Comportamento org.
ETAPA 1 Passo 1 – Comportamento Organizacional O Comportamento Organizacional foi criado com a intenção de aliar competências técnicas as competências inerentes a cada indivíduo de modo a atender as necessidades das organizações, como aumento da produtividade, competitividade, redução de faltas, satisfação do funcionário, estímulo no desempenho e atuação em cada função e também uma melhor comunicação e interação entre todos.
Para tanto se faz necessário um estudo no comportamento de cada um seja na a a identificar e valoriz conflitantes, como d comunicação/relacio Com esse objetivo as ars Swip to page grupo, de modo r os fatores uldade de resistência. recer a base necessária para sua concretização, estimulando a capacitação dos funcionários . om treinamentos e cursos), estruturar horários flexíveis para atender as necessidades da empresa e seus colaboradores nas reuniões, treinamentos e também no cumprimento da jornada de trabalho, conceder remunerações atrativas, reconhecimento do trabalho com promoções, se preocupar com a segurança dos funcionários e proporcionar abertura para que os mesmos se sintam como parte do negócio oferecendo sugestões, críticas construtivas que elevem as mpresas ao patamar desejado. Passo 2 – Visão Sistêmica Consiste no pensamento do todo e para o todo.
Onde entende-se que cada organismo da sociedade/ indivíduo se compõe de sistemas e os mesmos estão interligados. Portanto para tentar reduzir ao máximo os problemas atuais devemos trabalhar em conjunto, estudando a melhor maneira de agir e atuar em sociedade de modo a proporcionar a expansão dos conhecimentos, avanços tecnológicos, conscientização ambiental e demais problemas sociais a grande maioria. Em busca da modificação da sociedade de meros expectadores, para personagens centrais que visam o melhor tanto para suas idas como para a vida dos demais.
A visão sistêmica em uma empresa identifica as reais necessidades da mesma, de uma maneira geral e coloca os integrantes da organização na busca por uma solução que se adeque a grande maioria, como aumento da competitividade em relação as demais organizações, aprimoramento na qualidade da prestação de serviços, gerar satisfação aos clientes interno e externo, adequação ao padrão globalizado atual e demais requisitos consolidantes as empresas modernas sem esquecer de se manter em um processo de aperfeiçoamento constante. Passo 3 – Mudanças A mudança é inerente ao ser humano, assim como ao ambiente que o cerca.
E todos os dias as circunstâncias sejam internas ou externas nos forçam a fazê-las. No âmbito profissional as empresas são forçadas as mudanças para se adequarem a um público cada vez mais exigente, com novos produtos e novos conhecimentos para sanar suas necessidades, sendo estas um dos principais impulsionadores das mudanças pois com a globalização, a competitividade e o acesso a novas tecnologi impulsionadores das mudanças pois com a globalização, a competitividade e o acesso a novas tecnologias e sistemas ocorre ada vez mais rápido e isso desperta um desejo incessante por mudanças constantes.
O papel do líder nesse novo cenário é identificar quando a mesma (mudança) deve ser iniciada, e se embasar de novos conhecimentos para saber atuar e motivar os demais integrantes da organização para um objetivo conjunto. Em um ambiente cercado de pessoas com culturas, conceitos e valores diferentes é preciso estabelecer uma estratégia de modo a apresentar os aspectos positivos com clareza e impulsionar mesmo aqueles que costumam ser contrários as modificações. ETAPA 2 passos e 3 Pesquisa Realizada no Hospital Municipal São Lucas situado em Ribeirao Pires – sp Questões 1 – No que consiste o processo de inovação? – Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos? 3 – A motivação está atrelada aos traços da personalidade? Selma, 43 anos — Enfermeira não ficar parado, é buscar a renovação constante. 2 – Medo do desconhecido, resistência, insatisfação, negatividade. 3 – Em partes, pois uma pessoa otimista, autoconfiante e segura sempre encontra aspectos positivos para executar suas tarefas e uma pessoa que não tem estas caracteristicas o que pode influenciar são as questões externas como obrigação com o agamento de contas, pressão social etc.
João Paulo, 21 anos — Auxiliar de Enfermagem buscar o crescimento da em resa, investindo em novas tecnologias e Auxiliar de Enfermagem – É buscar o crescimento da empresa, investindo em novas tecnologias e avanços para produzir mais com maior qualidade, em menos tempo. 2 – Falta de conhecimento e de interesse na busca do tal, visão limitada, comodismo. 3 – Não, a motivação está ligada a posição social. Por exemplo: a pessoa necessita do trabalho para garantir o seu sustento. Elson, 34 anos – Segurança 1 – Buscar novos desafios, inovar de acordo com as exigências do úblico/consumidor. – Resistente a mudanças, negatividade, pessoas que não são abertas a novos desafios. 3 – Sim, porque a pessoa tem uma motivação interna no intuito de crescer profissionalmente e obter um salário mais alto. Suelen, 28 anos – Recepcionista 1 – Atualização 2 – Sim, pois uma pessoa que tem personalidade possui auto – estima. E não, porque muitas vezes depende da empresa trabalhar esta questão no local de trabalho. 3 – No aspecto positivo, são pessoas abertas a novas experiências e no lado negativo são pessoas que tem dificuldade em aceitar mudanças.
Eliane, 35 anos – Auxiliar de Enfermagem 1 – Mudanças 2 – Pessoas desmotivadas e Negativas. 3 – Não, a pessoa não precisa ter personalidade para ser motivada, e sim de elogios, bom salário e reconhecimento. Fernando, 31 anos – Técnico em Radiologia 1 – Mudanças. 2 – Pessoas negativas. 3 – Sim. Eduardo, 34 anos – Técnico em Radiologia 2 – Pessoas resistentes a mudan as _ 3 – Sim, por reconhecimen – Sim, por reconhecimento. Ana, 52 anos – Enfermeira 1 – Modernização e mudanças. 2 – Pessoas resistentes a mudanças. 3 – Sim, porque existem pessoas ignorantes, que não entendem o propósito das coisas.
Isabel, 48 anos – Auxiliar de Limpeza não parar. 2 – Medo. 3 – Não, porque a pessoa precisa pagar as contas e trabalhar para a famllia. Entendimento De acordo com a pesquisa efetuada, entendemos que a inovação das empresas é a realização de mudanças, para que as mesmas se modernizem e continuem a buscar uma atualização constante para atender as necessidades tanto de seus funcionários, como de seus clientes. E para isso, é necessário saber lidar com a resistência de alguns, falta de conhecimento, o medo, comodismo, desmotivação, negatividade entre outros aspectos que atrapalham qualquer inovação.
Do ponto de vista prático, as empresas devem ter por meta, minimizar estes agravantes. Estimulando os funcionários com o reconhecimento de seus trabalhos, valorizar os seus talentos, conceder uma remuneração justa, esclarecer o porquê da necessidade de mudanças, ouvir a opinião de seus colaboradores, para chegar a atingir uma grande parte de seus ideais. O local de realização da nossa pesquisa, é um hospital municipal portanto não realiza mudanças de uma hora para outra, pois depende da aprovação de tercelros, e para inovação e modernização requer um certo tempo, e também estudos de caso, sendo um ambiente padrão.