Competências profissionais
ANHANGUERA/ Uniban COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL or6 to view nut*ge São José – SC abril de 2012 organização, com o propósito de estabelecer melhorias para o todo, ou seja, o comportamento organizacional tem o objetivo de saber como as atividades realizadas pelos colaboradores afetam no desempenho da organização. A análise do C . O . tem seu foco direcionado ao comportamento relativo às funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Partindo do pressuposto que toda a tomada de decisão do indivíduo é motivada por uma causa, o C .
O . procura explicar, rever e controlar estas decisões. Explicar causas e razões e prever eventos futuros. Já o controle, é controverso, pois existem inúmeros fatores externos que interferem na conduta do ser. percebendo o comportamento do grupo de trabalho, os gestores poderão propor desafios e oportunidades orientados para criação de um ambiente eticamente saudável, consequentemente melhorando a qualidade e produtividade dos funcionários. Respeitando a citação “Comportamento é todo o tipo de resposta de reação à um estímulo. Prof. Renato Azevedo. 2. Pensamento Sistêmico Antes de nos aprofundarmos no conceito ou definição do Pensamento Sistémico, precisamos entender outro conceito, o da evolução de pensamentos. Em nossa pesquisa percebemos grande facilidade em encontrar material didático “tentando definir” este novo pensamento, mas nos deparamos com os mesmos exemplos e comparações que por vezes distorcem e nos confundem. É dito que o pensamento sistémico é uma evolução do pensamento reducionista, mas que outro pensamento é este?
No diclonário de filosofia Abbagnano, o Reducionismo é apresentado e definido como “algo que foi diminuído e de um modo geral, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, a ue foi diminuído e de um modo geral, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, a grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos pode ser sempre reduzidos, a fim de explicá-los”. pois bem, se o pensamento sistêmico evoluiu na contra mão deste, deduzimos que pensar sistemicamente ou agir de tal forma, é muito complexo mas, uma vez entendido, torna-se uma ferramenta indispensável para nossos dias.
Nos dias atuais onde situações novas são vividas a todo o momento, nada melhor do que parar, pensar e agir de uma forma racional, o que nos leva a fazer boas escolhas e tomar decisões acertadas. Estes são atributos requeridos dos novos profissionais. Quando pensamos sistemicamente, não apenas analisamos a parte especificas do problema, mas recuamos um pouco, tentamos entende-lo desde o fato gerador e se necessário for, por exemplo, refazer todo um processo. “De nada adianta mudar o fornecedor de matéria-prima, se causa dos parafusos estarem apresentando problema, esta na maquina”.
Há uma falha no sistema e todos os níveis deverão ser revistos. No entanto se o pensamento sistêmico for engessado, a mediação de conflitos será prejudicada, fatores que não podemos mensurar, como tempo de pareceria, bem feitorias, omprometimento, entre outros, também devem ser lembrados, para que as ações de decisões tenham coerência. 3. 0 LIDER NA GESTÃO DE MUDANÇAS Gerenciar mudanças significa, antes de tudo, identificar as reais necessidades do intento, com base no seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente sua liderança, sendo que esta pode ser um auxllio ou empecilho no processo.
Já que encontramos líderes com perfis de inovação, confiantes, que gostam de correr riscos e fazem as PAGF3rl(F6 que encontramos lideres com perfis de inovação, confiantes, que gostam de correr riscos e fazem as coisas acontecerem e há ambém aqueles mais acomodados para os quais a mudança é uma ameaça pois traz incertezas, ou seja, esperam a situação se normalizar ao invés de serem os geradores de mudança. Bons gestores precisam manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando, delegando e principalmente servindo de exemplo no processo.
Traçar uma estratégia , criar um senso de urgência, buscar o apoio de pessoas influentes dentro do grupo e ministrar treinamentos, facilita a aceitação. O medo do grupo, é o maior inimigo de gestores inovadores, é essencial estar atento para que essas pessoas não bolcotem os sforços de mudar. Além do medo do desconhecido, elas podem se sentir desconfortáveis por terem de mudar seus hábitos, acharem que não serão capazes de desempenhar bem um novo procedimento, sentir que perderão o controle das atividades, que precisarão trabalhar muito mais ou simplesmente não enxergar a vantagem de se “mexer tanto na empresa”.
Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, notamos grandes mudanças dentro da organização relacionadas ao bem estar do trabalhador, a qualidade de vida é um valor que vem crescendo, ganhando espaço nos dias atuais e é a própria sociedade que vem exigindo estas mudanças. . RESUMO A ARTIR DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO PROPOSTO 4. 1 No que consiste o conceito de Inovação? Como ideia principal percebida, chegamos a conclusão que Inovação consiste em apresentar novas ideias, métodos, novidades, atualizar, sair da rotina, criar, fazer diferente, aperfeiçoar, uma coisa velha vestida de modo novo”.
Lembramos também, a famosa frase de Chacrin aperfeiçoar, ” uma coisa velha vestida de modo novo”. Lembramos também, a famosa frase de Chacrinha “… nada se cria, tudo se cop’a” ou até mesmo como dizia Eclesiastes, Rei de Israel “… não há nada de novo sobre o sol”. Deste modo, alguns xemplos são tidos como referência neste conceito: Iphone com seu “touch screen” e o Barbeador Mach3 com suas três lâminas. 4. 2 Personalidade e a implantação de novos conceitos? É natural do homem, perseguir o ideal para si, isso faz crescer a resistência e os levam a tomar atitudes conservadoras.
O comodismo e o medo do desconhecido, também são fatores que dificultam a aceitação de novos conceitos. A presença de um líder torna mais fácil o processo de mudança, uma equipe instruída, com personalidade e espirito de cooperação torna o processo menos trabalhoso. Em várias respostas percebemos a citação “mente aberta” e medo do desconhecido”, primícias do sucesso ou do fracasso. Dos conservadores a paciência, dos inovadores a ansiedade, cuidado, qualquer um destes em excesso pode levar um projeto ao fracasso. 4. 3 A motivação esta atrelada aos traços da personalidade?
Uma questão nada objetiva, que apesar da maior parte dos entrevistados ter concordado, tivemos ótimas linhas de pensamento, que nos conduziriam a prolongas discussões. A Sra. Leandra Mariano defende que “uma pessoa que apresenta perfil crítico e Inovador é motivado a buscar novas ações para transformar o que não está a contento”. O Sr. Sérgio Sanches, entende que a motivação é o resultado de fatores internos e externos do individuo e que a personalidade seria um fator interno, ou se’a a enas uma parte da força motivacional. ser varia de acordo com . a persona apenas uma parte da força motivacional. ” . a personalidade de cada ser varia de acordo com o ambiente em que ele esta inserido e como esta se relacionado com o mesmo” Na opinião de Pablo Padilha, a forma de “agir, pensar, sentir. dependem da personalidade, no entanto, a motivação que o leva a tomar qualquer decisão relaciona-se a outros fatores que vão de encontro ou nao com sua essência. Concordam 68% Não concordam 18% Outros 5. CONCLUSÃO Tendo em vista as entrevistas feitas e polêmicas criadas em torno do assunto.
O grupo discutiu e chegou as seguintes conclusões: – Inovação nada mais é que mudar ou inventar algo que satisfaça e melhore as condições de vida do individuo. – Sobre personalidade e a implantação de novos conceitos, acreditamos que um homem com perfil conservador encontre dificuldade e resistência a qualquer tipo de mudança, devido aos fatores medo, insegurança e comodismo. De outro lado temos o homem com “mente aberta” que se adapta melhor a mudanças, osta de desafios e assimila com facilidade a implataçao de um novo método. Motivação atrelada aos traços da personalidade, em alguns momentos se confunde com a questão de implantaçãode novos conceitos. Grande parte dos entrevistados responde que sim e o grupo leva consigo a mesma linha de raciocínio, pois o comportamento do ser refere-se a sua personalidade, ou seja, quando envolvemos pessoas num processo, suas características interferem no desenvolvimento e resultados deste. Sendo assim, o indivíduo tranquilo, novamente o famoso “mente aberta” está sempre disposto e conseqüentemente motivado a explorar nocas ideias.