Clima organizacional

Categories: Trabalhos

0

2. PARAMETRIZAÇAO DA PESQUISA A fase de parametrização é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a tabulação dos dados que pode ser eletrônica ou manual. As opções de resposta devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação.

Alguns autores estabelecem a utilização de cinco opções de resposta, sendo que as opções sempre e quase sempre indicam que estão satisfeitos, as opções raramente e nunca indicam insatisfeitos, e quando a resposta é não tenho opinião, deve-se abular somente o p opções de respostas, A pesquisa pode papel como através OF15 Swipe nentp basicamente três ou menos e sim. estionários em Importante: as perguntas existentes no questionário devem estar em acordo com a escolaridade da massa de respondentes, com a cultura existente, garantindo o sigilo dos dados e respondentes.

Isto é fundamental para se coletar informações confiáveis, as quais servirão de base para ações futuras. 3. DIVULGAÇÃO DA PESQUISA Para obter uma participação maciça dos funcionários na realização da pesquisa é necessário realizar uma boa divulgação e ambém buscar apoio da alta administração da organização nesta fase. A divulgação da pesquisa consiste em uma sensibilização dos funcionários diante dessa ação institucional, e deve demonstrar também o comprometimento e apoio da alta direção com a -lal Studia variaveis.

A direção da organização deve garantir do sigilo das informações prestadas por cada trabalhador pesquisado e, em continuando às ações de transparência, deve divulgar os objetivos principais da pesquisa, seus passos fundamentais e a promessa de resultados revertidos em benefício dos próprios colaboradores e do clima geral da organização. ? recomendável a utilização de meios diferentes de comunicação, como blogs; Jornal Interno; memorandos ou comunicados internos; a intranet corporativa; quadros de avisos e outros.

Existem algumas pesquisas com inúmeras propostas de variáveis a serem aplicadas, e certamente cada proposta de escala e modelo de pesquisa é definido para uma determinada organização, ou varia conforme seu porte ou seu objetivo de estudo. Após escolher as variáveis a serem analisadas, define- se as técnicas e instrumentos a serem utilizados sendo o questionário o mais utilizado. Éo momento de construir e validar o questionário a ser utilizado. O questionário pode ser eletrônico ou impresso, e após sua produção é importante a verificar as perguntas e avaliar se estão compreensíveis.

Cada variável escolhida deve ter um número de perguntas que seja suficiente para uma boa avaliação daquela variável, mas, o questionário não deve ser muito longo, para que os questionados não fiquem exaustos. Quanto à escolha das perguntas, é recomendável que sejam utilizados números pares nas opções de respostas, para que o respondente não cala no vicio de responder sempre as opções do meio (intermediárias). O uso de duas opções de respostas muitas vezes acaba tornando pesquisa radical, e não permite investigar o grau da situação, como questões que abordam sim/não. É indicado o uso de escala que varie de 1 a 10.

A escala que varia de 1 a 10 acaba sendo interessante por dois motivos: 20F sendo Interessante por dois motivos: – o primeiro é que é uma escala universalmente conhecida (inclusive em outras culturas), já que é associada à escala percentual (5 = 50%), e utilizada também nas avaliações escolares; – o segundo ponto é que, na hora de se tabular os dados, pode ser calculada uma média de cada uma das variáveis, e a comparação entre as médias ajuda na definição da prioridade na ora de Implementar as ações (média 5,15 para salários e média 8,00 para a relação entre subordinados).

Outro aspecto importante é que, quando existem públicos- alvo distintos na empresa, é preciso elaborar dois ou mais questionários diferentes, devido às diferenças que podem vir a existir em relação a cada grupo de funcionários, como: benefícios, transporte e etc. Na hora de montar o questionário é interessante fazer com que o caderno de perguntas seja o mesmo que a folha de respostas, pois além de economizar, facilita a compreensão de quem está respondendo à pesquisa. 4. APLICAÇAO DO QUESTIONARIO E COLETA DOS DADOS É decidido nessa etapa quem será responsável pela execução da pesquisa.

Se será uma equipe da empresa, consultores, ou ambos, e também deve ser definido como serão coletadas as respostas, se será por correio, ou através da abertura de urnas. É indicado que os gestores ou chefes não sejam responsáveis pela aplicação do questionário, pois isto pode acabar intimidando alguns funcionários. O próprio ambiente de trabalho é um local adequado para realização da pesquisa. E preferencialmente que ela seja realizada também durante o horário de trabalho.

Pois mesmo que isto enha a incorrer em custos para a empresa (funcionários deixando de fazer suas tarefas), isto evita que os funcionários se sintam desconfortáveis em fazer al o fora de seu horário normal dentro da empresa. Juntamente com a aplicação dos questionários de pesquisa, é importante mais uma vez reiterar os funcionários dos objetivos da pesquisa de clima, já que, em alguns casos, o espaço de tempo entre a divulgação e aplicação da pesquisa pode ser um pouco longo, isto acaba ajudando a evitar os viéses.

