Controle interno na hotelaria
1 -INTRODUÇÃO 1 . 1 -Contextualização do tema Com o advento da Copa do Mundo de 2014, o “boom” hoteleiro no Brasil está evidente. Principalmente nas cidades sede e regiões metropolltanas a crescente demanda por unidades habitacionais está fazendo com que o investimento na área de hotelaria cresça com rapidez. Alinhado a este crescimento, a necessidade de acompanhamento das operações hoteleiras se faz necessário para que o gestor consiga administrar o empreendimento com maior eficiência e eficácia.
Atualmente, para fa áreas (centros de cus ser utilizadas, como Resource Planning – rocessos de uma e ora to view ntegrar todas as erramentas podem ERP (Entrerprise odos os dados e ema). Juntamente com a utilização destes programas, o controle interno ganha destaque como uma ferramenta capaz de orientar a ação administrativa (Powers,2004, p 377), sendo capaz fornecer todas as informações que serão necessárias para possibilitar a comparação dos resultados obtidos com os propostos, mensurar o desempenho dos diversos setores e ainda propor mudanças visando maior êxito nas atividades da empresa. . 2-Problema de pesquisa De acordo com Vergara, “problema é uma questão não esolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa” (2001, p. 13). A delim’tação do problema é feita situando o objetivo em estudo Ainda de acordo com Vergara (2009) o problema de pesquisa os interesses práticos à vontade de compreender fatos cotidianos e outras situações ligadas à entidade.
Diante disto, propõe-se neste artgo identificar os beneficios que o controle interno gera aos administradores no setor hoteleiro. 1. 3-Objetivo Geral Para Vergara (2001, p. 18) o objetivo é o resultado almejado; e este, quando alcançado, trará respostas ao problema de esquisa, uma vez que será capaz suprimir o questionamento proposto ao se desenvolver o tema. segundo Traidi (2002, p. 6): o objetivo geral, dado seu próprio caráter, costuma ser vago, de difícil execução e avaliação sem o detalhamento dos objetivos específicos. por esse motivo, o objetivo geral precisa ser traduzido em outros, de maior concentração, chamado de objetivos específicos. Diante do exposto, pode-se afirmar que o objetivo geral proposto é verificar como a utilização de controles internos auxilia a tomada de decisões dos gestores em hotelaria. . 3. 1 -Objetivos específicos Segundo Dias (2002, p. 7) “os objetivos específicos detalham o objetivo geral e, à medida que os primeiros forem atingidos, convergirão para o alcance do segundo”. Consequentemente, visando o detalhamento do objetivo geral, listam-se abaixo os objetivos específicos do presente artigo: Cl Conceituar controle interno Avaliar a viabilidade da adoção de métodos de controle interno no setor hoteleiro Mensurar os benefícios acerca da adoção dos controles internos na hotelaria Avaliar os benefícios ger 0Çáo de controles internos