Fundamentos do sistema operacional

Categories: Trabalhos

0

Administrador de sistemas Um administrador de sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores elou a sua rede. Administradores de sistemas geralmente são membros do departamento de Tecnologia da Informação (TI). As funções de um administrador de sistemas é bem abrangente, e varia muito de uma organização para outra. Administradores de sistemas usualmente são encarregados de instalar, suportar, e manter servidores e outros sistemas, e planejar para responder a indisponibilidades de serviços e outros problemas.

Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas pequenos, erenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas, supervisionar ou trei consultoria para pro I 0 do Técnico de Apoio Swip t page administrador de sist técnica quanto respo Competências e de apoio, e do conhecimento e primeiro Nível. um tanto competência O escopo da administração de sistemas inclui os sistemas computacionais e as maneiras que as pessoas as usam na organização.

Isso engloba conhecimento do sistema operacional e das aplicações, assim como resolução de problemas de hardware e software, mas também o conhecimento do propósito para o qual as pessoas na organização/empresa utllizam os omputadores. No entanto, a habilidade de resolver problemas seja a habilidade mais importante de um administrador de sistemas frequentemente sob vários tipos de restrições e stress. O administrador de sistemas é chamado quando um sistema fica inoperante ou mal funcional, e deve ser capaz de rapidamente e corretam corretamente diagnosticar o que está errado e a melhor maneira de retornar ao estado funcional.

Administradores de sistemas não são engenheiros de software ou desenvolvedores. Não faz parte de suas tarefas cotidianas projetar e implementar novas aplicações de software. Porém, eles devem entender comportamento de um software para poder implantá-lo e resolver problemas, e geralmente conhecer diversas linguagens de programação usadas para scripts ou automação de tarefas recorrentes elou agendadas. Particularmente ao lidar com sistemas criticos aos negócios da empresa ou publicados na internet, um administrador de sistema deve ter uma base sólida em segurança da informação.

Isto inclui não meramente aplicar patches aos softwares, mas também prevenir que o sistema seja penetrado e outros problemas de segurança tomando medidas preventivas. Em algumas organizações a administração de egurança da informação é desempenhada como uma função separada e responsável pela segurança em geral e manter os sistemas de firewall e de detecção de intrusos, porém todos os administradores de sistemas são geralmente responsáveis pela seguranças dos sistemas sob sua administração. Áreas Relaclonadas Muitas organizações incorporam outras funções/papéis afins aos administradores de sistemas.

Em uma grande empresa estas funções são normalmente desempenhadas por cargos ou equipes distintas dentro do departamento de Serviços de Informação ou de Informática junto com Telecomunicações. Em empresas menores estes papéis são compartilhados por alguns administradores de sistemas, ou até mesmo em uma única pessoa. * Um Administrador de Banco de dados (DBA) é responsável por manter um sistema de banco de dados, e Administrador de Banco de dados (DBA) é responsável por manter um sistema de banco de dados, e é responsável pela integridade dos dados e a eficiencia e performance do sistema.

Um Administrador de Redes é responsável por manter a infraestrutura de rede como os switches e roteadores, e diagnosticar problemas com estes componentes ou com o comportamento de computadores ligados à rede. Um Analista de Segurança é um especialista em segurança de computadores e redes, assim como a administração de dispositivos de segurança como firewalls, e também um consultor para medidas de segurança em geral. * Um Administrador Web é responsável por manter os serviços de Web (como IIS ou Apache) que permitem o acesso interno e externo às páginas/sistemas web.

As tarefas incluem gerenciar múltiplos sites, administrar a segurança, e configurar componentes necessários de hardware e software. Pode também ser responsável pelo software de gerência de mudança. Um Técnico de Apoio ao Usuário ou Suporte de Primeiro Nível deve prestar ajuda às dificuldades individuais dos usuários com os sistemas computacionais, prover instruções e algumas vezes treinamento, e diagnosticar e resolver problemas comuns.

Um Técnico de Operação executa rotinas de manutenção e cuidados necessários, tais como trocar fitas de backup ou substituir discos defeituosos em um RAID. As tarefas executadas usualmente requerem intervencão física no ambiente onde está o computador; embora as tarefas não exijam tanta competência técnica tais como a de um administrador de sistema requerem m nível de responsabilidade e confiança similar, pois o operador tem acesso a dados que podem ser sens(veis/muito importantes. Em algumas organizações, uma p podem ser sensíveis/muito importantes.

Em algumas organizações, uma pessoa pode começar como um Técnico de Apoio ao Usuário ou um Técnico de Operação, e então ganhar experiência no trabalho para ser promovldo a um cargo de Administrador de Sistemas. Treinamento Diferente de muitas outras profissões, não há um único caminho para se tornar um administrador de sistemas. Diversos administradores de sistemas possuem diploma superiores os cursos de Ciência da Computação, Sistema de Informação, Engenharia da Computação, ou mesmo de técnico em informática. ma das principais dificuldades do ensino de administração de sistemas como uma disciplina formal na universidade, é que a velocidade que a indústria e as tecnologias mudam é muito maior que o processo de certificação de uma nova ementa curricular para a disciplina. A chance seria grande que após anos de processos e aprovações por comitês, a tecnologia específica para o qual o curso foi desenhado já tenha sido modificadosgnificantemente ou que já esteja obsoleta.

