Climatologia

Categories: Trabalhos

0

MURILO HERRMANN Climatologia Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Scháfke Geografia Turma: 221 Professora Adriane Taquara 2006 Niñ0 e Nina sa (12 a 18 meses) na di água do Oceano pací Quando acontece u em todo o centro do OF6 Sw. p view next page s de curta duração ra da superfície da itos no clima. m com menos força ndo na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul e na alteração do clima em todo Pacífico equatorial: as massas de ar quentes e húmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália.

La Niña é o fenômeno inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias, também no fim do ano, na região equatorial do Oceano Pacific, muitas vezes (mas nao sempre) seguindo-se a um El Niño. * Nas baixas latitudes (próximas à linha do Equador). Estão situadas as regiões com maior temperatura, pois recebem maior influência dos raios solares. Essa região pode ser considerada toda aquela entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. -lal Studia entre o comportamento térmico da água e da terra. Os continentes se aquecem mais ligeiro e perdem esse calor ambém muito rapidamente.

A água leva mais tempo para aquecer, mas mantem esse calor por um período maior de tempo. Assim, os lugares próximos a oceanos apresentam temperaturas parecidas durante o ano inteiro, enquanto no interior dos continentes existe diferença grande entre a temperatura máxima e mínima. * Massas de ar: O ar que compõe a atmosfera está em constante movimento em virtude das diferenças de pressão. Existem variações nos valores da pressão num mesmo local, principalmente em função das mudanças de estações do ano. O local em que a massa de ar se forma recebe o nome de “região de origem”. ?? nela que a massa de ar adquire as características de temperatura, pressão e umidade. Ao se deslocarem, as massas de ar vão perdento as suas características de temperatura, pressão e umidade. Exemplo: Uma massa de ar frio e úmido perde umidade e recebe temperatura na medida que se dirige para latitudes mais baixas. Com exceção das massas das florestas equatoriais (úmidas), as massas de ar formadas sobre os continentes são secas. Enquanto as que se formam sobre os oceanos são úmidas. Quando uma massa de ar quente se choca com uma fria, a que tem maior força de intensidade impõe suas características de

Quando a massa de ar frio avança, ocorre a conhecida frente fria. Causando queda de temperatura. * As correntes maritimas quentes podem aumentar a temperatura e a umidade em áreas litorâneas de alta latitude. Já as correntes fri podem aumentar a temperatura e a umidade em áreas litorâneas de alta latitude. Já as correntes frias provocam queda na temperatura das regiões cosoteiras ou, em alguns casos, climas secos. Um exemplo de clima seco é o deserto do Atacama no Chile. A massa de ar quente que segue em direção ao continente resfria- se ao cruzar com a corrente de Humboldt, vinda d oPeru.

A queda da temperatura do ar causa a condensação do vapor de água e a formação de nuvens, que fazem chover intensamente sobre o oceano Pacífico. Dessa forma, a massa de ar perde praticamente toda a umidade antes de chegar ao continente. * A urbanização pode alterar o clima em função da poluição lançada na atmosfera por carros, industrias, etc. Nas regiões centrais dessas cidades, a soma deste e demais fatores, provoca a elevação da temperatura e da evaporação, aumentando assim, a Incidência de pancadas chuva. Em lugares com maior vegetação, temos temperaturas mais amenas. O contrário das altas temperaturas dos centros urbanos. * A pressão atmosférica é o peso do ar. Quanto mais denso o ar, maior será a pressão que ele exerce. No nível do mar, o ar e encontra mais denso, portanto, a pressão é maior nessa área. Conforme aumenta a altitude, o ar torna-se menos denso. O ar se desloca das áreas de alta pressão para as que está menos concentrado, isto causa o vento. Na baixa atmosfera encontramos as correntes de ar quente, que se resfriam ao subirem. Nas cidades com concentração de poluentes, essa ação ajuda a espalhar os agentes poluitores. Mas m determinados dias, o corre uma Inversão t 3 essa ação ajuda a espalhar os agentes poluitores. Mas em determinados dias, o corre uma inversão térmica, que é quando o ar próximo da superfície fica mais frio que a camada superior. Nas grandes cidades isso agrava os problemas de saúde, pois, o ar frio na superfície não deixa os poluentes se dispersarem. A previsão do tempo é um estudo que busca antecipar com alguma certeza as condições meteorológicas futuras. Esse estudo é baseado em vários dados, tais como fotos de satélite, imagens de radar doppler, balões atmosféricos, bóias marítimas, estações eteorológicas etc. Após coletados os dados com possível relevância na previsão, eles são jogados em computadores com grande capacidade de processamento que analisam várias possibilidades da evolução do tempo, gerando previsões baseadas em probabilidades.

