Caso cbc
Assim sendo, o negócio da CBC era proporcionar conforto, Swipe to view next page elegância e moda aos seus consumidores, tudo isso aliado a produtos de altíssima qualidade. Segundo Chiavenato, “mercado é um conjunto de pessoas ou organizações que compram ou podem ser induzidas a comprar um determinado produto ou serviço”. O mercado da CBC era a moda nacional, que consumia em grande escala toda a produção, e seus clientes eram lojistas e consumidores de moda, que exigiam a etiqueta CBC, dada a credibilidade alcançada pela empresa, o que contribuía, e muito, para sua prosperidade.
A CBC preocupava-se com a excelência em seus procedimentos, fossem eles técnicos ou administrativos, com o em estar de seus clientes, e com a geração de resultados operacionais positivos, caracterizando assim, a sua missão. A missão de uma empresa é a razão de sua existência. 2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC Do ponto de vista organizacional, é de se admirar a súbita e bem sucedida ascensão da CBC, visto que, em matéria de planejamento, muito pouco pôde ser observado. A autoconfiança em excesso por parte do Cláudio, neste caso minou toda e qualquer chance de prosperidade para a CBC.
Sabemos que, em qualquer organização, o planejamento a urto, médio e longo prazo (cada qual em seu nível institucional) é primordial para sua manutenção no mercado. A falta de preparo administrativo de Cláudio está diretamente relacionada ao declínio da CBC. Era da competência dele, por ser o Diretor Presidente, o planejamento es uanto ele estava à frente da empresa, fazendo as coisas à sua maneira, tudo fluiu harmoniosamente pa sso chegasse e ali se instalasse, mas quando este dele, por ser o Diretor Presidente, o planejamento estratégico.
Enquanto ele estava à frente da empresa, fazendo as oisas à sua maneira, tudo fluiu harmoniosamente para que o sucesso chegasse e ali se instalasse, mas quando este tudo fluiu harmoniosamente para que o sucesso chegasse e ali se instalasse, mas quando este teve um problema de saúde, e precisou se ausentar da presidência, a empresa entrou em estado caótico, pois para que tudo continuasse dando certo como antes, seria necessário que existisse um planejamento prévio, fato que não ocorreu.
Dada essa ausência de planejamento estratégico, que considera as implicações futuras das decisões que devem ser omadas no presente, os outros planejamentos, tático e operacional, ficaram impossibilitados de se realizarem, visto que tais planejamentos são desdobramentos uns dos outros. O planejamento operacional pôde ser observado por parte do Marcel, mas de maneira informal, sem horizonte, não inserida no contexto ao qual deveria obedecer.
O fato de Cláudio não encorajar os seus colegas de diretoria a analisar alternativas e tomar decisões, caracterizou a falta de objetivos e metas estabelecidos no planejamento da empresa. Eles, tanto o Cláudio, quanto os demais, creditavam que o presente exigia dedicação total, e só perceberiam o erro na saída repentina de Cláudio da presidência, pois àquela altura, nenhum dos diretores sentia-se seguro e capaz para assumir a responsabilidade da tomada de decisões da CBC. 3.
O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC Direção numa organização se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados, tratando basicamente das relações humanas. A função do diretor é de informar aos seus subordinados as metas a serem executadas e cuidar para que estas sejam cum rdo com o planejado. Dirigir então, se resume a planejar, liderar serem executadas e cuidar para que estas sejam cumpridas de acordo com o planejado. Dirigir então, se resume a que estas sejam cumpridas de acordo com o planejado.
Dirigir então, se resume a planejar, liderar e controlar. O Diretor Presidente da CBC possuía todos os atributos necessários a um diretor bem sucedido, mas pecou a escolher a Teoria X como coordenada para seus procedimentos, pois esta teoria não incentiva a participação dos subordinados nas decisões, não dá espaço à existência de um canal de coleta de sugestões destes, pune os que por lgum acaso não alcancem os resultados pré-estabelecidos, mesmo que a intenção seja de melhorar algum processo dentro da organização.
