Caso cbc
Para uma boa organização é preciso planejamento, para obter uma unidade ou entidade social. Essa organização seja ela formal ou informal, fará parte do processo administrativo , afim de estruturar e integrar recursos. Devido aos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos por Cláudio, ele tinha tudo ao seu controle e sob sua organização, porém não passou a frente seus conhecimentos que era de extrema importância, e capacitando assim alguém que o pudesse lhe substituir. O que com sua saída dificultou o andamento dos negócios.
Por se tratar de vestuário a empresa costumava planejar de acordo com as estações do ano, pois a cada fim de estação era feito uma previsão de gastos para próxima estação / coleção. Ao fim de cada coleção, eram observados os lucros, estoques, etc, para assim chegarem ao consenso e planejamento para definição de metas a serem definidas Direção significa interpretar os planos para os outros e dar as i Swipe to view next page instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir.
Na empresa CBC os diretores não aceitavam opiniões, portanto as decisões eram tomadas somente por eles, e aos funcionários cabiam apenas executá-las fielmente. Os diretores majoritários, não se preocupavam em adquirir novas idéias e sugestões de funcionários, sendo assim a falta de comunicação prejudicou o relacionamento entre funcionários e superiores, dificilmente os funcionários gerariam problemas na tentativa de melhorar o processo, pois a ele só cabia a execução fiel do que lhe era proposto.
Cláudio atuava na área administrativa, já que possuía conhecimentos suficientes para a função e o Marcel por sua vez atuava na área operacional no entanto Cláudio era quem dava a ultima palavra. Controle é a amplitude de estar diretamente ligado ao princípio da unidade de comando. Devido a complexidade, é difícil o controle em sua totalidade, designando assim para cada tipo de controle uma pessoa.
Por acreditar que nada aconteceria, e nenhuma fatalidade os abateriam , eles não tomaram as devidas precauções, or isso não delegavam poderes, por se acharem alto suficientes. Motivação é um fator que gera satisfação no trabalho, sendo assim os diretores resolveram oferecer cargos de diretoria, sendo-lhes concedidas, ainda a oportunidade de participação no capital da empresa como pequenos acionistas. E o clima na empresa era amigável e cordial. Porém, quando um dos diretores se ausentou, a empresa perdeu o foco, trazendo assim um efetivo desequilíbrio .
Marcel era um bom gerente, pois possuía grande experiência na indústria de confecções e domina Marcel era um bom gerente, pois possuía grande experiência na indústria de confecções e dominava as técnicas desta indústria, porém sua falta de interesse pela rotina administrativa, a burocracia e conflitos surgidos nas relações de trabalho, Cláudio por sua vez , era um líder auto confiante e tinha tino administrativo e comercial, mas , não encorajava seus colegas de diretoria a cultivar a arte de analisar alternativas e tomara decisões.
A CBC teve êxito em sua gestão, pois contava com a experiência de seus diretores, mas, não previu que uma possível fatalidade pudesse mudar o rumo dos seus negócios. Acredito que se delegasse poderes a funcionários de sua confiança e observasse suas atitudes diante das situações , os preparariam para analisar as alternativas e tomar decisões. Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância. Como consultor eu faria as seguintes recomendações, criaria um canal de coleta de sugestões dos empregados, cursos de aperfeiçoamento para melhoria de realizações de atividades e premiação para idéias de redução de custos . Nenhuma organização pode funcionar sem um comprometimento por partes dos seus membros.