Quando a pesquisa é realizada através de um questionário eletrônico, pode ocorrer o caso de alguns funcionários ficarem esconfiados quanto à quebra de Sigilo das informações. Contudo, esse é um meio mais barato, rápido e preciso de realizar a tabulação das respostas. Como pode-se perceber, a principal preocupação na hora de se realizar a aplicação do questionário e a consequente coleta dos dados é diminuir os erros de interpretação e suprimir as variáveis que possam vir a atrapalhar a correta obtenção dos resultados, que devem estar o mais próximo da realidade o possível.

Após a aplicação da pesquisa de campo, chega o momento da tabulação dos dados. 5. TABULAÇAO A tabulação dos dados, seja de forma manual ou nformatizado, serve para calcular o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. A tabulação manual de uma pesquisa realizada com um numero grande de pessoas é cansativa e trabalhosa e por esse motivo, é indicado o uso de um sistema de tabulação informatizado. A tabulação consiste então em inserir os dados em formato de banco de dados em uma planilha.

Segue abaixo um exemplo de tabulação por variável. [pic] Tabela 1: Tabulação por variável 40F horizontalmente, na primeira linha da tabela (número, departamento, motivação, remuneração e relacionamento nterpessoal). Em cada uma das próximas linhas, ficaram os respondentes (numerados de 1 a 10), e as devidas notas (neste exemplo, de zero a dez), atribuídas a cada uma das variáveis. Assim, sabemos que o funcionário de marketing deu uma nota 4 para remuneração e 9 para relacionamento interpessoal.

Mas é Importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não exatamente ressaltar as respostas de cada funcionário individualmente, mas com todos os dados no Excel, o interessante é calcular as médias de cada uma das variáveis. 6. ANÁLISE DOS RESULTADOS Como a grande maioria das ferramentas da Qualidade, o Clima Organizacional” também é uma ferramenta estatistica e, a exemplo das demais, procura detectar e apontar distorções no processo administrativo, para análise e ponderações da direção das empresas que, se for o caso adotará medidas corretivas, antecipando-se a futuros problemas.

No caso do “Clima Organizacional”, problemas relacionais. 7. ANÁLISE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL A análise de resultados da pesquisa de clima organizacional deve ser efetuada por segmento e consolidada, contemplando os pontos fortes e os pontos que apresentam espaços para crescimento no âmbito da empresa. O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.

As informações dos relatórios são “prontas para a ação”, isto é, apresentam de forma clara os dados básicos, as análises estatísticas, os cruzamentos e se mentações. Os relatórios devem tr cáo de diversas formas, OF IS sistema de visualização do resultado prático e de fácil compreensão aos líderes. 8. RELATÓRIO DE FEEDBACK PARA OS FUNCIONÁRIOS Após concluir todo o processo de análise de resultados, a ntenção é que os resultados sejam conhecidos pela equipe da empresa.

Para uma boa demonstração dos resultados colhidos, esta etapa se caracteriza pela elaboração de vários relatórios e a divulgação dos resultados. 1. Os relatórios devem ser detalhados com os resultados de cada variável e setor pesquisado; 2. É imprescindível o uso de gráficos para representar a discrepância dos resultados; 3. Os comentários dos gráficos devem ser coesos e ressaltar os pontos positivos que a empresa apresenta, assim como os negativos; 4. Os comentários também sugerem as medidas que a empresa deve tomar para mudar os pontos negativos; .

Aproveitar alguns tipos de tabulações sugeridas para representar de forma mais ampla os resultados. Um dos erros muito comuns é a utilização em excesso dos gráficos. Estes não têm de ser utilizados sempre, mas só quando é um complemento visual para as informações em questão. Muitas pessoas optam por utilizar gráficos de pizza para toda e qualquer questão, quando na verdade o gráfico de pizza é mais útil quando se trata de uma comparação da proporção de respostas entre duas variáveis (sexo, por exemplo, masculino e y% feminino).

Já quanto à divulgação dos resultados após a elaboração do elatório, é fundamental que seja bem executada e utilize vários canais de comunicação. Inicialmente deve-se comunicar os resultados a diretoria, pois pode ocorrer que a direto ivulgacao de alguma 6 OF ajuda que esses gerentes melhorem seu desempenho, de acordo com os problemas identificados na pesquisa.

O próximo passo é utilizar os meios de comunicação existentes, para a divulgação dos resultados, como: – Jornal Interno, blogs, murais, reuniões com os funcionários – esta é a mais recomendada, já que o contato direto da equipe responsável pela divulgação dos resultados (que deve ecessariamente envolver os responsáveis pela aplicação da pesquisa) com os funcionários que responderam à pesquisa, acaba por melhorar o impacto dos resultados, e a conseqüente análise individual dos funcionários.

