Caso cdc
O mercado é um conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e clientes para atender de aneira adequada as necessidades do cliente, é a relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços, é no mercado que estão os clientes que irão consumir nossas ofertas. No caso CBC o mercado era formado pelo público jovem do país, ávidos por novidades e produtos exclusivos com preços acessíveis. A organização precisa estabelecer sua missão, que é a razão de ser do próprio negócio, é a meta geral.
Estabelecer a missão é uma etapa crítica, pois deve refletir o resultado da análise do ambiente e determinar as diretrizes. Na missão inclui-se o tipo de produto, quem são os clientes, que valores possuem, o mercado, tecnologia, objetivos, filosofia, auto conhecimento(avaliando pontos fortes e fracos). A missão da CBC é vestir os jovens do Brasil com produtos exclusivos e inovadores, modelagens modernas e confortáveis proporcionando bem estar e satisfação aos seus clientes. Planejamento é um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e portanto atingir em um futuro desejado o seu propósito básico. Não é prever o futuro, mas examinar alternativas futuras e analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar riscos.
Organização é um sistema social onde se destacam os conceitos da organização formal e informal com seus respectivos elem sistema social onde se destacam os conceitos da organização formal e informal com seus respectivos elementos. O lanejamento e organização complementam-se, um não pode existir sem o outro, pois não há como se planejar sem organização e organizar sem planejamento, é inócuo. Graças a capacidade empreendedora de dois profissionais que baseados em seus talentos, criaram e desenvolveram a empresa CBC, e ao longo do tempo obtiveram grande sucesso.
Enquanto Cláudio foi presidente a empresa tinha planejamento, tático e operacional, mas não tinha um planejamento estratégico para longo prazo, era uma empresa bastante organizada, porém todas as decisões eram tomadas por ele, era um centralizador. Após sua saída da presidência pelo fato de não ter preparado os demais diretores a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar decisões, se sentiram incapazes e inseguros para assumir as responsabilidades, e com isso desfez-se o equilíbrio dentro da empresa.
O planejamento tático era feito para dois anos e os objetivos e metas planejados para este período eram verificados e cumpridos satisfatoriamente até a saída de Cláudio, o planejamento de produção era feito por quadrimestre ou seja para cada estação do ano uma coleção nova. Direção é a atividade consistente em conduzir e coordenar o pessoal na execução de um plano previamente elaborado. Assim, dirigir uma organização significa dominar a habilidade de conseguir que seus subordinados executem as tarefas para os quais foram designados.
Os meios mais utilizados para o desempenho de um direção eficaz são: Ordens e instruções, Os meios mais utilizados para o desempenho de um direção eficaz são: Ordens e instruções, motivação, comunicação e liderança. A CBC tinha um estilo de direção totalmente autocrático, onde apenas o diretor presidente decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo, assim os demais diretores não desenvolveram a capacidade de tomar decisões e conduzir melhor seus subordinados eles apenas seguiam as orientações do presidente.
Na CBC não havia um canal de sugestões de funcionários formal, mas a “família CBC” que tinham relações interpessoais informais, as sugestões eram coletadas mesmo que informalmente. Na CBC os funcionários que não eguiam as normas da empresa como chegar no horário, ou que cometem algum tipo de negligência são punidos. Um funcionário nunca é motivado ou encorajado a tomar alguma atitude para melhorar qualquer atividade ou processo, e se tem a iniciativa e algo não dá certo é severamente punido, pois as decisões devem sempre partir da diretoria.
O contr desempenho e toma a ação corretiva necessária, é um processo essencialmente regulatório. O controle tem papel fundamental nas organizações. ? através dele que os gestores podem identificar e buscar alternativas de soluções, quando algo sai dos trilhos, reconduzindo o curso à sua normalidade. Sem controle qualquer organização fica á deriva ao sabor dos acontecimentos e, quando menos se espera tudo pode acontecer. Os líderes da CBC não controlam de forma adequada suas ações e resultados referente ao impacto da ação gerencial em seus empregados. Na empresa CBC os líderes não delegavam nunca.
Delegar significa conversar com os colaboradores para identificar as questões de motivação, confiança, conhecimento do trabalho a ser delegado, abilidade para realizar o trabalho e experiência na execução de trabalhos semelhantes. Delegar é treinar, comunicar às outras pessoas envolvidas naquele trabalho o que está sendo delegado e acompanhar é parte integrante de delegação. Não existe na CBC nenhum instrumento formal de pesquisa de clima organizacional, mas informalmente a “família CBC” dava um clima favorável à organização, pois suas relações eram amigáveis e cordiais com todos.
Tanto o sistema de recompensa quanto o de punições são considerados fatores básicos no incentivo do indivíduo trabalhar em benefício da organização. Na CBC os funcionários que mais se destacavam , principalmente pela fidelidade era concedido a eles a oportunidade de participar no capital da empresa como pequenos acionistas e os funcionários que não cumprem suas obrigações ou não tem fidelidade com a empresa não recebem nenhum tipo de oportunidade.
Graças a capacidade empreendedora de Cláudio e Marcel a CBC se desenvolveu e obteve grande sucesso ao longo do tempo, Cláudio era líder nato, porém muito centralizador, Marcel era grande conhecedor das partes técnicas e toda a indústria que permitia com esse conhecimento grandes ganhos na produção, porém não conseguia resolver os problemas surgidos nas relações de trabalho e na rotina administrativa. 5.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Em análise ao estudo do caso CBC, vimos que os gestores Cláudio e Marcel a princípio se completavam, Cláudio cuidando da administração e gerindo a empresa de forma bastante centralizadora, enquanto Marcel se dedicava ? produção e se preocupava com inovação de maquinário, não se preocupavam com a participação efetiva dos uncionários, nas tomadas de decisões ou mudanças na empresa, sendo toda decisão final tomada pelo Cláudio com o apoio e aval de Marcel. Percebemos que Cláudio apesar de ser centralizador era muito eficiente nas tomadas de decisões, fazendo tudo certo no momento certo e consciente.
Marcel muito eficaz na gerência de produção e inovação de maquinários. Para evitar os problemas surgidos um planejamento estratégico a longo prazo deveria ter sido feito, já prevendo a possibilidade da falta de um dos gestores, delegando tarefas, conduzindo e coordenando as tarefas controlando todo processo de forma que os diretores, gerencia, supervisores pudessem ter participação ativa nas decisões, pois saberiam com agir quando um problema de for participação ativa nas decisões, pois saberiam com agir quando um problema de força maior acontecesse.
Cláudio com seu espírito de liderança nato, mesmo doente sugeriu que fosse contratado um consultor, que foi a decisão mais acertada, pois um consultor orienta o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, avaliando, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças oncretas na cultura empresarial, enfim apoiando a organização no cumprimento de sua missão.