Cidadania versus educação

Categories: Trabalhos

0

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química Unidade Curricular: Metodologia do Ensino de Química Professora: Divina Zacchi Pereira Aluna: Amanda — Turma: 4020521 Cidadania versus Educação O conceito de cidadania, era usado para indicar os direitos referentes ao cidadão, ou seja, o indivíduo que residia na cidade e ali participava ativamente dos interesses e das determinações politicas.

Deste modo, cidadania implica todas as decorrências de uma vida em socieda significado de cidada da história, o do a englobar um PACE 1 ora conjunto de valores s iaE o njunto de deveres e to next*ge direitos de um cidad Mas hoje, o cidadão er busca seus direitos, como a escola pode desempenhar bem o seu papel de trabalhar a cidadania? Segundo Paulo Freire (1 997), “é preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania”.

O ensino para a cidadania é papel de todas as disciplinas do currículo escolar; é preciso trabalhar com os estudantes questionamentos e debates em sala de aula. Desenvolvendo a educação para a cidadania poder-se-á transformar o Swipe to víew next page odo de pensar e agir dos alunos. Estudantes pensantes, que sabem se colocar perante um questionamento, desempenhando plenamente seus direitos e deveres. or tanto, é necessário edificar uma educação, que permita o desenvolvimento dos alunos, de aptidões para a cidadania, princípios básicos para o funcionamento adequado e coeso de uma sociedade, tais como justiça, igualdade, fraternidade, honestidade, responsabilidade social, pontualidade, cumprimento do dever, não esquecendo do cotidiano escolar, saberes para rotinas saudáveis. É indispensável ensinar aos cidadãos não apenas a ler e a screver, mas a observar o mundo a partir de novas perspectivas.

Ensinar a falar e escutar, a desenvolver atitudes de solidariedade, e não individualistas. Ensinar para a cidadania é tomar uma atitude, é praticar escolhas. É abrir os olhos para as consciências dos direitos e deveres, e lutar por estes. Mesmo que, para alcançarmos isso, seja necessário mudar a maneira de educar, não se pode apenas ensinar para a cidadania. É preciso modificar a postura do educador que também é cidadão, para que se possa parar de exclusivamente estabelecer seus direitos, mas possa também lembrar dos seus deveres.

Psicologia

0

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ SERGIPE DIREITO NOTURNO / TURMA 3004 10 Período PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO ATIVIDADES ESTRUTURADAS Aracaju 19/04/2012

Read More

Introdução solub kbr

0

Introdução O Brometo de potássio é um composto químico formado de potássio e bromo, de fórmula KBr. Este é um

Read More