Ensino a distancia no brasil

Categories: Trabalhos

0

Atualmente sou professor presencial e tutor em EAD, lidar com alunos presenciais e a distancia faz parte de minha rotina profissional, elaborar as aulas com base em um plano de ensino e na bibliografia indicada não é tarefa fácil, mas com conhecimento técnico e experiência sou capaz de transmitir informações úteis aos alunos. Mas hoje tenho uma missão mais dificil a de elaborar de forma simplificada um curso em EAD usando recursos tecnológicos e redes sociais.

Escolhi para desenvolver em EAD o curso de Tecnólogo de Logística, um curso voltado aos profissionais da área de desejam se aprofundarem no assunto u para aqueles que possuem curiosidade em conhecer uma atividade que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Swipe to r. t page O desenvolvimento d Tecnologia em Logíst de qualidade, format c desenvolver habilida apresenta-las, atravé cro o em EAD de ferecer conteudos uno possa mas e como nicos e práticos que a profissão exige.

O curso ter em sua grade várias disciplinas técnicas para que o aluno tenha condições de entender o papel da Logística nas Empresas e o que ela agrega de valor. Disciplinas como Armazenagem Embalagem, Planejamento de Produção, Logistica Empresarial, entre outras, poderão ser esenvolvidas em EAD com resultados positivos na transmissão de conhecimentos. Dentro das disciplinas existentes no curso destacarei neste trabalho, a discip Swipe to view next oage disciplina de Técnica de Negociação, afinal negociamos todos os dias e discutir esse assunto no curso de EAD e colocá-la em uma rede social seria muito interessante.

Entre as redes sociais existentes, escolhl para o desenvolvimento do curso o Facebook, pela forma atrativa que atinge as pessoas. O facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo atual, em sua página inicial esta a informação O Facebook é ma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. ” pt. br. faceboobk. com, acesso 18-2 -12. Ela reforça a idéia de que o conhecimento não deve ficar restrito a uma única pessoa ele deve ser ofertado a todos.

Vejamos esse outro texto do site: “No Facebook você pode se conectar e compartllhar o que quiser com quem é importante em sua vida” acesso 18-2-12, esta afirmação me fez ter a certeza que devo usar o facebbok para desenvolver o curso e as disciplinas, veja que quando o texto diz se conectar… “, é exatamento o que desejámos que o aluno em EAD acesse a nternet e fique conectado aos estudos, depois ” compartilhar…. mportante em sua vida”, O estudo é algo muito importante em nossas vidas e ter oportunidade de compartilhar com quem quiser é algo motivador. para o desenvolvimento de um curso em EAD é importante que pensemos inicialmente na Gestão deste curso, definir corretamente a estrutura necessária para que o aluno seja atendimento ao longo do curso é parte fundamental para um bom andamento das atividades. Devemos iniciar por uma Diretoria de cursos em EAD para um bom andamento das atividades.

Devemos iniciar or uma Diretoria de cursos em EAD , responsável pelas diretrizes gerais dos cursos a serem desenvolvidas , decisões mais estratégicas. Abaixo devemos ter 2 coordenações uma Pedagogica que será responsável pelo desenvolvimento do conteudo instrucionais , fazendo parte dela professores, tutores, palestrantes entre outros. Na outra coordenação teremos a de Cursos, responsável pelas diretrizes juntos ao corpo docente e mais proximo ao aluno em suas dúvidas e reclamações, além é lógico da verificação pedagocia do material disponibilizado.

Ambas coordenações devem ter o Apoio da equipe de Suporte de idias responsavel em desenvolver os materiais de estudo que deverão ser motlvadores ao aluno e didaticamente adequado a sua necessidade. Por último temos o suporte academico que da a assistencia de front ao aluno , notas, historicos, dúvidas de carga horário, matriz dos cursos e outras situações do dia a dia.

