Conceito de consciência
Conceito geral de consciência Pelo conceito clássico, consciência é aquele estado em que a pessoa está ciente de suas ações físicas e mentais. O que só ocorreria, se ela estiver acordada e alerta. Não, se dormindo, em coma, ou sob anestesia geral. Em relação à situação estar dormindo, tal conceito é contestável. Quando uma pessoa pensa, ela pode ou não estar ciente dessa ação mental. Isto é, um pensamento pode ser consciente ou inconsciente.
Exemplo: Quando guiamos um carro, nossa mente ode estar dirigida para vários pensamentos (conscientes), que nada têm a ver com o ato de guiar, enquanto estamos, ao mesmo tempo, observando o trânsito e manobrando o veículo, sob um comando mental, aut ciência (ou seja, esta OF2 pensamentos incons nt. 2_,. – p ocorrem enquanto s clássica é nao tamos tomando ecorrentes de nsamentos que tes ? A resposta http://www. psiqweb. med. br/site/DefauItLimpo. aspx? rea=NO A consciencia pode ser definida como – ” a função pela qual onhecemos a nossa vida interior, isto é, os fenômenos psíquicos que a todo momento se passa em nós; Ela é para o mundo interior, o que sentidos são para o mundo exterior’. Livro(Biblioteca SV’ipe to klew next page de Ciências Exatas e Humanas) A consciência reflete sempre a individualidade e unidade do ser humano e é obviamente lugar de todas as perceções, pensamentos e emoções do indivíduo. A consciência é um estado de vigília, alerta. ? ter a capacidade de perceber a relação entre o mundo e a mente. A atenção consciente de uma pessoa esta prontamente sujeita a mudança. Neste momento, sua atenção pode estar focada neste livro; em alguns minutos, você pode estar profundamente distraido. uma teoria geral da consciência não é muito praticável, porque não existe uma teoria geralmente reconhecida. Em vez disso existem quase tantas teorias da consciência quanto existem individuos que teorizam sobre o tópico.
Muitos definem a consciência como o conhecimento atual do individuo sobre stímulos externos e internos — isto é, de eventos no ambiente e de sensações corporais, recordações e pensamentos. Resumindo, a consciência envolve o monitoramento de nós mesmos e de nosso ambiente, de modo que impressões perceptivas, recordações e pensamentos sejam representados na mente e controle de nos mesmos e de nosso ambiente, para que sejamos capazes de iniciar e terminar as atividades comportamentais e cognitivas(Kihlstrom, 1984) Livro( Introdução à Psicologia)