O Sistema de Comunicação era precário, continha apenas comunicações verticais descendentes carregando ordens, o Poder Decisório era centralizado na presidência. A CBC possuía uma administração extremamente autoritária, o Poder Decisório era centralizado na presidência, as decisões advinham, na maioria das vezes, do nível gerencial. As decisões tomadas no nível operacional eram informais, ligadas à rotina da empresa. Isso pôde ser percebido quando, por exemplo, Marcel preocupava-se com a aquisição e adaptação de máquinas, e em estudar processos e operações com o objetivo de aumentar a capacidade de produção. . O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC O Controle numa organização é tão importante quanto os demais fatores responsáveis pelo seu bom funcionamento. Ele implica em estabelecer objetivos e padrões de desempenho, avaliar este desempenho, comparar desempenhos atuais com os pré-estabelecidos e aplicar medidas corretivas, caso se torne necessário. Na CBC, o controle não foi verificado devido à falta amento adequado. Na CBC, o controle não foi verificado devido à falta de um planejamento adequado. necessário.
Na CBC, o controle não foi verificado devido à falta de um planejamento adequado. É extremamente difícil controlar o que não está claramente estabelecido. As delegações eram feitas exclusivamente pela presidência, não havia preocupação alguma com sucessão em nenhum dos níveis da empresa. O controle, apesar de atuar em todos os níveis da organização, está mais ligado ao nível operacional, tanto que na maioria das vezes, ele é visto como uma forma de unição aos funcionários, quando deveria ser visto como orientação e correção de procedimentos operacionais.
Os funcionários que mais se destacaram na CBC, foram num dado momento, recompensados com cargos de diretoria e participação no capital da empresa como pequenos acionistas. Essa foi a forma escolhida pela empresa para obter motivação e comprometimento dos funcionários, oferecendo recompensas materiais e sociais. Apesar desta válida estratégia de motivação, não havia instrumento algum de pesquisa de clima organizacional, o que poderia facilitar tomada de providências adequadas à solução de problemas detectados, evitando talvez, a decadência da CBC.
Em princípios, Cláudio e Marcel eram bons empreendedores, mas infelizmente eles deixaram para trás procedimentos essenciais à manutenção da CBC no ranking das indústrias de confecções. A falta de preocupação de Cláudio, em dividir com seus colegas de direção, a análise das alternativas e as tomadas de decisões foi sem dúvida, o fator responsável pela derrocada da CBC. Se o contrário fosse feito, não teriam ocorrido os problemas quando do afastamento de Cláudio. Marcel, por ser um d ocorrido os problemas quando do afastamento de Cláudio.
Marcel, por ser um dos fundadores da empresa, deveria ter se comprometido com o planejamento estratégico, que deveria ter sido instalado na empresa, desde o princípio. Pecaram ao deixar todo o poder de decisão centralizado nas mãos do Cláudio. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Analisando o “Caso CBC”, pude perceber que o elemento PLANEJAMENTO é essencial na vida de uma organização. Se houvesse a existência de um planejamento estratégico desde o início, aliado aos conhecimentos administrativos e écnicos de Cláudio e Marcel, a CBC teria tudo para manter sua prosperidade intacta.
Caso me fosse dada a oportunidade de atuar na primeira fase da CBC, certamente teria sido implantado um planejamento estratégico, com definição de objetivos globais, com projeção em longo prazo, tomada de decisões atuais envolvendo riscos, organização sistemática de atividades necessárias à execução dessas decisões, sempre medindo o resultado de tais decisões em confronto com as expectativas. Só chegariam ao cargo de diretoria, os muito bem reparados e qualificados para tal.
Na segunda fase, a do declínio, a decisão de Cláudio de contratar um consultor para tentar salvar a CBC da crise, foi extremamente oportuna. Para que essa contratação pudesse ter sido realmente considerada válida, o consultor deveria fazer as seguintes recomendações: Criação de pesquisa de Clima Organizacional, co melhorar a motivação e satisfação dos funcionários, pois quanto melhor for o clima corporativo, melhor se ados alcançados; ocorrido os problemas quando do atastamento de Clãudio.
Marcel, por ser um dos tundadores da empresa, deveria ter Criação de pesquisa de Clima Organizacional, como forma de melhorar a motivação e satisfação dos funcionários, pois quanto melhor for o clima corporativo, melhor serão os resultados alcançados; clima corporativo, melhor serão os resultados alcançados; Elaboração do Planejamento Estratégico pelo nível Institucional, exigindo o cumprimento irrevogável de sete etapas: Determinação dos objetivos, Análise ambiental externa, Análise organizacional interna.