Diabetes

Categories: Trabalhos

0

Fisiopatologia Os níveis de glicose sérica são normalmente mantidos numa faixa relativamente estreita, aproximadamente entre 70 e a 99 mg/dl„ levando em conta, as variações que ocorrem entre a glicose que chega e a que deixa a célula após refeições e durante exercício físico. De grande importância, o organismo realiza a manutenção dos níveis glicêmicos de forma importante para a sobrevivência. Esta manutenção na faixa de normalidade é de fundamental importância e para isto é indispensável a atuação do sistema hormonal.

De um lado a insulina – ação regulatória – o outro, o glucagon, as catecolaminas, o cortisol e o hormônio do crescimento – GH ação contra regulatória. A insulina liberada nos períodos pós pra glicose sérica e o glu diminuídos de glicos também por aminoá as glinidas são subst ora ntados de Jurn, pelos níveis almente, mas s, as sulfoniluréias e iberação de insulina pelas células p. A glicose transportada de orma eficaz para o interior das células pelo transportador GLUT2. Em seguida é fosforilada em glicose-6P pela glicokinase, que é considerada o sensor de glicose para as células p.

Aglicose-6P é oxidada e com sto há aumento dos niveis intracelulares da relação ATP/ADP que promovem o fechamento dos canais de K+ quimicamente regulados sensíveis ao ATR das células p. Há então desporalização da membrana destas células com abertura dos canais de Ca+ + voltagem dependentes, aumento da concentração do Ca++ intracelular, e o Ca*•• atua como 20 mensageir Swipe to vlew next page mensageiro promovendo a ativação de kinases, com expulsão dos grânulos secretores e liberação de insulina na forma; pró insulina insulina + peptídeo C.

A secreção de insulina é bifásica. Nos primeiros IO minutos após o estimulo, sendo guda e de curta duração inicia-se a ocorrência da primeira fase que é constituída pela insulina pré-formada. É de fundamental importância para o controle dos níveis glicêmicos pós-prandiais e é a primeira a ser alterada no DM. Persistindo o estímulo glicêmico, ocorre a 2a fase, que é menos intensa e mais prolongada.

O receptor da insulina é um hétero-tetrâmero constituído de duas subunidades a, extracelulares e duas subunidades p, transmembrana celulares e intracelulares: p-a- a- p. A ação da insullna começa com sua ligação às subunidades a, que muda de conformação e ativa a subunidade p, que é ma tirosina kinase. Assim, inicia-se a transdução de sinais com a fosforilação em cascata de substratos e enzimas, que culmina com as ações da insulina: anabolismo, estímulo do transporte da glicose pelo GLUT4 (músculo, tecido adiposo), crescimento celular.

As principais ações metabólicas da insulina são: estimular a captação de glicose e sua utilização produzindo energia por meio da oxidação da glicose ou o que chamamos de glicólise e/ ou armazenando-a na forma de glicogênio por meio do processo denominado glicogenogênese, por, atualmente modificado para licogênese e, síntese de triglicerídeos por meio do processo de lipogénese; estimular o depósito de AGL no tecido adiposo; estimular a captação de aminoácidos e a síntese protéica.

As células a são estimuladas quando os níveis glicêmicos estão abaixo do limite inferior de normalidade, < 70 mg/ os nÁJeis glicêmicos estão abaixo do limite inferior de normalidade, < 70 mg/dl (Jejum), por aminoácidos e por vários hormônios: catecolaminas, cortisol, GH, P-endorfina, vasopressina. A insulina, exerce efeito inibitório sobre a secreção de glucagon. O glucagon é então liberado na circulação , sem necessitar de transportador, atinge seus receptores nos órgaos-alvo. A ligação glucagon receptor causa acúmulo citoplasmático de AMPc e Ca++.

Os efeitos do glucagon ocorrem principalmente no metabolismo intermediário hepático por meio dos segundos mensageiros antes citados, que ativam as proteínas kinases A e C. Estas kinases, por sua vez, afetam um amplo espectro de processos enzimáticos, incluindo ativação da gllcogenóllse e da neoglicogénese com aumento da produção hepática de glicose, cetogênese pelo fígado e da síntese de uréia. Assim, no estado pós-prandial é importante que os alimentos ejam aproveitados seja para a produção de energia ou para seu armazenamento.

Por outro lado, no estado pós-absortivo é importante que o organismo produza glicose e que os tecidos periféricos utilizem AGL como principal fonte energética, poupando a glicose, como substrato energético, para o sistema nervoso central, o que é realizado pelas ações do glucagon. Os hormônios Insulina e glucagon inteferem nas vias metabólicas de formas opostas: a) por meio de controle rápido dos complexos enzimáticos por fosforilação fosforilaçãodesfosforilação; b) por meio de controle de longa duração por regular a síntese as varias enzimas.

Os hormônios liberados em situações de estresse: catecolaminas, cortisol e GH atuam metabolicamente aumentando a lipólise, a glicogenólise elou neoglicogênese e diminuindo a c PAGF3ÜFd GH atuam metabolicamente aumentando a lipolise, a glicogenólise elou neoglicogênese e diminuindo a captação e a utilização periférica da glicose. Portanto, intensificam as ações metabólicas do glucagon. No Dlabetes mellitus o mecanismo fisiopatológico fundamental é a diminuição da razão: insulina/ glucagon, que é mais intensa no DMTI que no DMT2.

Tal ocorre or diminuição de secreção de insulina, que é grave no DMTI e menos intensa e associada a resistência à insulina no DMT2, e por secreção aumentada de glucagon. Consequentemente, ocorrerão, em grau variável de intensidade, os disturbios metabólicos apresentados na Tabela 2, que caracterizam um estado catabólico. Bibliografia GROSS JL; FERREIRA SRG; FRANCO L]; SCHMIDT; MI; MOTTA DG; QUINTÃO E; NETTO AP;. Diagnóstico e classificação do diabetes melito e tratamento do diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab 44 (supl 1):5-32, 2000. The Diabetes Control and Complications Trials (DCCT) Research

Group. The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of long-term complications in insulin-dependent diabetes mellitus. N Engl J Med 329:977-986, 1993. The Expert Committee on the Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus. Report ofthe Expert Committee on the diagnosis and classification of diabetes mellitus. Diabetes Care 25 (suppl 2002. LIK Prospective Diabetes Study Group. Intensive blood- glucose control with sulphonylureas or insulin compared with convencional treatment and risk of complications in patients with type 2 diabetes (UKPDS 33). Lancet 352:837-853, 1998.

Astecas

0

Astecas Introdução A sociedade asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército asteca. A nobreza era também

Read More

Biologia

0

APOSTILA DE BIOLOGIA DO “20. BIMESTRE” DO 10. ANO DO ENSINO MÉDIO Membrana Celular ou Plasmática SUMÁRIO Introdução: Que é

Read More