Conteudo programatico concurso canaa dos carajas

Categories: Trabalhos

0

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAA DOS CARAJÁS ESTADO DO PARÁ EDITAL DE CONCURSO PUBLICO NO 001/2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NIVEL SUPERIOR LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR) Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Reconhecimento de traços característicos da linguagem falada e da linguage perífrase, síntese e r oro vocábulos. Processos e coe textual: artigos, num sinônimas e antônim al. Paráfrase, e contextual de entos de coesão oes, expressoes rdinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal.

Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Conotação e Denotação; CONHECIMENTOS GERAIS (COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR) Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, s egurança, ecologia desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental, com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nlVel nacional e internacional.

Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. administrativas; Poder Legislativo Municipal: Composições da Câmara Municipal; O estado do Pará: geografia, história do Pará, principais fatos e acontecimentos do estado. Brasil: aspectos geopollticos, o Brasil em desenvolvimento. História do Brasil CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE – BIOMÉDICO, BIOQUÍMICO, EDUCADOR FÍSICO, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO ANESTESISTA, MÉDICO CARDIOLOGISTA, MÉDICO CIRURGIÃO, MÉDICO CLÍNICO GERAL,

MEDICO GINECOLOGISTA OBSTETRA, MEDICO NEUROLOGISTA MÉDICO ORTOPEDISTA, MÉDICO PEDIATRA, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA CLINICO, NUTRICIONISTA ESCOLAR, ODONTOLOGO, PSICOLOGO. Constituição da República Federativa do Brasil – Art. 1 96 a 200; Emenda Constitucional no. 29; Sistema único de saúde: princ[pios, diretrizes e normas; conjuntura atual da saúde no Brasil; modelos e estratégias de atenção à saúde. Leis Orgânica s da Saúde: Lei 8. 080/90, de 19 de setembro de 1990 e Lei 8. 142/90, de 28 de dezembro de 1990; Sistema Unico de Saúde (SUS). A Gestão do SUS; Normas Operaclonals Báslcas do SUS –

NOB 11991; NOB / 1993; NOB / 1996. – NOAS / 2001; Atençao Primária e Promoção da Saúde; Participação e Controle Social. Política de Humanização no SUS. Sistema de Informação em Saúde-SIAB. Sistema de Vigilância em Saúde; Agencia Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA). Educação em Saúde, Educação Popular em Saude e Educação Permanente em Saú de para o SUS. Legislação e Ética profissional. Programa Estratégia Saúde da Familia – PSF (Programa Saúde da Família) — Normas e Bases Operacionais. pacto pela vida, em defesa do SUS e de Gestão – Portaria MS 399/2006.

Dengue, squistossomoses, hanseníase , tuberculose, DST/ AIOS, Leishmaniose, HAS, ICC – Insuficiência cardíaca con ênita, dermatoses, diarréia, atal de baixo risco, pneumonias, parasitoses, PAGF 53 vulvov aginites. Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF. MATEMÁTICA – ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO, ANALISTA DE POLITICAS PUBLICAS E GESTAO GOVERNAMENTAL ARQU ITETO, ASSISTENTE CULTURAL, ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR AMBIENTAL, AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS, EDUCADOR DE TRÂNSITO, EDUCADOR SOCIAL, ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ENGENHEIRO DE TRÁFEGO, MÉDICO VETERINÁRIO, PEDAGOGO, PSICOPEDAGOGO, SOCIÓLOGO e ZOOTECNISTA.

Números inteiros e racionais: operações e propriedades. Razões e proporções, regra de três simples e co mposta, porcentagem e juros simples. Funções: conceito, domínio, imagem, gráfico; funções linear, quadrática, exponencial, logarítmica e outras. Concordância de retas e curvas. Geometria Plana e Espacial. Cálculo de áreas e volumes. Noções básicas de Estatística e Probabilidade. INFORMATICA BASICA – ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO, ANALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL, ARQUITETO, ASSISTENTE CULTURAL, ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR AMBIENTAL, AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS,

EDUCADOR DE TRANSITO, EDUCADOR SOCIAL, ENGENHEIRO AGRÔNOMO, ENGENHEIRO DE TRÁFEGO, MÉDICO VETERINÁRIO, PEDAGOGO, PSICOPEDAGOGO, SOCIOLOGO e ZOOTECNISTA. Conceitos básicos de operação de microcomputadores. Noções básicas de operação de microcomputadores em rede local. Operação do sistema operacional MS-Windows 7 e MS-Windows XP: uso de arquivos, pastas e operações mais frequentes, uso de aplicativos e ferramentas uso dos recursos da rede e Painel de controle. MS Wo izaçáo de ianelas e PAGF 63 Correspondências; Revisão; Referências; Proteção de documentos e utilização das ferramentas.

