Cleanroom
Produção de Software de Alta Qualidade Cleanroom Software Engineering Engenharia de Softw patricia D. L. Machad , Aplicação prática d orfi to view nut*ge a para produzi software de alta qualidade Hardware cleanrooms „ Prevenção de erros x Remoção de erros , Design correto + certificação por teste Metas: processo de desenvolvimento gerenciável + prevenção de erros Grande parte das falhas são evitáveis São conseqüência de práticas de especificação e projetos não efetivas que permitem a introdução e disseminação de falhas, bem como práticas de teste ineficientes.
Práticas rigorosas de especificação, projeto e verificação práticas de teste ausência de falhas Com isso: melhor gerenciamento e redução de custos para correção de defeitos 14/2/2005 s 14/2/2005 6 Fundamentos (Funções) Matemática (especificação) e Estatística (teste) Software U Funções de domínios de entrada a domínios de saída etc) Tecnologias „ Desenvolvimento incremental sob controle estatístico de processos „ Especificações, Projeto e Verificação baseados em métodos precisos „ Teste Estatístico e Certificação de Software 14/2/2005 9 14/2/2005 10
Desenvolvimento Incremental „ Iteração controlada PAGF3rl(F6 Equipe „ Brainstorming „ Feedback Dar: Construtivo, objetivo, balanceado, no tempo certo Receber: Escute, não se defenda, não acuse, não ataque, esclareça, aceite o presente, reflita Definição de Processo A falta de planejamento contribui significativamente para o fracasso de projetos. É necessário ter conhecimento prévio do escopo das atividades a serem executadas: Quais os métodos/técnicas/processos a serem seguidos?
Qual o esforço estimado para cada um? E o esforço total? Quals os ganhos a serem obtidos com cada um? Este anho é realmente significativo para o projeto em questão? Quais os recursos disponíveis (tempo? , recursos humanos e tecnológicos? ) O esforço necessário poderá ser cumprido? Como concluir que uma atividade foi satisfatoriamente desenvolvida? Quais as métricas e padrão de qualidade a ser adotado? Como avaliar a qualidade dos produtos finais?
Como avallar a performance do processo com vistas a implantação de melhorias? Que métricas aplicar, dentro do escopo objetivos de qualidade X recursos disponíveis? PAGF qualidade desejada. Definição de Processo: Formato de Definição de Cada Fase Métricas — para avaliar a performance do processo e características dos produtos sendo gerados nesta fase. Saída – Critério de saída que deve ser estabelecido para definir quando a atividade deve acabar.
Normalmente envolve completude e verificação de produtos, mas também pode ser expressa por meio de valores quantitativos ou qualitativos sobre os produtos. 14/2/200519 14/2/2005 20 Análise de Requisitos „ Objetivos – Descobrir e documentar as caracteristicas do sistema a ser desenvolvido em consulta e em acordo com clientes e potenciais usuários. , Critérios de Entrada – Definição preliminar do sistema e ocumentos que apresentem a descrição de processos manuais ou sistemas equivalentes. istema deverá ser produzida e validada junto ao cliente. Definição da Arquitetura do Sistema Objetivos – Esboço preliminar da estrutura do sistema em termos de hardware e software que permita identificar suas fronteiras, est[mulos de entrada e saída. , Entrada – Documento de Requisitos do Sistema 14/2/200523 14/2/2005 24 , Tarefas – Elaboração de um modelo preliminar da estrutura do sistema dentificação de fronteiras e comunicação com sistemas externos Enumeração de estí rada e respostas geradas