A proposta de trabalho para este curso esta sendo formatada passo a passo, já foi definida a equipe que trabalhará no desenvolvimento dos materiais de estudo , o Curso de Tecnologia de Logística abordando a disciplina de Técnicas de Negociação é foco deste trabalho e será transmitido pela midia social acebook, e pela tecnologia moodle, através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que também trará atividades a serem desenvolvidas pelos alunos Agora devemos ter uma proposta pedagogica alinhada aos objetivos descritos anteriormente para o curso Tecnologia em Log[stica tendo como e alinhada aos objetivos descritos anteriormente para o curso Tecnologia em Logística tendo como exemplo a disciplina de técnicas de negociação. A proposta deve através do uso da midia social Facebook, fornecer ao aluno um conjunto de técnicas e conceitos que auxiliem o mesmo a se comportar nas diferentes ituações que passará em uma negociação e obter uma visão sistêmica da mesma e saber transformá-la em ações para ter uma negociação ganha-ganha tão difícil no atual ambiente competitivo. Lembrando que transmitir esses conhecimentos por uma rede social é algo desafiador e estimulante, ter pessoas relacionando-se constantemente e interessadas em informações curtas, precisas e de facil compartilhamento. ? neste contexto que ao término do curso o aluno perceberá uma mudança de comportamente nas suas negociações e no seu relacionamento com a midia social , afinal será através dela ue receberá uma carga de informação e de ensinamentos que farão com que sua vida pessoal e profissional obtenha resultados melhores e com negociações mais produtivas. Ter uma gama de ensiinamento através de uma rede social como Facebook será uma experiencia impar como assitir uma TV na decada de 50, algo dificil imaginação , mas que é real. Ao termino do curso / disclplina será possivel o aluno perceber como o mundo esta se transformando rapidamente e como o ser humano pode ser incluido no mesmo, cabe a proposta pedagogica desenvolver uma linguagem de fácil acesso, imagens, filmes entre outros recursos apazes de atingir o objetivo esperado.

Segundo Vyotsy (200 imagens, filmes entre outros recursos capazes de atingir o objetivo esperado. Segundo Vyotsy (2003), a contrução do conhecimento humano se dá por meio da interação, pois cada pessoa é um ser soclal, relacional e participante de um processo historico. Já Faria (2010) diz que o estudante é sujeito ativo do processo e, portanto, protagonista na construção do próprio conhecimento , considerando as duas afirmações a proposta pedagogica utilizando uma midia social deve favorecer o relacionamento entre os alunos e estimular os mesmos a rocurarem as informações que precisam para contruirem o conhecimento ou seja um processo de ensino-aprendizagem vitorioso.

O curso terá uma página Inicial com informações basicas e orientações para o aluno: foto, calendário de atividades (entrega de trabalhos e provas), informações da instituição, relatórios (excell) de acompanhamento de presença que será medido pelo acesso as atividades, um outro de tempo de acesso, outro de realização de atividades. Nesta pagina será possivel verificar as disciplina já completadas suas notas , disciplina atual, professor utor, amigos do curso , amigos da rede social, Forum, Chat. A página deve ser atrativa , não deve ser poluida de informações , sempre que possível utilizar figuras, nesta página haverão botões para acesso detalhado ao conteudo. Para as atividades e troca de mensagens será utulizado o editor de texto Word e editor HTML , este também será utilizado como editor gráfico e de paginação. Passamos agora para o desenvolvimento do conteudo ou seja a prod editor gráfico e de paginação.

Passamos agora para o desenvolvimento do conteudo ou seja a produção efetiva do material didatico. Conforme definido por Bittencourt e Orofino (2006), existem 3 três diferentes códigos de significação ou seja como será passada a informação ao aluno, pode ser pelo Código verbal/texto que trata do código lingüístico, o uso da palavra, o Código icônico/imagem trata do código icônico, a percepção visual, o terceiro é o Código sonoro/som formado por signos indiciais, que nos sugerem alguma informação como medo, suspense, ritmo. Serão estes códigos que irão direcionar a produção e estabelecer a estratégia a melhor midia para o processo educacional.

Técnicas de egociação passa por vános assuntos que podem ser assuntos abordados apresentados de diferentes formas, considerando que todos os assuntos poderão ser impressos segue algumas sugestões para discuçao do assunto: Videos palestras : • Definição uso e importancia da negociação • Abordagem sistemica • Comunicação na negociação • Habilidades necessárias • Etica na negociação • Conflitos na negociação Apenas material teorico : slides • O processo de negociação • Variaveis básicas no processo • Tipos psicológicos nos conflitos • Como percebermos o mundo • Lidar com diversos weltanschauung ?? Busca da negociação evolutlva Depois dos códigos é importante que seja definida a linguagem correta na construção desse material didático, é ela que irá garantir a perfeita recepção da mensagem pelos alunos. Santori e Roesler (2005) que irá garantir a perfeita recepção da mensagem pelos alunos.

Santori e Roesler (2005) , o desenho de organização de uma disciplina permite que o autor escreva seus conteúdos de forma não linear ou sequencial o que considero correto principalmente em uma disciplina que em cada situação temos partes da disciplina ou ela inteira , portanto devemos ter um esenvolvimento que consiga transmitir ao aluno a intensidade que precisamos ter em um processo de negociação. Durante o curso além do acompanhamento regular como presença e notas nas atividades e acumulado do bimestre, um bom indicador é a participação em Forum, discussões após um vídeoaula, a participação dos alunos apresentará o caminho a seguir para intermedlação de uma tutoria (será discutido a seguir) .

