Caso toyota
O modelo japonês de administração tem como principais características: O sistema Toyota de produção, círculos da ualidade, fatores culturais na administração, e o sucesso do modelo japonês. Sistema Toyota de produção é baseado nas suas origens (Taiichi Ohno), seus princípios mais importantes são: Eliminação de desperdícios, reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto, racionalização da força do trabalho líder em vez de supervisor, Just in time que s’ ir ao mínimo o tempo e o volume de estoques, utiliza trabalho líder em vez de supervisor, Just in time que significa reduzir ao mínimo o tempo e o volume de estoques, upervisor, Just in time que significa reduzir ao mínimo o tempo e o volume de estoques, utiliza a produção flexível, ou seja, produz em pequenos lotes conforme encomendas. Fabricação com qualidade é o objetivo primordial é feito a identificação e correção de defeitos e a eliminação de suas causas, cada trabalhador é responsável pela qualidade do seu trabalho. Os erros são corrigidos em suas causas fundamentais que são os “cinco por quês”: Por que, o que, onde, quando e quem. Quando surge algum problema que ode afetar a qualidade e a eficiência são estudadas propostas de soluções a Toyota utiliza uma técnica fazendo as seguintes perguntas: Qual é o problema? O que vai ser feito? Qual a ação? Por que ocorre? Foi definida está solução?
Quando e desde quando ela ocorre? O que será feito? Onde ele se encontra? Como será implantada? Quem esta envolvido, será o responsável? Como surgiu o problema? Vai ser implementada? Quanto custa? É necessário ter este problema? Qual a solução? A metodologia do circuito de qualidade é: Identificação dos problemas que causam prejuízos Identificação dos problemas prioritários Propor soluções e formas de implementá-las, para corrigir os problemas – Fatores culturais na administração japonesa são a influência do pensamento ocidental, Taylor, Ford, Shewhart, Deming, Feigenbaum e outros.
Influência da cultura japonesa, combate ao desperdício, pois o país é pequeno e possui poucos recursos naturais, todos têm um espírito de economia e eficiência. E trabalho em grupo. -Sucesso do modelo japonês, até meados dos anos 70 – círculos de controle da qualidade, anos 80 – implantação de mpresa como a Toyota, Honda e Nissam círculos de controle da qualidade, anos 80 – implantação de empresa como a Toyota, Honda e Nissam nos EUA e a Europa, funcionários envolvidos no processo decisório, just in time, abolição dos níveis hierárquicos, empresas ocidentais pressionadas.