Operação da planilha MS-Excel 2007: Utilização de janelas e menus; Bar ra de ferramentas; Operações com arquivos: Layout da página; Confecção, formatação e impressão de planilhas; Comandos copiar, recortar, colar, inserir, voltar e repetir; Revisão; Gráficos; Características e modos de exibição; Utilização de cabeçalhos e rod apés; Dados; Utilização de mesclagem de células, filtro, classificação de dados. Operação do apresentador MSPower Point 2007: conceitos básicos; principais comandos aplicáveis às lâminas; modelos de apresentação; ferramentas diversas, temas e estilos.

Noçõ es de utilização do MS Internet Explorer 8 – Manutenção dos endereços Favoritos; Ferramentas; Utilização do Histórico; Noções de navegação em hipertexto. Segurança da informação e procedimentos de segurança. Procedimentos de backup. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – PROFESSOR l, II e III As áreas de atuação da gestão da escola: o planejamento e o projeto pedagógico, a organização e o desenvolvimento do currículo, Currículo: Contextualização, interdisciplinaridade e compromisso com a diversidade. O Currículo flexí vel e a organlzação de uma escola inclusiva.

Organização e desenvolvimento do ensino, as práticas de gestão administrativas pedagógicas, o desenvolvimento profissional, a avaliação institucional e a avaliação da aprendizagem. Educação de qualidade social: princípios e características. Fins da educação brasileira. Administração e gestão da educação e do ensino. Sistema de ensino. Princípios básicos do ensino. Níveis de ensino. Regimento escolar. Diretrizes Curnculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Planos de estudos. A criança, o adolescente e a legislação. Interdisciplinaridade.

Teorias da aprendizagem. Avaliação. Avaliação escolar e da aprendizagem. Fundamentos da Educação (Noções): Sociolo ia da Educação, Filosofia da Educação e Psicologia da e Diretrizes e Base da 63 Filosofia da Educação e Psicologia da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. Aspectos Educacionais. Atualidades. O homem como sujeito histórico. O processo de produção histórica das diferentes sociedades e seus respectivos processos educacionais.

A função social da escola pública contemporânea. Parâmetros curriculares nacionais. As mudanças no Ensino Fundamental: nove anos de escolaridade. A Dimensão social das práticas pedagógicas: Estado, Politica e Educação. Prin cípios Gerais do Desenvolvimento Humano; Estágios e Tarefas Evolutivas. Aprendizagem significativa. Supervisão pedagógica: concepções, estratégias de acompanhamento. Os Ciclos de Aprendizagem. O Professor, sua formação e concepções diante da educação inclusiva. Pedagogia das Competências. Pedagogia dos Projetos Didáticos.

Sequências didáticas: planejamento, intervenções didáticas e avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. A análise de erros. Recursos instrucionais e tecnológicos. Mapas conceituais. O Contrato Didático. História da Educação e História da Educação Brasileira. As correntes e tendências da Educação. Gestão Democrática. Organização da escola. Métodos, conteúdos e práticas escolares cotidianas. Paralelo entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: fundamentos teórico metodológicos que compõem as difer entes áreas do conhecimento.

A história da Psicologia Educacional e suas principais correntes. O desenvolvimento humano: Teorias Educacionais. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FINANÇAS PÚBLICAS: Conceitos básicos de micro e macroeconomia do setor público. A função do Bem -Estar. Pollticas alocativas, distributivas e de estabilização. Falhas de mercado. Bens públicos, semi -públicos e rivados. Conceito de Déficit e Dívida Pública; financiame economia da dívida PAGF s OF Politica fiscal. Comportamento das contas públicas e financiamento do déficit público no Brasil.

Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. Distribulção de renda no Brasll, desgualdades regionais. Indicadores Sociais. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes a partir de 1970. Classificação das Receitas e Despesas Públicas. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. O financiamento dos gastos públicos – tributação e equidade. Incidência tributária. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade. Orçamento público e os parâmetros da politica fiscal.

