Portifolio

Categories: Trabalhos

0

Pedagogia Metodologia do Ensino de Ciências 60 Semestre prof. : Maria Emília to view nut*ge “Olhar com os próprios olhos, Fazer com as próprias mãos, Pensar . com a própria cabeça. ” Osvaldo Frota Pessoa animais. 7- Sistema solar. 8- Nossos dentes. 9-0 ar. IO- A água. 11- Como melhorar o planeta Terra. Aula: O Jardim Estudo do Meio Bloco Temático: Meio Ambiente 1- Roda de conversas • O que encontramos em um jardim? • Qual a importância do jardim para os seres vivos? • O que gostariam de conhecer em um jardim? – No jardim (ou em um 15 coloca a faringe para fora pegando o alimento e para dentro levando o alimento. ) Como respiram? Respiram pela pele por isso precisam da umidade. e) O que comem? Restos de alimentos e terra. f) Qual a importância para o solo? Arejar o solo o deixando fértil, suas fezes servem como adubo. g) Como se locomove? Rastejando, contração e relaxamento. h) Como se reproduz? Ele irá mudar de direção ou pode subir. 5- Final: • Devolver os animais ao meio ambiente. • Lavar as mãos.

Música Tatuzinho e a minhoca Bichinhos • Andando pela terra bis • Eu vi uma minhoca bis • Eu vi um tatuzinho bis • Eu vi uma formiguinha eu tantos bichinho bis • Muito importantes • Para a nossa Terra ma modificação no clima (seca, enchente, onda de calor e frio). 3) papel da educação das crianças como cidadãos responsáveis pelo planeta. É importante a conscientização de crianças e jovens para a preservação do meio ambiente mostrando que a atitude de hoje trarão consequências futuras que podem ou não serem benéficas a nos seres humanos.

Alem de trabalhar os cuidados para causar menos poluição é possivel trabalhar com sucatas e reciclar objetos e materiais que muitas vezes são dispensadas no lixo. 4) Estabeleça a relação entre derrubada de árvores, queimadas e aquecimento global. Quando derrubamos arvores, acabamos com filtros naturais do ar pois no processo de respiração dos vegetais há liberação de oxigênio e absorção de gás carbônico. Ao queimá-las alem de eliminá-las há uma emissão de gases que ali estavam guardadas e destrói o solo provocam aquecimento global. 5) O que é MDL?

MDL- mecanismo de d PAGF 15 to limpo- (fotossíntese) C02- dura muito na atmosfera 1969-]ames Lovelock A terra é um organismo vivo teoria de gaia Vivos planeta (terra) IPCC- painel intergovernamental das mudanças climáticas 2007- prêmios Nobel 2009- foi alterado Combustível fóssil- petróleo Foram seres vivos que há 390. 000. 000 anos atrás morreram e ficaram no fundo. desenho Fóssil: Petróleo fotossíntese Esse alimento passa pela cadeia alimentar fornecendo energia para os seres vivos Na respiração o oxigênio queima o alimento produzido energia e C02 Ciclo da H20 A água liquida com o calor evapora.

O vapor encosta na tampa fria e condensa =chove do CICIO da água Durante o dia a sombra muda de tamanho e de lugar DESENHO A sombra val diminuindo ate o meio dia e à tarde vai aumentando Durante o ano a Terra gira em torno do sol resultando as estações do ano (365 dias e 6 horas) A cada 4 anos serão 366 dias ano bissexto Durante o ano a sombra também muda de tamanho no mesmo horário … fevereiro .. março …. abril …. maio ….. unho terrestre Fenômenos Luminosos (cores) 1) Decomposição da luz branca em um prisma 7 cores do arco- Iris Luz branca 2) Disco de Newton Desenhar e cortar um círculo e pintar Dividir em 7 partes iguais Roxo ( violeta),azul escuro, azul claro Verde, amarelo, laranja, vermelho Fazer 2 furos no centro, passar o barbante e rodar extraída mostrando porque faz a fotossíntese CiC10 da H20 Mudanças de estado bloco temático: meio ambiente foto da clorofila Vaporização Evaporação temperatura normal Ebulição 1000

A multiplicidade de estudos

0

EQUIPAS DE TRABALHO: EFICÁCIA OU EFICÁCIAS? Lourenço, P. R. , Miguez, J. , Gomes, A. D. & Freire, P. Universidade

Read More

Resumo descritivo

0

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Centro de Educação e Humanidades. Curso de

Read More