Cartilha de direito

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ UNIDADE II CIENCIA DA COMPUTAÇAO DIREITO E LEGISLAÇÃO – MOODLE Lidyane Rodrigues da Milton Palmeira Sant Wallace Squarcini Sa Thiago Henrique Ca Marcos de Oliveira – OF9 Swtp view next page paulo Ak’0 soga – RA0999002 César Henrique Morais dos Santos 85129 RA0912379025 CARTILHA MEIO AMBIENTE – DIREITO E LEGISLAÇAO- 2010/30 (semestre letivo) TAUBATÉ FINAL para obtenção da aprovação na disciplina na área de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Entregue em 17 de malo de 2010.

COMISSÃO AVALIADORA Professora Marisa de Paula Faculdade Anhanguera de Taubaté Avaliadora 2010 SUMÁRIO NTRODUÇÃO Depois entraremos no tema principal que é o Meio Ambiente, expondo os principais problemas encontrados e suas soluções, mostrando que qualquer cidadão pode ajudar e todos juntos ainda podemos salvar nosso lar, este planeta tao lindo e repleto de riquezas naturais. “Adotamos uma forma simples de cartilha com capa, índice e conteúdo com algumas imagens sobre o assunto.

Nada muito maçante e complexo, usaremos uma linguagem simples e atual para que qualquer cidadão possa compreender e gostar a leitura. 2. CONCEITO DE CIDADA 3 geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “blocultural”.

Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia. Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio. Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à Vida cotidiana : casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a atriz de toda vida. A poluição gerada nas cida 4DF9 ao resultado, atmosfera.

Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente dif[cil. Soluções e desafios Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural omo combustível.

No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que polui pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água. 5. POLUIÇÃO DA ÁGUA Causas da poluição das águas do planeta As principais causas de deterioriza 30 dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e co or poluentes e esgotos. S condições sanitárias. um milhão não tem acesso à água potável.

Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas oenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países. Soluções Alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos. A economia e o uso racional da água deve estar presente as atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante. Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananclals. rbana Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, são uma das principais causas dessa poluição. A presença humana, lançando detritos e substâncias químicas, omo os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade. Poluição de origem agrícola A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos, técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos).

Aterros sanitários uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todo o lixo urbano é depositado, sem ualquer forma de tratamento ou reciclagem. 7. AQUECIMENTO GLOBAL Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climaticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tao rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada coes causam mortes e global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de ombustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.

Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o umento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. 8.

RECICLAGEM Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. Exemplos de Produtos Recicláveis – Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. – Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens e papel. – Metal: latas de alumínio, 8 regos, tampas, tubos de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preseruação do meio ambiente.

Importância e objetivos A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao melo ambiente. A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados ara a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Legislação No Brasil, existe uma lei específica que trata da educação ambiental. A Lei número 9. 795 de 27 de abril de 1999, dispoe sobre a educação ambiental, instituindo a politica nacional de educação ambiental. Sugestões de temas para trabalhar em sala de aula: Temas que podem ser abordados na escola em aulas relacionadas ao meio ambiente: ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustetável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, etc. 10. REFERENCIAS g

Iniciação de atletismo na praia

0

NICIAÇAO DE ATLETISMO NA PRAIA Projeto I O atletismo assume um papel muito importante na formação da criança em qualquer

Read More

Terceiro setor

0

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUC FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL LUCIANA OHVEILER MANDIAO SÍNTESE REFLEXIVA: ESTADO, MERCADO, SOCIEDADE

Read More