Ciclo orçamentário. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentános modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação e recursos (classificações orçamentárias); mensuração de desempenho e controle orçamentário. Elaboração, Gestão e Avaliação Anual do PPA. Papel do Setor Público no Financiamento do Setor Produtivo. Liberalismo fiscal e privatização. Federalismo Fiscal. Processo e etapas de intervenção do governo na economia brasileira.

Planejamento e Orçamento na Constituição de 19 88: plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Orçamento público: conceitos e elementos básicos do orçamento público, 2 orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de esempenho, orçamento -programa, ciclo orçamentário, exercício financeiro, princípios orçamentários, créditos adicionais. Objetivos da política orçamentária. Classificação, conceituação e estágios da receta orçamentária, dívida ativa.

Classificação, conceituação e estágios da despesa orçamentária, restos a pagar. Despesas de exercício anteriores, Dívida Pública. Tópicos da ei de Responsabilidade Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no lane’amento e no processo orçamentário; Receita Cor limites para despesas Corrente Líquida; limites para despesas e pessoal; Divida e endividamento: limites para divida e das operações de créditos, recondução aos limites; regra de ouro; mecanismos de transparência e controle fiscal: Relatório Resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal.

ANALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL Conceito de Política Pública. Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Análise de Políticas Públicas. Modelos de tomada de decisões em política pública: incremental, racional e suas variantes. O papel da burocracia no processo de formulaç ao e implementação de políticas públicas. Tipo de políticas públicas: distributivas, regulatónas e redistributivas. politicas púb licas e suas fases: formação de agenda, formulação, implementação e avaliação.

Controle social: transparência e participação social. Federalismo e descentralização. Políticas Públicas e a Constituição de 1988. Conceito de judicialização das políticas públicas. Conhecimentos sobre organizações: Caracterização das organizações: tipo de estruturas organizacionais, aspectos comportamentais (motivação, clima e cultura). Gestão da mudança organizacional: ferramentas de mudança organizacional benchmarking, programa de qualidade, aprendizado organizacional e planejamento estratégico).

Instrumentos gerencials: avaliação de desempenho e resultados; sistemas de incentivo e responsabilização; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados. Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação à Gestão Pública. Gestão de contratos e convênios setor público. Controles interno e externo, responsabilização e prestação de contas. Gestão da estratégia e de processos: Conceitos de cadeia de valor nas organizações.

Fundamentos da formulação, comunicação e execucão da estratégia. O mapa estratégico como ferrame da estratégia. Indicadores PAGF 7 3 estratégico como ferramenta de gestão da estratégia. Indicadores estratégicos, estabelecimentos de metas e iniciativas estratégicas. Fundamentos da gestão por processos. Identificação e modelagem de processos crlticos para a entrega da estratégia – O vínculo entre a estratégia e a operação nas organizações. Metodologia e padrões de representação gráfica para detalhamento dos processos.

Adequação organizacional com ase na gestão por processos. Identi ficaçáo e adequação das competências requeridas pelos processos. Acompanhamento e controle dos processos – indicadores de desempenho de processos. Tecnologia da informação na gestão por processos. Automação e análise das informações. Gestão de pessoas. Planejamento de pessoal. Gestão por competências. Avaliação de desempenho. Treinamento e desenvolvimento. Sistemas de remuneração. Relacionamento interpessoal. Qualidade de vida. Motivação e liderança.

Logística: Logística: produto logístico; sistemas de transporte; armazenagem; operação do istema logístico. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Modernização do processo de compras. ARQUITETO TECNOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES: e Técnicas de Construção; Sistemas Construtiv os; Planejamento e Orçamento de Obra; Topografia; Instalações (Elétricas, Telefonia, Cabeamento Lógico, Hidráulicas, Gás, Águas Pluviais); Conforto Térmico: Desempenho de Materiais e Ventilação Natural; Acústica Arquitetônica; Iluminação Natural e Artificial; Eficiência Energética e Automaçao predial.

