Comportamento

Categories: Trabalhos

0

Análise Experimental do Comportamento I 17. 08. 2011 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (BEHAVIORISMO): Comportamento é a relação entre as ações de um organismo e seu ambiente histórico e imediato, ou seja, comportamento é a atividade do organismo relacionada por fatores ambientais. Estímulo é algum efeito que interfere na resposta (comportamento) do TIPOS DE RESPOSTAS ar 2 Swipe to page nsiste em comportamentos que podem ser observados pelas pessoas que estão ao redor do indivíduo.

Por exemplo, uma pessoa ao ropeçar é vista por outras pessoas. R Encobertas – Consiste em comportamento que não podem ser observados por outras pessoas. Por exemplo, algum sentimento, emoção elou pensamento. TIPOS DE ESTÍMULOS (S) • : • • • • • S Antecedentes – Coisas que ocorrem antes de um comportamento/resposta (S — R). S Consequentes – Coisas que ocorrem após um comportamento/ resposta (R — S). S Físicos – São situações físicas como o clima. S Sociais – São situações em que outras pessoas estão envolvidas. S Públicos – É acessível. essível. Outros organismos estão interagindo e podem visualizar a resposta. S Privados – É acessivel diretamente ao organismo afetado como as memórias, não é visível a outros organismos. HISTORIAS EVOLUTIVAS DO COMPORTAMENTO Filogênese – Evolução da espécie (seleção natural), genética e suas limitações orgânicas como, por exemplo, o polegar que pode ser usado apenas pelo ser humano para pegar determinados objetos. Ontogênese — Experiências de vida (história de vida). Faz parte de nossas vidas de acordo com os nossos aprendizados.

Cultural – Conjunto de práticas (comportamentos) de uma comunidade. C. RESPONDENTE O C. Respondente ou Reflexo é uma reação imediata e involuntária provocada por algum estímulo antecedente. Relação que existe entre estímulo e resposta (S – R). São comportamento inatos (incondlcionados), ou seja, não aprendidos. C. OPERANTE O C. Operante é uma ação voluntária do indivíduo que produzirá uma consequência qualquer. É um comportamento aprendido (condicionado), adquirido e mantido devido às consequências (R – S).

Biocombustiveis

0

RESUMO Quando nos deparamos com um problema, logo buscamos alternativas para contorna-lo. Hoje o mundo se depara com uma situação

Read More

Fisica

0

Lista de Exercícios – Mecânica – Cinemática 1- Numa pista retilínea, você anda 72 m à velocidade de 1,2 m/s,

Read More