Caso toyota – incompleto
É possível identificar na Toyota características da Abordagem Clássica da Administração. Essa empresa que confunde sua história com a do próprio capitalismo,serve para embaralhar tais convicções – e para lembrar que não há,afinal,um único modelo de corporação moderna. Todos os empregados devem ser eternos insatisfeitos,buscando obsessivamente a qualidade. Para alcançar a meta,a Toyota alicerça seu processo de inovação num longo planejamento,nos mínimos detalhes mesmo à custa de tempo e dinheiro.
Planejar,organizar,comandar,coordenar e controlar são funções encontradas na empresa,onde é consideradas a experiência,responsabilidade,iniciativa e agilidade. Espírito de equipe,equidade,ordem e disciplina são características dos operários. Características e funções encontradas na Teoria Clássica da Administração de Henri Fayol. Os operários trabalham sempre obedecendo a um mesmo ritmo. Nos treinamentos é utilizado um metrônomo para que todos se acostumem a manter a mesma velocidade. O que é possível associar a Administração científica de
Taylor,que tinha a atenção para o tempo padrão. com abordagem de baixo para cima e das partes para o todo,se preocupando com o chão de fábrica. Na Administração científica quanto maior a produção maior o ganho em termos financeiros,mas na Toyota a lenta – mas mais coerente – tartaruga causa menos perda,ou seja,o importante é a qu Swipe to view next page qualidade. A Toyota tem dois dos princípios básicos de Ford,que é a intensificação (minimiza o tempo de duração da produção por meio da utilização dos meios adequados) e a economicidade (reduzir o nível de estoques). possível identificar o Princípio do Preparo,já que todos os recém-contratados passam por um treinamento. Embora o sistema Toyota apresenta diversos avanços em relação ao sistema Taylorista,também apresenta alguns problemas,sendo o mais crítico o modelo de Keiretsu,pois se assemelha ao sistema feudal. A Toyota utiliza tecnologia e conhecimentos e faz uso dessas teorias para se desenvolver e ter sucesso no mercado tão competitivo e globalizado e hoje ela é a nova líder mundial do seu setor.
Nos anos 50,Eiji Toyoda visitou as instalações da Ford em Deitroid e quando retornou ao Japão,junto com seu principal executivo, Taiichi Ohno,refletiram sobre o observado e concluíram que a produção em massa não poderia funcionar bem no Japão. Ohno analisou cada etapa do processo de fabricação de automóveis,dando origem ao novo modelo chamado de Sistema Toyota de Produção. Ê possível ver na Toyota outras teorias da Administração. Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente,mas como membro de grupos,onde possui uma estrutura,uma organização dinâmica,uma coesão interna.
Há uma boa comunicação e todos os funcionários buscam obsessivamente a qualidade,buscando incentivos e uma boa relação dentro da organização, funcionários buscam obsessivamente a qualidade,buscando incentivos e uma boa relação dentro da organização,tendo uso das abordagens humanísticas,a Teoria das Relações Humanas. Um desafio é continuar desenvolvendo carros que caiam no gosto dos consumidores. O modelo híbrido,aliás,é um exemplo contundente do estilo Toyota de inovar.
O Prius é resultado de um árduo trabalho em grupo. Todos os uncionários procuram saber o que quer o consumidor e a organização age como sistemas abertos. Procurando adaptabilidade,diferenciação e eficiência,a empresa faz uso das abordagens sistêmicas. A Toyota faz quase o oposto de tudo que se preconizou como elementos indispensáveis aos novos tempos. Tendo a sua diferenciação possui flexibilidade e sabe identificar bem os fatores de sucesso. Aproveitando as oportunidades faz uso da Teoria Contingencial. Para Wood Jr. sistema Toyota de produção pode ser associado à metáfora do organismo. Esta metáfora ressalta a ompreensão das relações entre organização e meio,enfoca a sobrevivência como objetivo central,valoriza a inovação e finalmente depreende a busca da harmonia entre estrutura,tecnologia e as dimensões humanas. O modelo é produtivo. com agilidade para incorporar tecnologias e que tem o conhecimento do consumidor. 3-A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA A Toyota tem seu conjunto de crenças,expectativas e valores,e possui uma forte cultura.
Cada funcionário sabe quais são os princípios da empresa e parece forte cultura. Cada funcionário sabe quais são os princípios da empresa e parecem acreditar em cada palavra que izem. Possuem autoconfiança,entusiasmo,habilidades,atitudes para organizar e planejar,integridade e espírito de equipe,coragem para dar e receber cooperação. A certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia move os funcionários,sendo recomendados a serem gentis e generosos,criando uma atmosfera calorosa e caseira.
A interação entre os grupos gera recompensas,premiando com sorteios de carros os empregados que registram 100% de assiduidade. Os funcionários são motivados e a missão da empresa é claramente definida,e os componentes pensar,sentir e agir caminham de orma equilibrada. Um dos princípios da Toyota é estimular uma cultura empresarial que promova a criatividade individual e o valor do trabalho em equipe,gerando ao mesmo tempo a confiança mútua e respeito entre os trabalhadores de nível operário e de direção,incentivando o crescimento em harmonia.
O treinamento de cinco meses aos recém-contratados proporciona oportunidades para o contínuo desenvolvimento e os prepara para a execução imediata das diversas tarefas do cargo. Os funcionários são altamente especializados e ão correm o risco de serem substituídos do dia para a noite,trabalhando mais satisfeitos e capazes de enfrentar as situações adversas. A Toyota é reconhecida por possuir um padrão de excelência único ao mundo.
O sistema Toyota de p Toyota é reconhecida por possuir um padrão de excelência único ao mundo. O sistema Toyota de produção consiste numa cadeia de suprimentos enxuta e altamente terceirizada. Os operários da empresa tem autonomia para interromper a produção,caso detectem algum problema em peças ou equipamentos,evitando que os defeitos pareçam apenas no final do processo,tendo assim flexibilidade no chão de fábrica. Flexibilidade compatibilizando as necessidades do consumidor com as mudanças tecnológicas,integração de processos,produto e engenharia industrial.
Possui redes de conhecimentos e de fornecedores,agrupando-os por funções dos produtos,buscando uma parceria em longo prazo. Com uma logística superafiada a Toyota leva ao extremo o conceito de Just-in time (algo como a peça necessária,na quantidade necessária,no momento necessário). Assim a base de sustentação é a eliminação dos esperdícios e os principais pilares são o estoque zero,a melhoria contínua e a qualidade na fabricação.
Com traços de auto-ativação da produção e do just-in-time,produzem exatamente as quantidades vendidas e no tempo necessário com estoques baixíssimos – em geral,não mais que o necessário para meia hora de trabalho. Durante cinco décadas,a Toyota dedicou-se a aperfeiçoar seu método de trabalho e aos poucos virou referência para outras montadoras e para empresas de outros setores,tornando a produção cada vez mais eficiente. 5 OF5