PROJETO DE ARQUITETURA Linguagem e metodologia do projeto de arquitetura; Domínios Público e nvado, Aspectos pslcossociais do Meio Ambiente; (Uso Ambiental); Sustentabilidade e suas aplicações projetuais na arquitetura; Desenvolvimento Sustentável pelo Projeto de Arquitetura; Estruturas e a Ordenação do Espaço Edificado na Paisagem Urbana; Programa de necessidades físicas das atividades e dimensionam yout; Ergonomia; Ergonomia; Fundamentos para Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e de Outros com Mobilidade Reduzida; Elementos de Acessibllidade a Edificações, Espaço e Equipamentos urbanos; Conhecimentos em computação gráfica aplicados ? arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e comunicação visual. URBANISMO E MEIO AMBIENTE: Sítio Natural; paisagismo; Estrutura Urbana; Zoneamento e Diversidade; Densidade Urbana; Áreas de interesse especial; Tráfego e Hierarquia Viária; Imagem Urbana; Uso e Ocupação do Solo; Legislação Urbanística; Legislação ambiental e urbanística, estadual e federa l; Lei Federal n” 6. 766/79; Mercado Imobiliário e Política de Distribuição dos Usos urbanos; Sustentabilidade e suas aplicações projetuais no urbanismo e paisagismo (Agenda 21 e Agenda Habitat).

Contratos e Responsabilidades decorrentes da construção; Direito de construir: limites, restrições de vizinhança, imitações administrativas; Instrumentos de intervenção urbanística: limitações e restrições a propriedade, servidão urbanística, desapropriações; Planejamento Urbano; Desenho Urbano/Restauração Urbana; Índices Urbanísticos; Impactos Ambientais Urbanos; Mobiliário Urbano/Comunicação Visual Urbana; Legislação da Vigilância Sanitária do Pará; AUTOCAD. ASSISTENTE CULTURAL Histórico e metodologia do ensino da arte. A arte e a educação. O ensino da arte: legi slação e prática. Arte e questões sociais da atualidade — temas transversais. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte. Elementos básicos das linguagens artisticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. A arte na educação infantil. Folclore paraense e nacional. Arte catarinense: música, teatro e p ástica. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico. Arte e História.

T eoria e História do Teatro: Estudos comparados entre diferentes culturas e civilizações. História do Teatro ocidental do século XX. História do entre diferentes culturas e civilizações. História do Teatro cidental do século XX. História do Teatro não-ocidental e as diferentes abordagens teóricas no estudo destes fenômenos: Teatro antropológico e abordagens interculturais, estudos em et nocenologia, Performance Studies e o transculturalismo. Conceitos de texto dramatúrgico; as regras da narrativa teatral; concepções tradicionais de tempo, lugar e ação dramática e suas transformações; lugar do autor, modelos da escritura dramática).

Interpretação teatral: concepções do trabalho do ator (Stanislavsky, Meyerhold; Brecht; Grotowski; Novarina. Barba, Boal). Teatro e performance (os estudos brasileiros de Cohen). Usos e concepções do corpo e do trabalho do ator. O Teatro e as outras artes. O Tea tro e os projetos / experiências de inclusão social. O Teatro e a extensão universitária; Teatro e comunidades Projetos de pesquisa em artes cênicas. A arte e a educação. O ensino da arte: legislação e prática. Arte e questões sociais da atualidade – temas transversais. O conhecimento artistico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. A cor como informação. Elementos da linguagem visual. Area de Audiovisual: Captação e Manipulação de Imagens.

As etapas de produção do audiovisual; Imagem digi tal em movimento; Cinema e animação contemporâneos; Etapas do projeto audiovisual. Teoria e Filosofia da Conservação-restauração de bens móveis e integrados. Avaliação e diagnóstico do bem cultural. Legislação e instrumentos normativos na área de Patrimôn io Cultural de Bens moveis e integrados. Fundamentos em ciências. Intervenção nos bens culturais. Estratégias de conservação-restauração. Gerenciamento de riscos para a conservação de coleções e edifícios. ASSISTENTE SOCIAL A Estratégia Saúde da Família. Saúde da mulher, da criança e do adolescente e do Idoso. E social. Pol[tica de

Zimdeskos

0

02 August 2011 -O COMMENTS ZimdeskOS Online OS Reviews http://essaycompanyreviews. com/zimdeskos-online-os-reviews . html ZimdeskOS é o seu computador na web

Read More

Comportamento organizacional

0

Curso: Administraзгo Disciplina: Comportamento Organizacional 3 p Atividades Prбticas Supervisionadas. 3. Resumo • • • • • • • •

Read More