Contabeis

Categories: Trabalhos

0

Sistema de Ensino Presencial Conectado CIENCIAS CONTABEIS ALEXANDRE COSTA DE OLIVEIRA ALEXANDRE COSTA DE oLlVEIRA ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS Araranguá 2012 Swipetoviewn ‘t p ALEXANDRE cOSTA DE CLIVEIRA Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Básica, Fundamentos da administração, Introdução ao direito publico e privado, Matematica. 2. 4. 1 Balanço Patrimonial 6 2. 4. 2 Demonstração do resultado do exercício 6 3EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 7 3. EXEMPLO DE GRÁFICO 7 . 2 EXEMPLO DE FIGURA 7 3. 3 EXEMPLO DE QUADRO 8 3. 4 EXEMPLO DE TABELA 8 4CONCLUSA09 REFERENCIAS 10 APÊNDICES 11 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 12 ANEXOS 13 ANEXO A — Título do anexo 14 INTRODUÇAO Para qualquer coisa que construímos é preciso de uma base antes, pois sem a base é muito provável que não haja construção. Na contabilidade é assim também, precisamos de uma base solida para que possamos um dia nos tornar Bacharéis em Ciências Contábeis.

Nesse trabalho vamos ver alguns aspectos introdutórios que possam nos dar essa base que precisamos. DESENVOLVIMENTO Conceito, objeto e objetivo da CONTABILIDADE. De forma pragmática, a Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as autoridades responsáveis pela a arrecadação de uma nação ou região.

O I Congresso Brasileira de Contabilidade, realizado em setembro de 1924, apr ra definição oficial de aos atos e fatos da administração econômica”. Do sumo desses conceitos, pode-se afirmar que a contabilidade tradicional é um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira fisica e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados pela empresa.

O objeto da contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e brigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas publicas, pessoas físicas e etc. O objetivo da contabilidade é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio; fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.

A contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisóes. O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercicio e forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informações úteis para a tomada de decisões econômicas. escrituração contábil Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empr 3 economicas. empresa, de acordo com o Método de Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realizada no Livro Diário e Livro Razão. A contabilidade na Gestão empresarial Sem duvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na estão empresarial moderna.

Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e calculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada. Dados vindos da contabilidade podem ser empregados na gestão da sua empresa nos seguintes quadros: a) Planejamento e projeção do fluxo de Caixa: através de dados estatísticos vindos da contabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de Caixa.

Tendo uma boa projeção do fluxo de Caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento. b) Desempenho: será que a empresa esta indo bem? Esta estagnada, crescendo ou em recessão? Através do exame dos dados contábeis como ou sem auxilio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas. c) Melhor elaboração do orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, podem-se produzir orçamentos muito mais precisos (já que são baseados em fatos reais). emonstraçõs contabéis — balanço patrimonial e demostração do resultado do exercicio Balanço Patrimonial O balanço patrimonial é a demonstração contáb 4 do resultado do exercicio O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. O balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio liquido. ) O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos; b) O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações; c) O Patrimônio Liquido compreende os recursos próprios da ntidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se “Passivo a Descoberto”.

Demonstração do resultado do exercício A demonstração do resultado do exercicio (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado liquido do exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência (principio contábil). A DRE oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora ejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais.

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO EXEMPLO DE GRÁFICO Segue abaixo um exemplo de apresentação de um gráfico. Gráfico 1 – Faixa etária Fonte: da pesquisa (2007) É importante observar que, dentre as pessoas pesquisadas… EXEMPLO DE FIGURA Segue abaixo um exemplo de a resentação de uma figu S dentre as pessoas pesquisadas… Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma figura. Figura 1 – Hierarquia das necessidades humanas Fonte: Chiavenato (1994, p. 170) EXEMPLO DE QUADRO Segue abaixo um exemplo de apresentação de um quadro.

Quadro 1 – Niveis do trabalho monográfico Nível acadêmico I SubnlVel Título Trabalho monográfico I I Escrito Apresentação Graduação Não há Bacharel Licenciado Obrigatório I Obrigatório I Pós-Graduação Lato sensu- Especialização I Especialista I Obrigatório Facultativo Stricto sensu- Mestrado- Doutorado- Livre-docente – Mestre- Doutor- Livre-docente Obrigatório I Obrigatório I Fonte: Silveira (2012, p. 30) EXEMPLO DE TABELA Segue abaixo um exemplo de apresentaçao de uma tabela. Tabela 1 – Atitudes perante os direitos civis

RESULTADOS FAVORÁVEIS AOS DIREITOS CIVIS CLASSE MÉDIA I CLASSE TRABALHADORA ALTO III 155 15 175 MÉDIO 16 130 31 15 | BAIXO 13 115 2110 1 TOTAL 20 100 120 100 Fonte: Vlazzjrli (2006, p. 75) É importante salientar que a fonte da tabela deve ser apresentada rente à sua margem esquerda, conforme recomendaçao do IBGE (1993). CONCLUSÃO Responde-se aos objetivos sem no entanto, justificá-los. de sucesso. São Paulo: Futura, 1996. ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na politica de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertaçao (Mestrado em Educaçao) – Universidade de Campinas, Campinas, 1990.

Disponível em: <http://www. inep. gov. br/cibec/bbe-online/>. Acesso em: 28 set. 2001. BRASIL. Consolidação das Leis do rabalho. Texto do Decreto-Lei n. ” 5. 452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n. 0 9. 756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999. CARVALHO, Mana cecília Manngoni de (org. ). construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p. CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento cientifico. São Paulo: Atlas, 1999.

Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: cortez, 2000. MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguistica para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996. RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientifica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Sáo Paulo: Stiliano, 1998. REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2. APÊNDICES APÊNDICE A – dados ANEXOS Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de

Negociação,o processo e as variáveis básicas

0

PLANO FINANCEIRO Nosso plano financeiro demonstrará detalhadamente as condições da saúde financeira de nossa empresa e trará também uma análise

Read More

Crimes contra a vida

0

Crime contra a pessoa é todo aquele cuja compreensão se estende ao crime contra a vida, que estão descritos no

Read More