Para a melhor credibilidade da empresa, a divulgação dos resultados já deve conter as decisões da empresa para melhorar os pontos críticos apresentados e os funcionários provavelmente estarão esperando propostas de melhorias. 9.

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE A busca pela sustentabilidade social, econômica, tecnológica e ambiental tem sido cada vez mais, incorporada à gestão e ssumida como compromisso das organizações, e a adoção dos Fundamentos e Critérios de Excelência da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade tem sido determinante para criar uma cultura favorável para materializar esse compromisso. Um dos fundamentos em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ é a Valorização das pessoas.

O Critério 6 – PESSOAS – examina como são proporcionadas as condições necessárias para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a Força de Trabalho, em consonância com as Estratégias Organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de rabalho e um Clima Organizacional que conduzam a excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.

No item Qualidade de IS ério é solicitado informar Vida deste critério é solicitado informar como são identificados e tratados os riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e ergonomia; como os fatores relativos ao ambiente de trabalho e ao clima organizacional são identificados e tratados; como o clima organizacional é mantido propício ao bem-estar, à satisfação e à motivação das pessoas; e como a organização colabora para a qualidade de vida da sua força de trabalho. . CONCLUSAO A pesquisa de clima é uma ferramenta chave para a avaliação do desempenho da organização para avaliar o grau de satisfação seus colaboradores, através dela é possível Identificar os fatores tanto motivadores como os desmotivadores, presentes na organização. Todos os pontos chave necessários para se obter a opinião dos colaboradores, devem estar relacionados através das perguntas presentes no questionário.

Os gestores devem dar uma atenção especial no momento da formulação das perguntas, pois elas são essenciais no momento da correção, a média que se obtêm, pode ser a resposta ara diversas dúvidas no momento da tomada de decisões importantes dentro da organização. E para estabelecer um bom relacionamento entre Gestor – Organização — Colaborador é necessário que toda a organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, elabore sua pesquisa de acordo com seu perfil, para que possa vir suprir tantos as suas necessidades quanto as de seus colaboradores.

MODELO DE QUESTIONARIO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL FICHA DE INSTRUÇOES A proposta deste questionário é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, analisar suas necessidades e insatisfações, e tornar a o melhor lugar para se 0F IS extra- trabalho, o segundo Investigará os fatores internos da Abaixo, algumas orientações: Fique a vontade para responder o questionário, seja o mais verdadeiro possiVel. A participação na pesquisa é voluntária, contudo, a sua participação é importante.

Considerando a importância do sigilo, você nao deve registrar seu nome nos cadernos. Leia com atenção as perguntas e marque um X para cada resposta. Caso a pergunta não corresponda com sua realidade de trabalho, deixe a resposta em branco, ou marque “não tenho opinião”. QUESTIONÁRIO PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE CADERNO 1 FATORES EXTRATRABALHO NECESSIDADES BÁSICAS 1. Minha maior preocupação é com: ( ) Alimentação ( ) Segurança ( ) Saúde ) Aceitação social ( ) Realização pessoal SAUDE 1.

Considerando sua condição de saúde, como voce avalia: Seu estado físico: ( ) ótimo ( ) Bom ( ) Razoável ( ) Ruim ( ) Péssimo 1. Seu estado mental: ( ) ótimo ( ) Bom ( ) Razoável( ) Ruim ( ) Péssimo • Seu estado emocional SI UACAO FINANCEIRA ()10 CONVIVÊNCIA FAMILIAR • O relacionamento com meu cônjuge é: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Razoável( ) Ruim ( ) Péssimo • O relacionamento com meus filhos é: ( ) Otimo( ) Bom ( ) Razoável ( ) Ruim ( ) Péssimo ?? Você dispõe atenção suficiente para sua família? ) não ( ) mais ou menos ( ) sim VIDA SOCIA • Como você avalia: Seu nível social: Seu convívio social: Seu nível cultural: FÉRIAS E LAZER • Estou satisfeito com as minhas últimas férias. • Estou planejando para que as minhas próximas férias sejam muito boas. CADERNO 2 FATORES INTERNOS DA EMPRESA AUTONOMIA • Você tem liberdade para fazer o seu trabalho da forma como considera melhor? ( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca( ) Não tenho opinião • A empresa exige um procedimento rígido para execução das atividades pertinentes as 0 DF

Sustentabilidade: a nova visão das empresas

0

N RODUÇÃO Neste projeto será abordado o assunto sobre a sustentabilidade que está inserida na disciplina de Contabilidade Ambiental, considerado

Read More

Administração

0

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA a) Nome da empresa: HERING BÁSICA b) Endereço: Avenlda Rio Grande c) Telefone: 65-3382-2758 SUMÁRIO

Read More