Ainda existem, devido a natureza prática da administração de sistema e o fácil acesso e disponibllização dos softwares open source para servidores, muitos administradores de sistemas que entraram no ramo de maneiro auto-didata. Geralmente, será exigido de um candidato a administrador de sistemas alguma experiência com o sistema com o qual ele ou ela irá administrar. Em alguns casos, é esperado que os candidatos possuam certificações do mercado tais como Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA CNE, Cisco CCNA ou compTIA A+ ou Network+, Sun Certified SCNA, Linux Professional Institute ntre outros.

Algumas vezes, quase exclusivamente para empresas menores, a função de adminis Institute entre outros. a função de administrador de sistemas pode ser atribuída a um usuário avançado em adição ou substituição de suas tarefas. por exemplo, não é incomum entrar professores de matemática, fisica ou informática serem os administradores de sistemas de uma escola de ensino médio. Responsabilidades de um administrador de sistemas As resposabilidades de um administrador de sistemas podem incluir: * Análise de logs dos sistemas e identificação de problemas em potencial.

Introdução e integração de novas tecnologias no ambiente já existente do CPD. Realizar periódlcas de sistemas e softwares. * Realizar e verificar backups. * Aplicação de atualizações, patches ou modificações de configuração nos sistemas operacionais. * Instalação e configuração de novos hardwares e softwares. * Gerenciamento de informações de conta de usuário e senhas. * Resposta a problemas técnicos nos sistemas. * Responsabilidade pela segurança. * Responsabilidade pela documentação da configuração dos sistemas. Solucionar qualquer problema reportado nos sistemas. k Ajustes para melhorar a performance dos sistemas. * Assegurar que a infraestrutura de rede esteja disponível e operacional. Em grandes empresas, algumas das tarefas listadas acima podem ser divididas entre diferentes administradores de sistemas ou membros de equipes diferentes. Por exemplo, uma pessoa poderia estar dedicada a aplicar todas as atualizações dos sistemas, uma equipe de qualidade executaria os testes e validações, e um ou mais redatores técnicos seriam responsáveis por toda a documentação técnica escrita.

Em empresas menores, o adminis responsaveis por toda a documentação técnica escrita. Em empresas menores, o administrador desistemas pode também desempenhar diversas funções que em outras são associadas com outros campos como: * Técnico de apoio ao usuário Administrador de Banco de Dados (DBA) * Analista/Especialista/Administrador de redes * Analista de sistemas * Analista de Segurança da Informação * Programador Administradores de sistemas, em grandes empresas, não costumam ser arquitetos de sistemas ou engenheiros de sistemas.

No entanto, como muitas funções nesta área, não há uma demarcação clara entre as funções de um administrador e sistemas e outras funções técnicas não são bem definidas em empresas menores. Mesmo em grandes empresas, um administrador de sistemas senior geralmente terá competência em outras áreas em resultado de sua experiência de trabalho. Em empresas pequenas, as funções de TI são menos discernidas, e o termo administrador de sistemas é utilizado de forna genérica para se referir às pessoas que sabem como o sistema funciona e são aconadas quando algum sistema falha.

Privilégio de Administrador de Sistema O termo administrador ou root pode também ser usado para escrever um privilégio que o dono de uma máquina deve obter para realizar certas ações como instalações, mesmo que o computador não faça parte de um sistema maior. isso os serviços disponibilizados na rede começam a se integrar, assim em todos os sites que se vai há botões de compartilhamento para as redes sociais e em todo e qualquer site que se entre, há a possibllidade de compartilhar aquilo com os outros.

A Web 2. 0 é mais interativa, integra o mundo real ao mundo digital, tornando a internet uma grande sociedade. então, conforme as utilidades da Web 2. 0 foram se revelando aos suários, foi inventada a computação nas nuvens, que é a idéia de “suba seus arquivos para os nossos servidores, aqui eles estarão mais seguros! ” e aí foram criados os sistemas operacionais on- line. Assim, com os sistemas operacionais você tem aplicações, seus arquivos, tudo on-line, pode acessá-los de qualquer lugar. ? mais útil do que parece, principalmente se não houver um computador em casa, assim a pessoa pode ir a uma lanhouse e lá terá o seu computador todinho on-line. É útil também pra quem não para em casa, trabalha viajando para vários lugares, ao precisar cessar um documento importante, pode acessá-lo on-line. * c-yeos * zeropc * Chrome OS Conforme a tecnologia evolui, surgem sempre novos serviços e novas oportunidades. Serviços como sistemas operacionais on- line fazem parte dessa evolução.

