Companhia brasileira de confec?§?µes

Categories: Trabalhos

0

A organização de uma empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos que visam resultados positivos para benefícios da mesma.

O sistema organizacional da empresa deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, o sistema organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional. Cláudio e Marcel juntaram-se e promoveram então a abertura de uma empresa no ramo têxtil com produções eficazes o ponto de contratar mais pessoal para a execução das atividades da empresa. Cláudio na parte burocrático- administrativa e Marcel com grandes conhecimentos técnicos da atividade fim da mesma.

Diante do avanço financeiro e produtivo da empresa, os dois planejam então contratar funcionários para a execução das atividades também burocráticas, administrativas e financeiras, sendo concedido a cada um deles a oportunidade de participar do capital da empresa como pequenos acionistas. Contudo não visavam uma forma melhor de cada um em oder executar as atividades extraordinárias com mais controle e planejamento, uma forma de prever o futuro da empresa, não somente em lucrar, mas pensar nas forma em que poderia acarretar qualquer problema dentro dela.

A CBC atuando no mercado de rouparias, seu horizonte de tempo era apenas uma estação do ano, assim quando havia mudanças de estação, a CBC atualizava e renovava sempre seu estoque, sem estabelecer um planejamento orçamentário e estratégico de vendas, sem assim, não havia periodicidade dos objetivos, pois o foco principal dentro da empresa era expandi-la devido o avanço financeiro da mesma. . O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC devido o avanço financeiro da mesma.

Dentro da ACB não havia qualquer tipo de canal de coleta de sugestão dos funcionários, pois a empresa sempre estava tão satisfeita com o andamento da produção, que isso não importava a mesma. As decisões e sugestões eram tomadas apenas pelos seus fundadores, sem a chance de opiniões alheias na Empresa, para definir o futuro dela, pois o que importava a eles somente era o “presente”. O Objeto era alcance de metas, sem planejamentos e organização devido à fertilidade financeira da mesma. Esse tipo de empresa tem usualmente processos decisórios muito centralizados.

Os empregados têm reduzida autonomia para tomar decisões. O desempenho organizacional é em geral prejudicado pela falta de iniciativa e dependência de instâncias superiores de decisão. A maneira eficiente de uma empresa corrigir o erro de um empregado, e dando-lhes chances de ele mesmo corrigi- lo sem que haja repetidas vezes, para o bom funcionamento da empresa, pois o funcionário é referência para a empresa estar em constante crescimento, sabendo utilizar princípios técnicas e ferramentas administrativas dentro ela.

Geralmente o processo decisório é algo que deve ser metodicamente analisado e projetado. Para se tomar boas decisões temos que formar um conjunto real somando capacidade de julgamento, intuição e análise sistemática. A princípio as decisões a serem tomadas devem partir do nível institucional, onde se concentram os diretores e presidentes, porém com a possibilidade de que algumas decisões possam ser tomadas também a nível operacional, onde em determinada situação é desnecessário levar Iguns problemas irrelevantes, como um falta leve ou édia de um funcionário, tendo o poder de adverti-lo. nde em determinada situação é desnecessário levar à diretoria alguns problemas irrelevantes, como um falta leve ou como um falta leve ou média de um funcionário, tendo o poder de adverti-lo. O ato de delegar é transferir para outros a responsabilidade na execução de uma tarefa, sedo uníssono o trabalho em equipe, cabendo a cada um o serviço que, na ausência de quem delegou a responsabilidade, não ficará em falta dentro da empresa.

Na CBC, as decisões eram somente tomadas por Cláudio e Marcel. Eles entanto, não davam a oportunidade de que seu pessoal de confiança pudesse exercer as mesmas atividades deles. A falta de planejamento em relação ao futuro é o alvo de todo o desequilibro da Empresa. A ausência de Cláudio promoveu a decadência da Empresa, pois não haviam profissionais qualificados para ocuparem seu lugar.

Atualmente em algumas empresas pesquisam através dos próprios funcionários, questionários anônimos, para expressarem opiniões em relação à empresa, para saber ao fundo o que na verdade a empresa necessita para o róprio crescimento. A CBC mostrou-se a todo o momento uma empresa que recompensa a cada um dos funcionários, independente de erros, sem punições. O que importava o tempo todo a mesma, era o crescimento financeiro.

Cláudio e Marcel foram eficientes na capacidade gerencial a frente da CBC, de forma a expandi-la rapidamente em pouco tempo, porém não eficazes em capacitar/qualif nais para estar à frente da empresa talvez porque temiam que os subordinados desempenhassem as fu uita eficácia que às próprias posições, se sentido ouco tempo, porém não eficazes em capacitar/qualificar profissionais para estar à frente da empresa talvez porque temiam que os subordinados desempenhassem as funções com muita eficácia que às próprias posições, se sentido ameaçados ou achariam arriscado delegar, preferindo trabalhar até mesmo dobrado e fazer eles mesmo a tarefa. Cláudio e Marcel como gestores da CBC, tiveram uma atuação produtiva em relação ao crescimento rápido da gestores da CBC, tiveram uma atuação produtiva em relação ao crescimento rápido da empresa, porém sem lanejamentos no caso de alguma eventualidade, pois o presente para eles era mais importante. A divisão de tarefas, seria eficiente na forma de deixar a empresa sempre em perfeito estado de funcionamento, mesmo na ausência de um funcionário por tempo indeterminado, ainda assim, as atividades não parariam por isso, continuariam por outros profissionais qualificados.

Com a empresa em plena decadência, Cláudio sugeriu a contratação de um consultor, para controlar a empresa. Foi uma atitude bastante eficaz, porém menospreza ao demais profissionais da empresa, que poderiam fazer esse serviço, casionando também nas demissões por parte deles próprios. Como consultora, montaria um sistema de planejamento a longo prazo, promover cursos de capacitação ao funcionários, para exercerem funções específicas, para que estejam aptos a tomar decisões nas diversas áreas da empresa, independente da ausência do presidente ou diretor geral, dando continuidade às atividades da empresa, dando total assistência aos fornecedores e clientes.

A guerra do sucesso pelos talentos humanos

0

Leonardo A Guerra do sucesso pelos talentos humanos JEFFERSON MARCO ANTONIO LEONARDO Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade

Read More

Trabalho academico

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL MARCIA REGINA LACERDA BARROS PEREIRA BRASIL UM PAÍS DE CONTRASTES: DA REALIDADE A

Read More