Ciências naturais

Categories: Trabalhos

0

ESTUDO DIRIGIDO o que é? ESTUDO DIRIGIDO – o que é? O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o Incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.

Pode atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, o estudo dirigido incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o dese de pensamento signi xperimentar, analis o que aprendeu -e p deve executar para al ar 2 ades e operações lecionar, comparar, • • ia roblemas, aplicando Swipe to page -se às tarefas que bjetivos.

O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. O produto do trabalho do aluno pode adquirir, desse odo, forte cunho de autenticidade e pessoalidade.

Um estudo dirigido pode ser utilizado para, entre outros objetivos: • oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo co com seu ritmo pessoal; • facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor; • favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno; • possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem. Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para casa.

Porém, em sala de aula, coma presença do docente para esclarecer dúvidas e orientar quando necessário, a técnica pode revestlr-se de mals eficácia e tornar- se mais eficiente para a aprendizagem de qualquer área do conhecimento. É importante que o professor acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e na avaliação. Técnicas que ajudam a aprender Exercícios extras: se ele tem problemas com matérias como matemática ou física, faça exercícios a mais sobre o assunto studado.

Quanto mais ele praticar, melhor. Resumos: em matérias como português, história e geografia, incentive seu filho a fazer resumos do que ele leu. É uma ótima maneira de memorizar o que aprendeu e refletir sobre o tema. Esse exercicio também o ajuda a recordar mais facilmente o que foi ensinado em aula. Questionános: essa técnica ajuda a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Peça ao seu filho que faça a si mesmo perguntas sobre o assunto estudado. Então, ele deverá respondê-las após a leitura.

Intervenção do design no artesanato, quanto preservação da identidade cultural

0

INTERVENÇAO DO DESIGN NO ARTESANATO, QUANTO PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL Tatiana de Sousa Oliveiral, Maria do Socorro da Silva2, Juliana

Read More

Os 10 fisicos da historia

0

Fai galera, bom esta aqui os IO matemáticos mas importantes. A minha dica seria que a gente comentasse sobre o

Read More