Eles são bastante úteis para quem não para em casa, precisa de arquivos que não devem ser carregados pra onde quer que vá. Assim acabam se tornando uma alternativa de armazenamento bastante útil. Contudo podemos perceber que toda tecnolo ia nova tem vários pontos a serem corrigidos, os SOS ao substituir os sistemas então que venham as novas tecnologias, e tomara que façam uns ogos legais, porque até agora eu senti falta deles nas versões testadas. Gh0St OS Ghost é um desktop virtual em que você tem à disposição ferramentas e serviços providos por softwares instalados no computador.

Seu acesso é feito via Browser. Ele fornece um servidor de arquivos da empresa e / ou empregado de armazenamento de arquivos pessoais como um serviço seguro. Ghost permite compartilhar e colaborar mais facilmente do que os produtos instalados como o Point. Ghost oferece esses beneficios como um serviço de salvar o seu negócio a tempo, custo e incómodo de comprar e administrar eus servidores de arquivos próprios, e não é possível instalar novos aplicativos. Comparando com um SO tradicional, as vantagens que o SO on-line apresenta é a redução de custo, gerência de recursos.

As desvantagens são a falta de segurança e disponibilidade da rede. Eyeos Um sistema operacional que emula um ambiente de desktop funcional completo dentro de uma simples página da web. Embora rode dentro do navegador, para o usuário o eyeOS tem jeitão de desktop comum, do menu e das barras de ferramentas até o gerenciador de arquivos e as preferências de usuário. ara começar, é preciso ter uma conta no servidor remoto do eyeOS. Depois de fazer login, uma sessão completa de desktop é iniciada no servidor e na janela do navegador.

O paradigma da computação para desktop do no núcleo do design executar uma interface baseada em Java Script, que se comunica com o processo do servidor via AJAX. Qualquer aplicativo que o usuário abra (um processador de texto, um cliente de e-mail ou um gerenciador de arquivos) é iniciado como um processo separado no lado do servidor, que se comunica com o processo do desktop do eyeOS no back-end, nquanto o front-end se comunica com a interface em Java Script que está sendo executada no navegador.

Pode parecer simples – o front-end em Java script imta o comportamento do sistema na janela, e o back-end age como um sistema operacional tradicional – mas o modelo aqui é distintamente diferente daquele usado por outros serviços web como o Zoho, que não usa um processo separado para supervisionar tudo e gerenciar componentes individuais de aplicativos. Para instalar novos aplicativos é preciso ter acesso administrativo ao servidor do eyeOS, mas isso pode ser feito pela interface do desktop.

Comparando com um SO tradicional, as vantagens são: pnvacidade, acesso aos seus arquivos em qualquer lugar com internet e capacidade de colaboração em tempo real com outros usuários. Ele é licenciado pela AGPLv3, o que o posiciona bem alto na lista de serviços web que protegem a liberdade do software. As desvantagens são: trabalho de configuração necessário quando se fala em dar suporte a um grupo grande de usuários.

Pelas minhas estimativas, os aplicativos padrão do eyeOS não oferecem uma experiência poderosa o suficiente para que se diga que seu processo de implantação mais simples torna o trabalho o administrador mais fácil do que ao configurar individualmente outras ferramentas de compartilhamento de arquivos e colaboração de código abe individualmente outras ferramentas de compartilhamento de arquivos e colaboração de código aberto. OOS (Online Operating System) OOS ou Online Operating System, é um web desktop.

Um web desktop funciona como um sistema operacional tradicional, porém, se utilizando de um navegador de internet. O OOS possui suporte a vários navegadores, como Internet Explorer, Firefox, Opera e outros. Funcionalidades oferecidas são usadas em qualquer browser oderno. Os programas do OOS são Independentes de cada sistema operacional local e podem ser usados em qualquer lugar e hora. Não é possível instalar novos aplicativos Ao comprar o OOS tradicional, suas vantagens são: utiliza SSL para segurança dos dados dos usuários.

O protocolo confere a mínima segurança ao sistema para que os usuário tenham uma experiência de uso ainda mais agradável. Sendo este um padrão bastante conhecido, o usuário com um mínimo conhecimento, instantaneamente consegue usufruir das funcionalidades oferecidas pelo OOS. Os aplicativos oferecidos estão divididos oncisamente nos menus do sistema, tornando a experiência do usuário ainda mais agradável.

E as desvantagens são: Apesar de o sistema permitir que sejam instaladas, compartilhadas e criadas aplicações em JavaScript, não é possível aplicações escritas utilizando outras tecnologias. Isto faz com o que o OOS não abranja grande número de usuários que utilizam o sistema em substituição de Sistemas Operacionais Tradicionais, tendo vista que inúmeras outras aplicações que são utilizadas diariamente ainda não ossuem versões em JavaScript para suporte em sistema PAGF 10

Trabalho sobre soldas

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHAGUERA DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica SOLDAS TIPOS E APLICAÇOES Rafael F. Pulido – RA 3251573355

Read More

As 7 maravilhas do mundo

0

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO Na atualidade, existem grandes cidades, grandes estruturas construídas pelo homem, assim como diversos patrimônios naturais

Read More