Como nos tornamos sociais
Texto: Como nos tornamos sociais Livro: O que é Psicologia Social Autora: Silvia T. Maurer Lane São Paulo 2012 Definição de Grupo Relação interdependente entre pessoas que partilham de objetivos, ideias, valores e cultura em comum, baseadas em normas elou leis que regulam comportamentos. Seus membros interagem com frequência reconhecem e são reconhecidos pelos outros como pertencentes aos grupos. Características do Gr Um grupo é caracter a presença de leis e seus membros.
Man estruturadaem atitud ar 2 apés sociais e portamento de ros uma interação os, açoes e comportamentos em comum. Construção do “eu” social O “eu social” é construído pelas relações entre as pessoas do grupo,onde o indivíduo vai percebendo as diferenças e semelhanças entre todos e assim desenvolvendo suas características individuais dentro do contexto das suas relações e experiênci Swipe to víew next page experiências.
Identidade Social A identidade social é o conjunto de características físicas, personalidade e relações sociais, ou seja, sua posição e características dentro dos grupos aos quais pertence. São os papéis sociais que desempenharemos na sociedade. Consciência de si mesmo É a consciência de que os papéis que desenvolvemos na ociedade e nossa identidade social são determinados por condições socio – históricas, ou seja, a consciência de que mesmo que existam as Individualidades estas são resultantes do convívio social a que somos expostos, e estes por sua vez são resultantes da história.
A partir do conteúdo desse texto existe liberdade? O texto mostra que a liberdade varia de acordo com a determinante do papel social a ser desempenhado na situação, ou seja, ela é limitada, pois podemos fazer todas as variações que quisermos desde que sejam mantidas as características do papel de acordo com as normas / les da estrutura daquela sociedade.