A disciplina Técnicas de negociação, em muitos casos será interessante ter atividades que possam utilizar ferramentas síncronas, onde aluno e professor participam de forma on- line os Foruns com suas observações e discussões, vejamos o link http://www. youtube. com/watch7v=kF07plKIs44&feature=fvsr , poderíamos deste link gerar um Forum de discussão on line que agregaria ao curso no tópico de problemas de comunicação seria muito importante na dinâmica da disciplina. Em outras situações poderíamos utilizar ferramentas assíncronas onde aluno e professor não interagem ao mesmo tempo, poderíamos ter fóruns off-line , blogs . O facebook oferece ambas opções o que favorece em muito o desenvolvido do curso na ferramenta.

O sucesso do curso não esta associado apenas na estrutura estra esenvolvido do curso na ferramenta. O sucesso do curso não esta associado apenas na estrutura estratégica (diretores , coordenadores, equipes de apoio), desenvolvimento do conteúdo , escolha das ferramentas / mídias, mas também no que acontece no dia a dia durante o semestre e para isso será necessário a presença de um Tutor. Profissional treinado a servir de referência, motor da mudança na forma de aprender e de ensinar com inovação na relação entre aluno e professor com a presença de tecnologia. Seu papel transcende as atividades didático-pedagógicas diminuindo as distancias, irecionando o aluno a desenvolver o conhecimento adquirido.

Ele precisa acompanhar o aluno no entendimento do uso da ferramenta, deve escrever de forma clara todos os critérios para semestre evitando stress no final do período, deve sempre dar feedback estruturando-o e motivando o aluno a reciclar os pontos a melhorar e sempre de forma personalizada, o aluno deve se sentir acolhido. O Tutor, deve ser atuante no seu trabalho, envolver seu grupo de alunos a participarem das discussões. Cabendo a ele o uso correto das palavras, a melhor escrita capaz de acolher o aluno. Tratar o aluno de forma adulta, evitando o confronto direto, screver de forma correta evitando desgastes e bloqueios de comunicação. Dar um feedback de forma estruturada, sempre esclarecendo , questionando e valorizando o que o aluno já fez. Referências • PT. br. faceboobk – acesso 18-2-2012 • WWW. facebook. com— acesso 18-2-2012 • Workshop sobre Feedback em Tutoria – profa Dra Den- WWW. facebook. om— acesso 18-2-2012 • Workshop sobre Feedback em Tutoria – Profa Dra Denise Martins de Abreu e Lima • Texto: O feedback e sua importâncla no processo de tutoria a distância – Denise Martins de Abreu-e-Lima e Mario Nunes Alves ?? Texto: As relações Interpessoais no ambiente virtual – Profa. Dra. Denise Martins de Abreu e Lima • Texto: Atividade de Tutoria e suas Competências e Habilidades: o Tutor 6M – Profa. Ligia Futterleib • Textos: Desenvolvimento de atividade de aprendizagem eficientes / Produção do conteúdo e material didático / fundamentos pedagógicos em educação a distância / Formação de equipe multidlscipllnar / Fundamentos da comunicação e interação, Alves , Carina Maria Terra. Desenvolvimento de atividades de aprendizagem eficientes. Departamento de Extensão e Pós-Graduaçào.

Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 011. • Textos : Sistemas e tipos de avaliação em EAD / O processo de avaliação EAD, Thais Costa. O Processo de Avaliação em Ead. Departamento de Extensão e Pós-Graduaçáo. Valinhos, SP. Anhanguera Educacional, 2011. • Textos :Teoria e pratica tutorial em EAD / O papel da Tutoria em ambientes EAD / Atividades desenvolvidas pelos tutores em cursos EAD / O papel da tutoria na avaliação , Azevedo, Adriana Barroso. Tutoria em EAD. Departamento de Extensão e Pós- Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011. • http:h’wwwyoutube. com/watchA’=kF07plKIs44&feature=fvsr , acesso em 27-2-2012

Seis sigma

0

Seis sigma Premium gy esttacato Map 07, 2012 4 pazes Pgl Pgl Cadastro Pessoa Data Cadastroult. Atualizao FICHA CADASTRAL PESSOA

Read More

Pratica simulada ii

0

Matéria: Pratica Simulada II. Semana 10 . VARA DO TRABALHO EXCELENTÍSSIMO JUIZ ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b

Read More