Essas previsões são então analisadas pelos meteorologistas que a concluem após as devidas correções. A Meteorologia, como ciência, é relativamente nova, tendo seu início coincidido com a invenção dos primeiros instrumentos de medição, como o termômetro, por Galileu, e o barômetro por Torricelll, no século XVII. Desde então vem ocorrendo um progresso sempre crescente no conhecimento e processo meteorológico, principalmente com a implantação da rede de observações e sua posterior expansão.

Primeiramente restrita à superfície, esta rede foi mais tarde (por volta da Primeira Guerra Mundial) estendida para os níveis superiores da atmosfera. Em 1873, criava-se a Organização Meteorológica Internacional (International Meteorological Organization – criava-se a Organização Meteorológica Internacional (Internatlonal Meteorological Organization – IMO), com o objetivo principal de rganizar e promover o intercâmbio de observações e, ao mesmo tempo, estimular a cooperação científica entre os pesquisadores dos países membros.

A nova realidade do pós-guerra mostrou a necessidade da MO de se adequar aos novos tempos e então, em março de 1950, a IMO transformou-se na Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization – WMO), uma agência especializada das Nações Unidas, estruturada de modo a ter um papel mais fomentador na área de cooperação internacional, através de ações de caráter técnico, científico e operacional.

A partir de então, a Meteorologia como ciência vem tendo uma evolução vertiginosa, atrelada cada vez mais ao: (a) desenvolvimento tecnológico que ocorre nas áreas de supercomputação e técnicas de processamento paralelo, e de instrumentação, com novas gerações de satélites meteorológicos e os perfiladores de vento e temperatura; (b) uso de técnicas numéricas e algoritmos importados de outras áreas afins tais como a matemática e a computação aplicada usados em modelagem atmosférica/oceânica; (c) desenvolvimento de novas teorias sobre a dinâmica da tmosfera e dos oceanos, de natureza não linear e caótica do sistema acoplado oceano-criosfera-biosfera-terra-atmosfera, inclusive com a previsão do fenômeno EI Niho-Oscilação Sul. Zero Hora, Domingo, dia 21 de maio do ano de 2006. Como podemos ver no mapa, o nosso estado passa por uma época de baixas temperaturas. Tend S podemos ver no mapa, o nosso estado passa por uma época de baixas temperaturas. Tendo uma temperatura mínima em torno de 20C em Bagé e Santana do Livramento.

Atingindo uma temperatura máxima no extremo norte, região litorânea e parte da área central. Sendo em Torres a área em que podemos chegar a 190C durante a tarde. Teremos um dia parcialmente nublado no norte e região próxima a Lagoa dos Patos. Temos o avanço de uma frente fria que fará o dia amanhecer com geada em Santa Maria, Alegrete Uruguaiana, estendendo-se para Caxias do Sul e Bom Jesus. As imagens de satélite mostram o avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil na madrugada de sóbado. Ela trouxe nuvens e chuva para o RS, e grande parte de Santa Catarina e Paraná. Não teremos um bom dia para a prática de esportes aquáticos. o litoral sul, ondas com média de 1,2 m e água com temeratura e 17CC. Já no litoral norte teremos ondas de 1,1m e temperatura de 21cc. O sol nascerá por volta das 7h08min e irá se pôr as 17h33min. Em Porto Alegre, teremos mpinima e máxima de 70C/1 60C. Manaus altas de 240C/320C. Ainda no Rio de Janeiro teremos mínima de 190C e máxima de 27 oc. Luas: Estamos agora no período de lua minguante, iniciado no dia 20 de maio. BIBLIOGRAFIA: http://pt. wikipedia. org/wiki/Climatologia http://pt. wikipedia. org/wiki/Meteorologia http://www. wsys. com. br Geografia geral do Brasil – Ensino Médio. Elian Lucci, Anselmo Branco, Cláudio Mendonça. Editora Saraiva. Pág 315

Sql injection

0

Trabalho De Programação Para Web Sql injection ar 3 to view nut*ge Introdução Neste trabalho irei falar um pouco sobre

Read More

Processos infecciosos e parasitórios

0

IFPE — Campus Pesqueira Processos Infecciosos e parasitários / Educação Ambiental e sanitária profo Carlos Henrique Tabosa Grupo: Ana Caroline,

Read More