com função enzimática na célula. b) um nucleot[deo que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos. c) um nucleos(deo estável que participa da estrutura química dos ácidos nucléicos. ) um carboidrato não hidrolisável que atua no metabollsmo celular. e) um nucleotídeo que participa de reações bioquímicas como fornecedor de energia. resposta:E I PAGF3ÜFd significa que a) todas as reações metabólicas são catalisadas por moléculas e componentes nucleares. b) o núcleo produz moléculas que, no citoplasma, promovem a íntese de enzimas catalisadoras das reações metabólicas. c) o núcleo produz e envia, para todas as partes da célula, moléculas que catalisam as reações metabólicas. ) dentro do núcleo, moléculas sintetizam enzimas catalisadoras das reações metabólicas. e) o conteúdo do núcleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funções celulares, catalisando as reações metabólicas. 5. Determinado produto, ainda em análise pelos órgãos de saúde, promete o emagrecimento acelerando o metabolismo das gorduras acumuladas pelo organismo. Pode-se dizer que esse produto acelera ) o anabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo endotérmico. ) o anabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exotérmico. c) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exo-endotérmico. d) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo endotérmico. e) o catabolismo dessas gorduras, em um processo metabólico do tipo exotérmico. resposta:[E] Perguntas discursivas 1. O que se entende por metabolismo celular? 2. Diferencie anabolismo de catabolismo. 3. Por que as coenzimas são im ortantes no processo metabólico?

Ação antimicrobiana de óleo de orégano em peitos de frango resfriado

0

AÇÃO ANTIMICROBIANA DE ÓLEO DE ORÉGANO EM PEITOS DE FRANGO RESFRIADO LUANA A. LUVIZETTOI, LUCINÉIA AP. CESTAR12 Universidade Estadual de

Read More

Plano de negocios de um bar

0

PROJETO DUARTE EMPÓRIUM GORM€L 1-OBJETIVO DO ESTUDO 1. 1 -Geral » Verificar a viabilidade financeira de um Bar. 1. 2-

Read More