Coleta seletiva

Categories: Trabalhos

0

O desemprego aparece como elemento fundamental para o direcionamento para a atividade de catação, tendo em vista que se trata de uma atividade alternativa para a obtenção de renda que garanta a sobrevivência do catador e de seus familiares. Os trabalhadores (catadores) são expostos à periculosidade, tendo em vista o ambiente insalubre onde trabalham, também são vítimas de preconceitos Swipe to view next page e estigmas e excluídos de alguns ambientes sociais.

A falta de uma legislação específica e o desconhecimento de leis e resoluções dos serviços de saneamento e gestão de resíduos, cooperam para os problemas acima mencionados. A coleta seletiva e a reciclagem são as melhores formas de resolver o problema do lixo urbano e a inclusão sócio- econômica dessa classe desfavorecida. Na grande maioria das cidades brasileiras, o lixo é depositado a céu aberto o que causa poluição do ar, do solo e das águas, permitindo a proliferação de doenças, o que afeta a qualidade de vida da população e a degradação ambiental.

Com base nestes problemas, as Cooperativas dos Trabalhadores de materiais recicláveis e algumas empresas estão se esforçando para agir de modo responsável, procurando minimizar o risco em operações potencialmente agressivas ao meio ambiente, construindo e reforçando sua imagem institucional, e melhorando as condições de trabalho dos catadores, recuperando sua auto-estima e resgate da cidadania. 2. VALORES MOTIVACIONAIS Nesse programa adotado pela Cooperativa, é imperativo que o apoio aos catadores seja compromissado com o rotagonismo deles e a construção dos processos emancipatórios desta categoria.

Catadores são vítimas de preconceito por parte da sociedade e constantemente são associados ao problema do lixo, sendo que na verdade, eles merecem políticas públicas que fortaleçam seu perfil empreendedor e ecológico, tendo em vista que contribuem para o aumento da reciclagem sem nenhum custo para a administração pública. Incentivar o orgulho entre os próprios catadores é o primeiro passo antes de quebrar o preconceito por parte da população em geral. A população tende a ser educad s programas de coleta seletiva que mostrem a importância dos tra população em geral.

A população tende a ser educada a partir desses programas de coleta seletiva que mostrem a tende a ser educada a partir desses programas de coleta seletiva que mostrem a importância dos trabalhadores de recicláveis dentro da cadeia de gestão de resíduos. Cooperativas e associações de materiais recicláveis não apenas ajudam na organização da classe de trabalhadores, mas também favorecem na integração e reconhecimento da profissão associada às condições subumanas de trabalho.

Logo entendo que as cooperativas seriam alternativa viável para melhorar a sustentabilidade da gestão de resíduos e a inclusão de trabalhos na área, contribuindo para proteção do meio ambiente e resultando em ganhos econômicos e sociais. A realização de oficinas temáticas de grande valia para o crescimento educacional desses trabalhadores. Quando um programa alia o aspecto ambiental ao aspecto social, alcançam uma maior adesão por parte das pessoas que percebem a oportunidade de se adequar ambientalmente, promove a geração de trabalho e renda, conferindo ao programa dupla motivação ambiental e social. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO Atualmente os acúmulos de lixo gerado pela sociedade consumidora se constituem como um dos problemas ambientais de extrema relevância e gravidade. Dentre as conseqüências provocadas pela geração e acúmulo do lixo, temos a escassez dos recursos naturais, a degradação ambiental e o esgotamento de espaço físico para o armazenamento dos resíduos produzidos.

Dentre as alternativas de tratamento para o lixo urbano, a reciclagem configura-se como importante elemento, pois possibilita o reaproveitamento de materiais descartados, o que traz enefícios ambientais através da economia de recursos naturais, além de possibilitar ganhos sociais ao absorver no seu circuito produtivo os catadores de materiais reciclávei Muitos catadores além de preservar o meio ambi circuito produtivo os catadores de materiais recicláveis. produtivo os catadores de materiais recicláveis.

Muitos catadores além de preservar o meio ambiente, geram renda e conseguem o sustento com a reciclagem. A implantação da coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos ólidos urbanos, possibilitando a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, conscientizando os cidadãos e gerando empregos.

O destino do lixo coletado tem resultados sociais, ambientais e econômicos, é um potencial instrumento de desenvolvimento, permitindo uma eficiente proposta de inclusão social ao mesmo tempo em que estimula o cidadão a participar da política de responsabilidade social e ambiental que é hoje fator essencial para qualquer empreendimento. O Antropocentrismo e o Ecocentrismo estão caminhando paralelamente. No primeiro momento, entra o consumismo exagerado do homem que gera larga média de produtos descartáveis, ocasionando desperdício de recursos naturais e energéticos.

No segundo momento, entra os catadores de lixo em suas precárias condições, desempenhando um papel ponderante para o processo de reciclagem, porém hostilizados e excluídos pela sociedade. E em terceiro e último momento, onde entram o programa adotado pela Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis e Empresas. Essa ação coletiva possibilitou uma condição de trabalho mais favorável, uma oportunidade de maiores ganhos tanto economicamente quanto socialmente aos catadores cooperados.

As empresas reviram suas práticas de responsabilidade Social e assumiram uma postura mais ética em relação a destinação dos resíduos sólidos. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS I Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da C I Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da Cooper sólidos. I Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis I Problemas II . Baixo índice de escolaridade. 12. Ambiente de trabalho insalubre. 3. A destinação final dos resíduos IT IU I GxUxT I Prioridade 15 13 175 14 | 48 160 14a 14. 1nexistência de Legislação Específica e Ausência de Política I I Ambiental 15. Consumismo exagerado de produtos. 180 11a 136 A implementação de uma legislação específica que não apenas regule mas principalmente institua leis que resultem em mudanças na situação dos resíduos sólidos em nível federal, estadual e municipal e a estruturação de uma Política

Nacional de Resíduos Sólidos vem ao encontro de um dos grandes desafios a ser enfrentado: A falta de alternativas mais adequadas de descarte dos resíduos, os graves problemas de saúde pública, bem como os desastres ambientais no meio urbano e rural, provocados pelo lixo. Uma Legislação específica e uma Política Nacional estabelecem princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes e normas para o ge Nacional estabelecem princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes e normas para o gerenciamento dos resíduos no país, é de extrema relevância.

Mais relevante ainda é o fato dessa política definir um papel para o Estado na direção de um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável com programas de coleta seletiva executada pelo poder público. A sociedade deverá contar com leis que impulsionem a participação social e a gestão compartilhada com inclusão social, através, por exemplo, de conselhos gestores de resíduos sólidos, federal, estadual e municipal. Entretanto, deverá está dimensionada e devidamente valorizada a coleta seletiva operada pelos catadores que tuam na limpeza urbana e como agentes ambientais.

A importância de se valorizar o trabalho destes trabalhadores, está em promover-se o desenvolvimento de políticas sociais, econômicas e ambientais, bem como o desenvolvimento integral dos catadores que atuarem como profissionais independentes e ao mesmo tempo remunerados. Neste cenário, poderemos superar o conceito de limpeza urbana, que pressupõe a sujeira urbana – governos, empresas e cidadãos terão consciência de suas atitudes e não mais jogarão lixo em locais impróprios.

Contrato de constituição da empresa

0

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS i-LTDA ALERTA: CONTRATO COMERCIAL VEDADO A CONSUMIDORES ! DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE AO USO DE EMPREENDEDORES. As

Read More

Tcc sobre internet e tecnologia perante países pobres

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 02 2 UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A INTERNET 04 2. 1 ARPA – o vovô da internet04

Read More