Controladoria para que serve ?

Categories: Trabalhos

0

Controladoria É um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador. É uma área de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização. Com o aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros fatores, houve uma mudança no paradigma das empresas exigindo delas uma permanente adaptação a esse novo ambiente.

Diante desse desafio, adequado planejame necessldades dos cli órgãos fiscalizadores, que as decisões tom geradas no futuro. PAGF 1 cr Swipe to page elaborar um da as novas nistas, bancos e uiçóes valiosas para as consequenclas A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pela organização. Porém todos os membros da organização devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operaclonals.

Desta forma, a controladoria presta contrlbuições mportantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional. Primeiramente a controladoria d Swi;R ta u deve definir os padrões de controle e projetar os resultados com enfoque nos objetivos da organização. De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo. Desta forma, o controller irá elaborar uma anállse comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, observando os desvios, ou seja a diferença entre os resultados e os padrões.

Após a erificação dos desvios, elabora-se uma análise da relevância, a fim de apurar se os desvios comprometem os objetivos da organização. Existe uma classificação dos desvios de acordo com sua relevância (baixa, média e alta) e é através dessa classificação que a controladoria faz sugestões para possíveis soluções dos problemas identificados, repassando para os gestores devidos pela ocorrência do desvio, a partir desse momento, os mesmo são responsáveis pela tomada de decisão.

Contudo, a implantação do processo de controle requer uma mudança cultural no processo de gestão organizacional, é preciso ue todos se adaptam a nova filosofia para ser bem sucedida. É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuldade do negócio da empresa. É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos.

O que se espera de um Controller São várias as atribuições do Controller, porém depende das imensões d espera de um Controller dimensões da empresa e da filosofia que orienta os seus gestores, porém, são requisitos básicos o fator de gerenciar, além de muitas vezes implantar os seguintes sitemas: informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento, abaixo segue as expectativas para que o Controller possa desempenhar suas atribuições: Informação: São diversos os sistemas sob a responsabilidade do Controller, assim como, sistema contábil, folha de pagamento, faturamento, contas a receber, contas a pagar, previsões de endas, análises financeiras, orçamentos, etc. Motivação: A partir das informações geradas pelos sistemas mencionados, o Controller interfere no comportamento das pessoas na organização, podendo influenciá-las positiva ou negativamente.

Coordenação: Enquanto gerenciador do sistema de informações, o Controller, via de regra, é o primeiro a identificar eventuais inconsistências dentro da empresa. Estas compreendem desde desvios entre o planejado e o programado até fatores que possam afetar o desempenho da empresa em períodos seguintes, tanto no ambiente interno quanto no ambiente xterno da organização. Avaliação: Consiste em interpretar os fatos e avaliar a adequação do resultado. Não considerando satisfatório o resultado alcançado, deve identificar os pontos que precisam ser corrigidos e apresentar sugestões para serem melhorados. Planejamento: Cabe ao Controller, na fase de planejamento, verificar se os plan serem melhorados. erificar se os planos são consistentes e viáveis, se são aceitos, se mantém a sinergia e se podem serv•lr como parâmetro para uma avaliação posterior. Acompanhamento: Implica em um monitoramento constante na volução dos planos estabelecidos, interferindo, se for o caso, para corrigir falhas, indicando os desvios ou, no outro extremo, apontar a necessidade de mudar os planos traçados. Organização: Envolve a definição da estrutura administrativa para que as decisões tomadas na fase do planejamento sejam implementadas. Portanto, requer a fixação das responsabilidades e das Ilnhas de autoridade com vistas à execução das tarefas necessárias para alcançar o estabelecido nos planos formalizados.

Nos dias atuais é imprescindível para uma grande organização um erviço contínuo da controladoria, pois é o setor que detém todas as informações gerenciais da empresa. Planejando, organizando, controlando e dirigindo todos os risco e custos , de forma a maximizar o lucro para garantir o sucesso da mesma. Referências CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MOURA, Verônica M. ; BEIJREN Ilse M. O Suporte Informacional da Controladoria para o Processo Decisório da Distribuição Física de Produto. Revista Contabilidade & Finanças. USP. São Paulo, n. 31, p. 45-65, jan/abril 2003.

O surgimento da lei geral para a micro e pequena empresa e seu arcabouço histórico

0

Autor e perfil: Mario Pacheco da Silva Neto Acadêmico do curso de Direito, 50 semestre da FABEL – Faculdade de

Read More

Analise de cenarios

0

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS A técnica de análise de cenários vem percorrendo um longo caminho desde a década 50. Já

Read More