Normas bnt

Categories: Trabalhos

0

UTILIZAÇÃO DAS NORMAS DA ABNT CITAÇOES Conceito sobre a NBR-10520/2002 A NBR-10520, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi criada especificamente para elaboração de citações bibliográfica e a última revisão ocorreu em agosto de 2002. A Associação reformulou a NBR-10520, e ela é a norma regida atualmente para padronização dos trabalhos acadêmicos e técnico-cient[ficos. Desde então, diversas publicações que tratam de metodologia do trabalho cientifico foram revisadas e algumas ainda permanecem c Conceito Citação é a menção, utra fonte.

Objetivo da NBR-10520 ors to view nut*ge da ABNT. ação extraída de Fixar as condições exigíveis para padronização e coerência da seguridade das fontes indicadas nos textos dos tipos de documentos (ABNT, 2002). Tipos de citação De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, indireta e citação de citação. Citação direta, literal ou textual independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com espaço 1,0 (simples), fonte tamanho 10 e sem aspas.

Exemplo: Michel Foucault depõe em seu clássico A História da Loucura que: pensamento psiquiátrico do século XIX irá procurar simultaneamente a totalidade do determinismo e tentar definir o ponto de inserção de uma culpabilidade; as discussões sobre as loucuras criminais, os prestígios da paralisia geral, o grande tema das degenerescências, a crltica dos fenômenos histéricos, tudo aquilo que anima a pesquisa médica de Esquirol a Freud procede desse duplo esforço.

O louco do século XIX será determinado e culpado; sua nao-liberdade é mais penetrada pela falta do que pela liberdade com a qual o louco clássico escapava de si mesmo 2005, p. 508). “O ensino, a prática e as instituições procuram reger-se segundo as regras e doutrinas importadas da França” (SANTOS FILHO, 1991, p. 12). Citação indireta Ocorre quando se reproduzem idéias e informações de documentos, sem, entretanto, transcrever as próprias palavras do autor.

Há várias formas de se fazer esse tipo de citação: a) A indicação da(s) página(s) consultada é opcional; b) Quando o(s) nome(s) do autor(es) faz(em) parte do texto, menciona-se a(s) data(s) da(s) publicação(ões) citada(s), entre parênteses, logo após o nome do autor. Como lembra Silva (1999), o mundo esta cada vez mais carente de um sentimento humani humanitário. A indicação de fonte entre parênteses pode suceder à citação, para evitar interrupção na sequêncla do texto.

O termo “ideologia” foi primeiramente usado para descrever o projeto de uma nova ciência que estaria interessada na análise sistemática das idéias e sensações (THOMPSON, 1995). Citação de citação É uma menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. Só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Assim sendo, o autor da obra consulta é mencionado nas referências. Segundo Silva (1 968), citado por Santos (1 985, p. 1), ” o intelectual Dyonélio Machado se encaixa nos princípios da sua época e participa de todo um contexto de tratamento aos anormais”. Regras gerais de apresentação Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou titulo incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre arênteses, devem ser em letras maiúsculas. Exemplos: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classifica ão roposta por Authier-Reiriz (1982). nas citações diretas.

Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada é opcional. A produção do litio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513). Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a relação da érie São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara. Meyer parte de uma parte de “14 de maio”, de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1 888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou (ASSIS, 1994, v. , p. 583). ” As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indlcar citação no interior da citação Barbour (1971, p. 35) descreve: ‘O estudo da morfologia dos terrenos [… ] ativos “Não se mova, faça de conta que está morta. ” (CLARAC; BONIN, 985, p. 72) Segundo Sá (1995, p. 27): “por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana”.

As citações diretas, no texto com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utili pas e com espaçamento A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através da áudio- onferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. NICHOLS, 1993, p. 181) Para formalizar uma boa citação, sugerimos algumas formas para iniciar um parágrafo no texto acadêmico. Veja: Vale ressaltar que… / Em função disso… / A partir dessa reflexão, podemos dizer que / É importante ressaltar que… / Com base em (autor) queremos buscar caminhos… / É necessário, pois, analisar… / Nesse sentido, ressaltamos que… / Coaduna- se com essas reflexões (autor) quando ressalta que… / Posto ue [a leitura é sempre produção de significados], consideramos que… Daí a necessidade de… / Podemos inferir, com (autor) que… / Assim, entendemos que… / Dessa perspectiva… / Dessas acepções, podemos ressaltar que… / Disso decorre… / Assim sendo, salientamos que.. / A partir desses levantamentos, cabe- nos… / Contudo, ressalta (autor) que… / Podemos compreender, com base em (autor) que.. / Tais afirmações vêm de encontro ao que queremos… (no sentido de choque) / Os estudos desses autores vêm o encontro de nossos anseios, no sentido de mostrar que… (para somar)

Contrafaзгo

0

нndice 1. Introduзгo 3 2. O conceito de contrafacзгo 4 2. 1. O que sгo produtos de contrafacзаo? 4 2.

Read More

O ganso de ouro

0

O GANSO DE OURO Cena I Personagens: Pai e Pedro (filho mais inteligente) (Na cozinha) PAI: (chama em voz alta)

Read More